GURUPI

INSCRIÇÕES

Inscrições abertas para o processo de escolha dos novos representantes no Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb/TO

Publicado em

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que as inscrições para participar do processo eletivo para o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e da Valorização dos Profissionais da Educação (CACS-Fundeb/TO) estão abertas.

Para os estudantes da educação básica interessados, são duas vagas para conselheiros titulares e duas para suplentes. Já para os pais de estudantes, é possível se inscrever para uma vaga de titular.

Os interessados em participar do processo eletivo têm até o dia 23 de maio para se inscrever por meio de um formulário, sendo um para os estudantes e outro para os pais de estudantes e encaminhar para o e-mail [email protected].

As eleições acontecerão no dia 16 de junho de forma remota, com uso de plataforma digital, cujo link será disponibilizado posteriormente. Para os estudantes, a eleição para as vagas de conselheiros titulares e suplentes será das 8h30 às 09h30, enquanto para a vaga de titular voltada para pais de estudantes será das 10h às 11h.

Leia Também:  Escola utiliza horta como recurso de estudos da área de Ciências da Natureza

Mais informações e documentos necessários para a inscrição podem ser encontrados no edital.

CACS-Fundeb/TO

O Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica de Valorização dos Profissionais da Educação (CACS-Fundeb/TO) tem como função realizar o acompanhamento e o controle social sobre a distribuição, a transparência e a aplicação dos recursos do Fundeb, órgão que tem como principal objetivo acompanhar a aplicação dos recursos vinculados à educação, visando à manutenção e o desenvolvimento da educação básica pública.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

EDUCAÇÃO

Com ações estratégicas do Governo do Tocantins, estado registra avanços na Educação e redução histórica no analfabetismo, aponta IBGE

Published

on

O Tocantins alcançou resultados importantes na área da Educação, segundo os dados divulgados nesta quinta-feira, 13, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2024. A taxa de analfabetismo entre a população com 15 anos ou mais caiu para 6,6%, o menor índice já registrado no estado.

Em números absolutos, o total de pessoas analfabetas caiu de 96 mil, em 2023, para 84 mil, em 2024. O dado representa um aumento de 12 mil pessoas alfabetizadas de um ano para o outro.

Outro dado positivo é o crescimento da taxa de escolarização de crianças entre quatro e cinco anos, que chegou a 97,1% no Tocantins, acima da média nacional, de 93,4%. Para a faixa etária de seis a 14 anos, o estado atingiu 99,7% de escolarização. Já entre os adolescentes de 15 a 17 anos, a taxa ficou em 92,6%.

A redução de pessoas não alfabetizadas é aumento de escolarização reflete os esforços do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em promover políticas públicas voltadas à alfabetização e permanência escolar.

Leia Também:  Com apoio da Educação Especial, estudante com síndrome de Irlen passa em primeiro lugar em vestibular de medicina veterinária

Entre as ações que contribuem para esse resultado está o Alfabetiza Mais Tocantins, programa que fortalece o regime de colaboração com os municípios e promove melhorias no processo de alfabetização na idade certa. A iniciativa rendeu ao estado o reconhecimento nacional com o Selo Ouro de Alfabetização, concedido pelo Ministério da Educação (MEC).

Conforme o PNAD, a taxa ajustada de frequência escolar líquida, que indica se os estudantes estão na série adequada à idade, também foi destaque: 94,8% das crianças de 6 a 14 anos e 80,4% dos adolescentes de 15 a 17 anos estavam inseridos na etapa correta do ensino, sinalizando os avanços na trajetória educacional dos estudantes.

A melhora nesses indicadores está diretamente ligada a políticas públicas que incentivam a permanência dos jovens na escola. Um dos destaques é Avança Mais, programa de combate a distorção idade/série, que assegura condições para a correção de fluxo e, consequentemente, a melhoria da qualidade da educação no território tocantinense. Além disso, os cursos técnicos e profissionalizantes, oferecidos pela rede estadual tornam a escola mais atrativa ao alinhar ensino com oportunidades de futuro. A ampliação das escolas de tempo integral e do Programa Jornada Escolar Ampliada também contribui para manter os jovens mais tempo na escola, com atividades complementares que fortalecem o aprendizado.

Leia Também:  Escolas municipaisde Gurupi recebem equipamentos do programa TO Ligado do Governo do Estado

O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, destaca que os resultados da PNAD 2024 mostram o impacto das ações da gestão estadual em todas as etapas da educação básica. “Investimos muito na estrutura das escolas e na formação dos professores, porque sabemos que esse investimento tem retorno na vida dos estudantes. Cada projeto que a gente lança é pensado para melhorar a qualidade do ensino. Estamos construindo uma educação que transforma vidas”, completou.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA