GURUPI

SEDUC

Seduc reforça importância da autodeclaração étnico-racial dos estudantes no Saeb

Publicado em

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) chama a atenção de gestores, professores e estudantes para a importância do preenchimento da autodeclaração étnico-racial durante o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que será aplicado em todo o país entre os dias 20 e 31 de outubro.
A iniciativa tem como objetivo incentivar os estudantes a se reconhecerem e se autodeclararem em uma das categorias étnico-raciais definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): branca, preta, parda, amarela ou indígena. Esse reconhecimento fortalece o sentimento de identidade e pertencimento e é fundamental para a produção de dados precisos sobre a diversidade presente nas escolas.
A Seduc alerta que a ausência ou baixa taxa de autodeclaração compromete a formulação de políticas públicas, pois impede que as informações reflitam a realidade racial do país. Esses dados são estratégicos para a criação de ações afirmativas, como cotas, bolsas de estudo e investimentos em comunidades negras, indígenas e quilombolas, além de influenciarem diretamente na distribuição de recursos vinculados ao Valor Aluno Ano Resultado (VAAR) do Fundeb.
“A autodeclaração é um ato de reconhecimento e valorização da própria história. Cada estudante que preenche o questionário contribui para uma educação mais justa e representativa”, destaca a coordenadora do Núcleo de Educação Escolar Quilombola e Educação para as Relações Étnico-Raciais (NEEQ-ERER) da Seduc, Karoline Rebouças.
O desafio da campanha é reduzir o número de estudantes que deixam o campo de raça/cor ou etnia em branco no questionário do Saeb e no Sistema de Gerenciamento Escolar (SGE). Para isso, a Seduc reforça o papel do núcleo gestor, professores e demais servidores escolares na sensibilização e orientação dos estudantes, criando um ambiente de diálogo e respeito à diversidade.
A autodeclaração racial é uma ferramenta de fortalecimento da identidade e da autoestima, além de contribuir para o enfrentamento do racismo estrutural e para a promoção da equidade racial na educação.
“Quando o estudante se reconhece e se declara, ele reafirma sua história e ajuda a construir uma escola mais plural, acolhedora e comprometida com a justiça social”, reforça Karoline.

Leia Também:  No Dia do Diretor Escolar, gestores compartilham histórias e aprendizagens
Advertisement

EDUCAÇÃO

Governo do Tocantins amplia educação em tempo integral e registra aumento de 148% no número de unidades de ensino

Published

on

O Governo do Tocantins registra aumento de 148% no número de escolas estaduais de tempo integral, entre 2022 e 2026, passando de 48 para 119 unidades, ampliando o acesso dos estudantes a uma formação que integra ensino, esporte, cultura e desenvolvimento integral.
A expansão da modalidade ocorreu tanto pela construção de novas unidades quanto pela adequação de estruturas já existentes. Entre 2022 e 2026, foram inauguradas dez escolas de tempo integral nos municípios de Palmas, Araguaína, Araguatins, Itaguatins, Alvorada, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso e Ananás, criando 5.343 novas vagas para estudantes da rede estadual. No mesmo período, outras 64 unidades foram transformadas para o modelo de tempo integral, ampliando a presença da modalidade em todas as regiões do estado. O processo de expansão continua com a construção de cinco novas escolas em Luzimangues, Palmas, Gurupi e Guaraí, que deverão ofertar mais 2.380 vagas após a conclusão das obras.

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, destaca que a educação tem sido uma das prioridades da gestão estadual. “Investimentos em novas escolas, reformas, ampliação do ensino em tempo integral e melhoria da estrutura das unidades mostram o compromisso do nosso governo com os estudantes, professores e toda a comunidade escolar”.

Leia Também:  No Dia do Diretor Escolar, gestores compartilham histórias e aprendizagens

Infraestrutura em todas as regiões

A ampliação da educação integral foi acompanhada por um amplo programa de modernização da rede estadual. Nos últimos quatro anos, o Governo do Tocantins concluiu 201 obras em 150 unidades de ensino distribuídas por 73 municípios, totalizando investimentos superiores a R$ 243,4 milhões.

As intervenções contemplaram construção de novas escolas, e somam mais de 300 unidades escolares com reformas gerais, além de ampliações, adequações estruturais, modernização das instalações elétricas, implantação de refeitórios, laboratórios, bibliotecas, quadras esportivas, ambientes administrativos e melhorias voltadas à acessibilidade e segurança. Os investimentos alcançaram todas as Diretorias Regionais de Educação do estado.

A secretária de Estado da Educação, Celestina Maria de Souza, ressalta que a melhoria da infraestrutura tem contribuído diretamente para o fortalecimento do ensino e para a ampliação da permanência dos estudantes na escola. “A expansão da educação em tempo integral e os investimentos em infraestrutura fazem parte de uma política permanente de fortalecimento da rede estadual. Estamos ampliando o acesso, qualificando os ambientes de ensino e criando condições cada vez mais favoráveis para o desenvolvimento educacional dos estudantes tocantinenses”, enfatiza a secretária.

Leia Também:  Governo do Tocantins lança projeto Escola de Emoções aproximando famílias com o ambiente escolar

Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA