GURUPI

PROFE

Governo do Tocantins fortalece ações de enfrentamento à violência contra a mulher em Porto Nacional

Publicado em

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (SecMulher), promoveu nesta segunda-feira, 24, em Porto Nacional, ações voltadas ao enfrentamento à violência contra a mulher, com foco na conscientização da população sobre a importância do acolhimento às vítimas e da denúncia como ferramenta na proteção e assistência às mulheres.

As atividades integram os projetos Abraçando a Mulher Idosa, Feminicídio Zero e Tocantins Sem Misoginia, com palestras, rodas de conversa, distribuição de materiais educativos e mobilizações da população, com orientação sobre direitos e mecanismos de proteção contra a violência doméstica.

De acordo com a gerente da diretoria de enfrentamento à violência contra a mulher, Maria Nazaré, as ações visam fortalecer a rede de apoio e garantir acesso e acolhimento necessário. “Essas atividades são fundamentais para assegurar que todas as mulheres tenham acesso à informação e a proteção necessária para viverem com dignidade e segurança”, ressaltou a gerente.

A diretora da mulher de Porto Nacional, Fran Rodrigues, destacou a relevância dos projetos para a cidade. “Todos nós somos importantes nessa luta contra a violência, e por esse motivo estamos aqui, para sermos capacitados e fazer a diferença lá fora”, finalizou.

Leia Também:  Educação disponibiliza videoaulas para estudantes que estão se preparando para as provas do Enem e do Exato

As ações fazem parte das estratégias da SecMulher para garantir segurança e dignidade às mulheres tocantinenses, reforçando o papel da mobilização social na promoção da equidade de gênero.

O evento contou com a presença de representantes da Prefeitura Municipal, da Câmara Municipal, Polícia Militar, Guarda Municipal, Defensoria Pública, Hospital Regional, além de movimentos sociais, entidades e sociedade civil.

Advertisement

EDUCAÇÃO

Governo do Tocantins amplia educação em tempo integral e registra aumento de 148% no número de unidades de ensino

Published

on

O Governo do Tocantins registra aumento de 148% no número de escolas estaduais de tempo integral, entre 2022 e 2026, passando de 48 para 119 unidades, ampliando o acesso dos estudantes a uma formação que integra ensino, esporte, cultura e desenvolvimento integral.
A expansão da modalidade ocorreu tanto pela construção de novas unidades quanto pela adequação de estruturas já existentes. Entre 2022 e 2026, foram inauguradas dez escolas de tempo integral nos municípios de Palmas, Araguaína, Araguatins, Itaguatins, Alvorada, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso e Ananás, criando 5.343 novas vagas para estudantes da rede estadual. No mesmo período, outras 64 unidades foram transformadas para o modelo de tempo integral, ampliando a presença da modalidade em todas as regiões do estado. O processo de expansão continua com a construção de cinco novas escolas em Luzimangues, Palmas, Gurupi e Guaraí, que deverão ofertar mais 2.380 vagas após a conclusão das obras.

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, destaca que a educação tem sido uma das prioridades da gestão estadual. “Investimentos em novas escolas, reformas, ampliação do ensino em tempo integral e melhoria da estrutura das unidades mostram o compromisso do nosso governo com os estudantes, professores e toda a comunidade escolar”.

Leia Também:  Seduc divulga seleção de agentes territoriais do Pronacampo no Tocantins

Infraestrutura em todas as regiões

A ampliação da educação integral foi acompanhada por um amplo programa de modernização da rede estadual. Nos últimos quatro anos, o Governo do Tocantins concluiu 201 obras em 150 unidades de ensino distribuídas por 73 municípios, totalizando investimentos superiores a R$ 243,4 milhões.

As intervenções contemplaram construção de novas escolas, e somam mais de 300 unidades escolares com reformas gerais, além de ampliações, adequações estruturais, modernização das instalações elétricas, implantação de refeitórios, laboratórios, bibliotecas, quadras esportivas, ambientes administrativos e melhorias voltadas à acessibilidade e segurança. Os investimentos alcançaram todas as Diretorias Regionais de Educação do estado.

A secretária de Estado da Educação, Celestina Maria de Souza, ressalta que a melhoria da infraestrutura tem contribuído diretamente para o fortalecimento do ensino e para a ampliação da permanência dos estudantes na escola. “A expansão da educação em tempo integral e os investimentos em infraestrutura fazem parte de uma política permanente de fortalecimento da rede estadual. Estamos ampliando o acesso, qualificando os ambientes de ensino e criando condições cada vez mais favoráveis para o desenvolvimento educacional dos estudantes tocantinenses”, enfatiza a secretária.

Leia Também:  Educação inicia Agenda de Aprendizagens com os profissionais das Diretorias Regionais em preparação para o ano letivo de 2023

Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA