GURUPI

RESULTADO DEFINITIVO

Divulgado resultado definitivo da primeira etapa do processo seletivo para diretor escolar da rede estadual

Publicado em

O Governo do Tocantins divulgou, nesta segunda-feira, 6, o resultado definitivo do Processo Seletivo para a função pública de diretor de unidade escolar da rede estadual. Cerca de 700 candidatos realizaram as provas do certame, que foi aplicada no dia 22 de outubro, nas cidades sede das 13 Superintendências Regionais de Educação (SREs).

A seleção integra o Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE) e visa à efetivação da gestão democrática das unidades escolares estaduais, em atendimento à Meta 22 do Plano Estadual de Educação (PEE).

O processo seletivo para a função de diretores escolares acontece em três etapas: Avaliação de Competência Técnica (eliminatória e classificatória); Avaliação do Plano de Gestão Escolar e da documentação comprobatória dos títulos (eliminatória e classificatória); e entrevista dos candidatos (eliminatória e classificatória). A segunda e terceira etapas serão realizadas nos dias 9, 10 e 14 de novembro de 2023.

Os aprovados em todas as fases do concurso exercerão o cargo de gestor escolar por até três anos, admitida uma recondução desde que se submeta a novo processo seletivo. Entre os critérios de seleção é necessário ser servidor efetivo integrante do quadro do magistério na Educação Básica e atender aos critérios de competências técnico-profissionais dispostas no edital.

Leia Também:  1ª etapa macrorregional da 2ª CEGTES reúne cerca de 200 pessoas

Os selecionados tomarão posse em janeiro de 2024 e passarão por uma formação ofertada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Os diretores empossados também serão contemplados com uma especialização em gestão, disponibilizada pela Seduc e Unitins.

O resultado e edital completo do processo seletivo e demais informações do certame estão disponíveis no site da Unitins.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

EDUCAÇÃO

Secretário da Educação participa do Encontro Estadual em Palmas sobre defesa dos direitos de crianças e adolescentes no Tocantins

Published

on

Representando o governador do Tocantins, Laurez Moreira, o secretário de Estado da Educação, Hercules Jackson Moreira Santos, participou nesta quinta-feira, 30, do Encontro Estadual “Democracia, Direitos, Crianças e Adolescentes”, realizado no Colégio Marista, em Palmas. O evento reuniu representantes de instituições públicas, organizações da sociedade civil e jovens de diversas regiões do Estado, com o objetivo de fortalecer o diálogo e as ações em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Promovido pelo Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (DCA), o encontro integra uma série de mobilizações nacionais que buscam ampliar a articulação social e o controle das políticas voltadas à promoção, proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

O secretário Hercules Jackson destacou o papel da Educação no fortalecimento dessas políticas. “A Seduc está à disposição da sociedade para contribuir com a busca de estratégias que fortaleçam a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. É um compromisso do Governo do Tocantins estar presente com as instituições que buscam a promoção e segurança de nossas crianças e adolescentes”, enfatizou.

Leia Também:  Adapec apresenta resultado do monitoramento do complexo do enfezamento do milho às instituições parceiras

Os Fóruns DCA, presentes em todas as unidades da federação, são membros efetivos do Fórum Nacional e atuam em seus territórios promovendo o engajamento de organizações da sociedade civil na luta contra as violações e retrocessos de direitos. Além disso, têm a missão de denunciar omissões e transgressões, bem como contribuir para o resgate da integridade física, psicológica e moral de crianças e adolescentes vítimas de negligência, abuso e exploração.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Nazaré do Tocantins, região do Bico do Papagaio, Maria de Nazaré Alves da Silva Conceição, destacou a importância da união entre instituições e sociedade. “É importante que toda a sociedade participe, bem como os governantes, para juntos buscarem políticas públicas voltadas para o desenvolvimento, prevenção e cuidados na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes”, pontuou.

O adolescente Pedro Vítor Porto Andrade (Pepê), integrante do Comitê de Participação de Adolescentes (CPA) do Estado, ressaltou a relevância de espaços de escuta e protagonismo juvenil. “Participo desses movimentos há muito tempo, pois as discussões são importantes para a busca de direitos, que são desiguais. Ao dar poder de fala aos adolescentes e às crianças, podemos buscar mais nossos direitos e garantias”, afirmou.

Leia Também:  Projeto Vem Ver Gurupi realiza mais uma etapa de atendimentos neste sábado, 30

A presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Juliane Marise Gomes da Silva, reforçou o papel das organizações não governamentais na defesa das causas infantis. “O debate tem como finalidade fortalecer as instituições não governamentais, atribuindo-lhes mais poder. Sabemos que a sociedade civil já faz enfrentamentos aos problemas e propõe políticas públicas, o que deve ser potencializado para garantir os direitos das crianças e adolescentes”, concluiu.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA