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Governo do Tocantins divulga edital de seleção de professores indígenas para a elaboração de materiais didáticos

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O Governa do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), divulgou nesta quinta-feira, 27, o edital para a Seleção Simplificada de Professores/Autores Indígenas, voltado para a elaboração de materiais didáticos destinados à Educação Escolar Indígena da Rede Estadual. As inscrições seguem até o dia 3 de abril.

O processo seletivo está vinculado ao Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE) e Profe Indígena, e promove o pagamento de bolsas para escritores indígenas na construção de um material didático específico na língua materna de cada etnia, sendo elas: Apinajé, Awa-Canoeiro, Javaé, Karajá, Karajá-Xambioá, Krahô, Krahô-Kanela e Xerente.

Serão produzidos três volumes de livros didáticos por povo, sendo o primeiro para Ensino Fundamental – Anos Iniciais, o segundo para Ensino Fundamental – Anos Finais e o terceiro para o Ensino Médio, a partir de culturas, tradições e línguas indígenas.

Para se inscrever é necessário ser professor indígena, com formação ou experiência comprovada em áreas pedagógicas nas escolas indígenas, além de ter capacidade de elaborar materiais didáticos para uso nas escolas indígenas e materiais pedagógicos para uso dos professores indígenas.

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Os interessados devem enviar um e-mail para: [email protected], com a seguinte documentação: RG; CPF; ficha de inscrição; ficha de auto pontuação; comprovante de escolaridade; currículo atualizado; comprovante de residência; declaração de pertencimento étnico à comunidade indígena, assinada por pelo menos 3 (três) lideranças reconhecidas; comprovante de experiência profissional pedagógica (contracheque, declaração da escola e afins).

Serão disponibilizadas 48 bolsas, divididas igualmente entre as 8 etnias indígenas do Estado do Tocantins. Serão pagas 10 (dez) bolsas por escritor, conforme a entrega dos textos solicitados durante o ano de 2025.

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África em Nós: projeto contemplado em edital estadual realiza palestra sobre cultura afro-brasileira em escola da região sul da capital

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Está prevista para o dia 13 de maio, a palestra “África em Nós”, projeto contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), em edital lançado pela Secretaria da Cultura (Secult), com recursos do Ministério da Cultura. O evento está marcado para começar às 9h, na Escola Cívico Militar Professora Maria dos Reis, no Jardim Taquari. A iniciativa, que já percorreu cinco escolas de Palmas, tem levado discussões sobre cultura afro-brasileira e combate ao racismo para estudantes da região.

Ministrada pelo angolano Áires Panda, mestre e doutorando, a palestra aborda vivências da África e proporciona um diálogo direto com os alunos. Outros momentos como este ocorreram em quatro datas do mês de abril (08, 15, 22 e 29) e mais um está marcado para o dia 20 de maio.

A diretora do Centro de Ensino Médio Castro Alves, Francirene Silva, destacou a importância da atividade: “Foi um momento de grande aprendizado, uma riqueza de assuntos voltados à Africa como de fato ela é e o que, no nosso caso, a gente só estuda. No entanto, vindo assim explicativo, por meio de um africano, o trabalho fica mais qualitativo”, comentou.

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O professor de história Cássio Alexandre também elogiou a iniciativa: “A palestra foi positiva, trabalhou bem a questão do racismo, dessas diferenças culturais, principalmente com a fala de Áires [ministrante da palestra] que trouxe de fato a sua vivência”, disse.

O projeto, vinculado ao edital nº 22/2024 da Secult, busca fortalecer a identidade cultural tocantinense e combater preconceitos e desigualdades raciais. A agenda incluiu outras escolas públicas de Palmas, como a Márcia Barbosa (Santa Fé) e o Colégio Criança Esperança (303 Norte). A ação encerra com uma palestra na Escola Estadual Liberdade, no Aureny III, no dia 20 de maio.

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