Prêmio Escola que Transforma
Escola de Sandolândia é a grande vencedora no Prêmio Escola que Transforma com três projetos selecionados em 1º lugar
Publicado em
10 de janeiro de 2025por
Redação
Este ano, a grande vencedora do Prêmio Escola que Transforma é a Escola Estadual Padre José Anchieta, localizada no distrito de Dorilândia, em Sandolância, que ficou em 1º lugar em três categorias. A escola se destacou na modalidade Educação do Campo e Educação Quilombola, com projetos que apresentaram excelentes resultados no ensino e na aprendizagem. O Prêmio Escola que Transforma integra as ações do Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE), uma iniciativa do Governo do Tocantins com o objetivo de valorizar as boas práticas da educação tocantinense.
Com o PROFE, a Secretaria da Educação do Tocantins está promovendo um avanço significativo no processo de ensino e de aprendizagem, com o aumento considerável de estudantes e escolas premiadas.
A Escola Estadual Padre José Anchieta foi premiada na categoria escola estadual, educação do Campo, ensino fundamental anos iniciais, com o projeto “Saberes Indígenas na Escola do Campo Encontro com as Tradições dos Javaés”, desenvolvido pelo professor Isaque Nascimento de Jesus Carneiro. E na mesma categoria, sendo no ensino fundamental anos finais, com o projeto “Libras no Campo – conhecer, aprender, respeitar e incluir”, com a professora Aizam Cristina Alves da Silva. O outro projeto é “Conectando Gerações e Promovendo Saúde”, do professor Luan Alves de Sá, que venceu na categoria ensino médio.
A diretora Jacirene Pereira Passarinho disse que está muito feliz com essa conquista. “Estamos extasiados de alegria, nossa escola está em destaque, e isso é motivo de grande orgulho para todos. Esses projetos premiados destacam as competências e talentos individuais dos profissionais Aizam, Luan e Isaque e também refletem o espírito colaborativo e o compromisso com a educação que cultivamos aqui todos os dias. Quero agradecer a todos os membros da nossa equipe e aos nossos estudantes protagonistas pela dedicação e esforço. Essa é uma conquista de toda a comunidade escolar”, esclareceu.
Saberes indígenas
O projeto Saberes Indígenas na Escola do Campo teve o seu auge, no dia 19 de abril, na celebração do Dia dos Povos Indígenas. Na ocasião, a escola promoveu uma palestra com a liderança indígena Teixiby Javaé (Valdemir Filho), que abordou as lutas, conquistas e desafios enfrentados pelos povos indígenas no Brasil. O evento também contou com a presença de membros da etnia Javaés que apresentaram uma dança e compartilharam a arte dos grafismos em pintura corporal. Além disso, foi realizada uma entrevista com um indígena ancião com perguntas sobre sua cultura, tradição e a educação indígena.
No desenvolvimento do projeto ficou evidente a importância do protagonismo juvenil. “O Dia dos Povos Indígenas é uma data marcante, representa a lembrança das lutas e conquistas dos povos indígenas em seu território e as escolas desempenham um papel essencial para promover o respeito, a valorização e o reconhecimento das culturas, tradições e contribuições dos povos indígenas”, afirmou o professor de Isaque, que leciona História.
E sobre o prêmio, o professor Isaque destacou a sua importância. “Esse prêmio representa uma valorização imensa e o reconhecimento do trabalho coletivo desenvolvido na escola. Ele destaca a importância de ações que realmente transformam a vida dos estudantes, promovendo aprendizagens significativas e fortalecendo o protagonismo dos alunos. O apoio da comunidade escolar foi essencial para a construção de iniciativas que, além de enriquecerem a experiência educacional, resgatam e reforçam a relevância da cultura dos povos indígenas. Esse reconhecimento nos inspira a continuar promovendo uma educação inclusiva, transformadora e conectada às nossas raízes culturais, evidenciando que a escola é, de fato, um espaço de mudança e de respeito à diversidade”, concluiu Isaque.
A estudante Larissa Geovanna Gomes Fontoura, 14 anos, do 9º ano do ensino fundamental, disse que o projeto lhe despertou muito interesse. “Eu gostei de conhecer mais sobre as danças, pinturas, comidas típicas e roupas tradicionais dos povos indígenas, como também sobre denominações e linguagens. Com a ação conheci mais da cultura dos Javaés, aprendemos a respeitar mais as culturas indígenas e a valorizar o que eles representam para a nossa história e sociedade”, ressaltou.
Libras no campo
De acordo com a professora Aizam Cristina, esse projeto apresentou resultados excelentes. “O objetivo além de aprender Libras, foi promover a interação e a comunicação entre os estudantes e colegas surdos. E ao mesmo tempo, essa proposta traz uma mudança de postura em relação à inclusão”, explicou.
Por meio do projeto foram desenvolvidas oficinas de Libras, que inicialmente, foi desenvolvida com os estudantes, e depois, com professores e servidores da escola. O projeto foi alcançando tamanho resultado, que foi compartilhado com docentes e alunos da Escola Municipal Pequeno Príncipe e com servidores do posto de saúde.
“Minha intenção com este projeto é criar um precedente que poderá ser mantido a longo prazo, a fim de gerar inclusão a qualquer estudante surdo que, por ventura, possa frequentar a Escola Padre José de Anchieta. A simplicidade das minhas práticas leva-me a crer que elas poderiam facilmente ser implementadas em todas as escolas da rede estadual de ensino. Embora tais ações tenham sido realizadas em um curto período de tempo, já é possível observar resultados muito positivos. Uma pessoa que aprende Libras pode ensinar outras, e estas continuar ensinando e assim cria-se uma rede de inclusão”, frisou a professora Aizam Cristina.
A estudante Isabella Pontes de Sá, 13 anos, disse que gostou de participar do projeto. “Eu aprendi muito, desde os mínimos detalhes. Eu destaco o desempenho de todos os envolvidos em se comprometer com o projeto”, frisou.
Conectando Gerações
O professor Luan, de Educação Física, explicou que o objetivo principal do projeto foi melhorar a qualidade de vida dos idosos da comunidade de Dorilândia, através de um programa de exercícios físicos adaptados, promovendo saúde, autonomia e inclusão social.
O desenvolvimento do projeto começou com visitas aos idosos e uma avaliação física detalhada de cada um. Depois, foram realizadas atividades físicas personalizadas. Essas atividades incluíram exercícios de fortalecimento muscular, mobilidade, equilíbrio e reabilitação de lesões, com o intuito de prevenir doenças crônicas e melhorar a capacidade funcional dos idosos.
“Com base nas avaliações dos idosos, foram desenvolvidos planos de exercícios personalizados para cada participante. As atividades foram realizadas nas casas dos idosos, garantindo uma abordagem humanizada e respeitosa às suas limitações e necessidades”, afirmou o professor Luan.
E como resultado, houve a promoção do bem-estar físico dos idosos, promoveu mais alegria, fortalecimento emocional e uma nova perspectiva para os estudantes protagonistas envolvidos.
“A interação direta entre os estudantes e os idosos foi um elemento central do projeto, promovendo a troca de conhecimentos, experiências de vida e fortalecimento dos laços intergeracionais. Esperava-se que os idosos se sentissem valorizados e integrados à comunidade, reduzindo o sentimento de isolamento. Foi um exemplo claro de como a educação pode transcender as salas de aula e se tornar um agente de mudança positiva na sociedade”, contou o professor.
O estudante Diego Passarinho Moura, 18 anos, fala de suas aprendizagens. “Eu aprendi que devemos dar mais atenção aos idosos. Esse projeto foi importante para unir mais as pessoas e a valorizarmos a beleza da diversidade”, comentou.
Prêmio Escola que Transforma
O prêmio tem o objetivo de valorizar as escolas públicas e os profissionais que se destacaram pela competência no processo de ensino e de aprendizagem.
Como premiação, a escola que teve projetos selecionados em 1º lugar, receberá o valor de R$ 30.000,00, os professores contemplados receberão cada um o valor de R$ 10.000,00 e os estudantes envolvidos nas ações poderão receber o valor de R$ 1.000,00.
EDUCAÇÃO
Estudantes de Colégio Estadual de Paranã conquistam ouro e prata na Olimpíada Brasileira de Engenharia
Published
2 semanas atráson
12 de junho de 2026By
Redação
Três estudantes do Colégio Estadual Desembargador Virgílio de Melo, de Paranã, são premiados na 1ª edição da Olimpíada Brasileira de Engenharia. São eles, Emilly Fernanda Rodrigues de Almeida, 16 anos, da turma da 3ª série do ensino médio, conquistou medalha de ouro; Hítalo Henrique Quirino de Souza, 16 anos, da 2ª série, também ganhou ouro; e Wanderson Francisco de Sousa, 15 anos, da 2ª série, ficou com medalha de prata.
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), motiva as escolas, professores e estudantes a participarem das olimpíadas científicas para ampliarem o conhecimento e o leque de oportunidades na vida dos estudantes da rede estadual.
A olimpíada tem o objetivo de despertar o interesse dos estudantes pelas diversas áreas da engenharia, promovendo o contato com os conceitos de Matemática, Física e aplicação do raciocínio técnico e lógico. E é destinada a estudantes do 8º e 9º do ensino fundamental e ensino médio. A prova foi realizada no mês de maio.
A importância das olimpíadas científicas é que os alunos passam a estudar de forma mais intencional, buscando resultados e mais conhecimentos e oportunidades. A iniciativa foi divulgada pelo portal Comunidade Científica Jr.
O professor Waldisney Almeida, responsável pela inscrição dos estudantes, destacou a relevância da olimpíada para a escola. “Eu vi nas redes sociais o anúncio da 1ª edição da Olimpíada Brasileira de Engenharia e achei interessante a proposta, a metodologia, e começamos a treinar estudantes. Foi uma olimpíada complexa, a prova tinha questões que precisavam resolver, utilizando raciocínio lógico. O resultado foi excelente e esperamos que na escola surjam novos engenheiros”, comentou.
A estudante Emilly falou sobre a conquista do ouro. “Essa medalha representa muito mais do que uma vitória individual, representa o resultado de dedicação, estudo constante e também do apoio fundamental que recebo, especialmente do meu professor Waldisney, além de toda a minha escola e da minha família. Essa foi a primeira vez que participei, especificamente dessa olimpíada de engenharia, e o desafio de uma competição tão complexa me motivou a ir além do que aprendo em sala de aula. Já participei de outras olimpíadas anteriormente, onde conquistei medalhas de ouro, prata e bronze, mas essa conquista tem um significado muito especial. Fiquei extremamente feliz e realizada com o resultado, pois confirma que todo o preparo e dedicação realmente valem a pena”, frisou.
O aluno Hítalo fala de sua alegria em conquistar a medalha de ouro. “Participar desta olimpíada foi, mais uma vez, uma experiência extremamente gratificante. Estou muito feliz com o resultado alcançado, fruto de dedicação e esforço diários. Deixo aqui meu agradecimento especial ao meu professor de Física, Waldisney, cujo incentivo e orientação foram fundamentais ao longo dessa jornada. Como entusiasta da área de exatas, cada desafio proposto representa uma oportunidade única de aprendizado e crescimento. Por fim, expresso minha profunda gratidão à minha família, pelo apoio constante e incondicional em todos os momentos”, afirmou.
O estudante Wanderson fala do significado da conquista para a sua vida. “É a realização de um sonho, conquistado com muitos esforços. É uma satisfação poder mais uma vez representar nossa Secretaria da Educação, por meio do colégio, e na oportunidade, eu agradeço ao Governo do Estado pelo apoio, e a direção da escola e os professores pelo incentivo. E já estamos ansiosos pelas próximas oportunidades que virão”, contou.

Durante mandato parlamentar, Eduardo Fortes reforça investimentos de R$ 7,37 milhões destinados a Gurupi
Gurupi prepara megaestrutura para o Arraiá da Amizade 2026 com três noites de cultura, competição e grandes shows
Governo do Tocantins inicia restauração das avenidas perimetrais de Taquaralto com investimento de R$ 9,3 milhões
Governo do Tocantins capacita policiais penais em curso de aperfeiçoamento policial
Detran/TO reforça fiscalização e combate a crimes de trânsito na região de Porto Nacional
GURUPI
Gurupi prepara megaestrutura para o Arraiá da Amizade 2026 com três noites de cultura, competição e grandes shows
A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizará nos dias 25, 26 e 27...
Vem Ver Gurupi realiza 12ª edição com mais de 300 consultas e 185 cirurgias oftalmológicas
A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nos dias 18 e 19 mais uma etapa...
Programa Contêiner Social: Prefeitura de Gurupi cria iniciativa para ampliar descarte correto de resíduos
A Prefeitura de Gurupi publicou decreto nesta sexta-feira, 18, que cria o Programa Contêiner Social, iniciativa voltada ao fortalecimento da...
TOCANTINS
Durante mandato parlamentar, Eduardo Fortes reforça investimentos de R$ 7,37 milhões destinados a Gurupi
Com atuação voltada à busca de investimentos para Gurupi, na região sul do Tocantins, o deputado estadual Eduardo Fortes (Republicanos)...
Governo do Tocantins inicia restauração das avenidas perimetrais de Taquaralto com investimento de R$ 9,3 milhões
O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), iniciou nesta segunda-feira, 22, as obras...
Governo do Tocantins capacita policiais penais em curso de aperfeiçoamento policial
O Governo do Tocantins, por meio da Escola Superior de Gestão Penitenciária e Prisional (Esgepen), vinculada à Secretaria de Estado...
POLÍCIA
Polícia Civil leva palestra sobre combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes à zona rural de Arraias
Em continuidade às ações educativas do Maio Laranja, a Polícia Civil do Tocantins, por meio da 11ª Delegacia Especializada de...
SSP/TO realiza aula magna do mestrado em Gestão de Políticas Públicas em parceria com a UFT, em Palmas
A Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO) realizou, nesta terça-feira, 19, a aula magna do mestrado profissional em Gestão...
Caminhada do Faça Bonito mobiliza rede de proteção em Dianópolis no Maio Laranja
A Polícia Civil do Tocantins, por meio da 10ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Vulneráveis (10ª DEAMV –...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
TOCANTINS7 dias atrásNo mês de conscientização, primeira-dama Karynne Sotero reforça compromisso com a proteção e a dignidade da pessoa idosa
-
GURUPI7 dias atrásPrefeitura de Gurupi inicia implantação do Cidade Inteligente e avança rumo à transformação digital, segurança e inclusão tecnológica
-
GURUPI7 dias atrásLuana Nunes reúne lideranças femininas em Gurupi para debater autonomia econômica e saúde da mulher
-
TOCANTINS17 horas atrásEm Brasília, Governo do Tocantins conquista 1º lugar nacional no Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal
