GURUPI

Secretario Carlos Humberto

Carlos Humberto destaca o papel da mineração no Desenvolvimento Econômico do Tocantins durante I Fórum de Mineração do Estado

Publicado em

O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins (Sics), Carlos Humberto Lima, participou como palestrante do I Fórum de Mineração do Tocantins, realizado no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas, na última sexta-feira, dia 6. A palestra do secretário versou sobre o Desenvolvimento Econômico do Tocantins, destacando a importância da mineração como motor do crescimento local e regional.

Com o objetivo de promover o diálogo entre o setor público e privado, o Fórum reuniu grandes mineradoras, especialistas e representantes de cerca de 40 municípios tocantinenses, consolidando o Estado como uma nova fronteira mineral do Brasil. Na palestra, Carlos Humberto Lima enfatizou que “a mineração é fundamental para a geração de empregos e investimentos que impactam diretamente a infraestrutura e a qualidade de vida das comunidades tocantinenses”.

PICS

Aproveitando a oportunidade, o secretário apresentou o Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins (Pics), uma política pública essencial para o desenvolvimento socioeconômico do Estado. “O Pics tem sido uma peça fundamental no desenvolvimento econômico do Tocantins. Através deste programa, estamos incentivando investimentos em diversas cadeias produtivas, criando um ambiente de negócios mais favorável e impulsionando a geração de empregos. Com isso, o estado se fortalece, atraindo novos investidores e contribuindo para o crescimento sustentável da economia local”, destacou.

Leia Também:  Com foco no desenvolvimento socioeconômico, Governo do Tocantins se reúne com investidor do Porto Praia Norte

O evento, promovido pela Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto) com apoio da Sics, também contou com painéis temáticos que exploraram o cenário atual da mineração no Brasil e no mundo.

O presidente da Ameto, Milton Neris, salientou que “a mineração no Tocantins, embora ainda esteja em estágio inicial, já tem gerado importantes resultados em termos de emprego e fortalecimento dos municípios. Isso se deve ao trabalho em parceria com a Secretaria de Indústria e Comércio, que tem atraído investidores, apoiado empresas com incentivos fiscais e investido na qualificação profissional”. Neris também destacou que essas ações têm proporcionado um ambiente político-administrativo e uma infraestrutura favoráveis aos empreendimentos, com resultados visíveis nas áreas de calcário, fosfato e ouro, além de estudos sobre novos minérios.

A presidente da Companhia de Mineração do Tocantins (Mineratins), Lina Ester Ribeiro, também participou do evento e destacou a importância da mineração para o desenvolvimento econômico do Tocantins. “O setor desempenha um papel essencial no crescimento do estado, e a Sics tem sido uma aliada fundamental no avanço econômico da mineração. Sempre que nós da Mineratins recorremos à Sics, somos muito bem atendidos”. Ester também expressou seu reconhecimento pelo trabalho de Carlos Humberto, dizendo que “o secretário tem uma visão de longo prazo, é um baluarte no desenvolvimento econômico da indústria tocantinense”, finalizou.

Leia Também:  Governo do Tocantins debate estratégias para projetos prioritários no Novo Programa de Aceleração do Crescimento

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

ECONOMIA

África em Nós: projeto contemplado em edital estadual realiza palestra sobre cultura afro-brasileira em escola da região sul da capital

Published

on

Está prevista para o dia 13 de maio, a palestra “África em Nós”, projeto contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), em edital lançado pela Secretaria da Cultura (Secult), com recursos do Ministério da Cultura. O evento está marcado para começar às 9h, na Escola Cívico Militar Professora Maria dos Reis, no Jardim Taquari. A iniciativa, que já percorreu cinco escolas de Palmas, tem levado discussões sobre cultura afro-brasileira e combate ao racismo para estudantes da região.

Ministrada pelo angolano Áires Panda, mestre e doutorando, a palestra aborda vivências da África e proporciona um diálogo direto com os alunos. Outros momentos como este ocorreram em quatro datas do mês de abril (08, 15, 22 e 29) e mais um está marcado para o dia 20 de maio.

A diretora do Centro de Ensino Médio Castro Alves, Francirene Silva, destacou a importância da atividade: “Foi um momento de grande aprendizado, uma riqueza de assuntos voltados à Africa como de fato ela é e o que, no nosso caso, a gente só estuda. No entanto, vindo assim explicativo, por meio de um africano, o trabalho fica mais qualitativo”, comentou.

Leia Também:  Governo do Tocantins debate estratégias para projetos prioritários no Novo Programa de Aceleração do Crescimento

O professor de história Cássio Alexandre também elogiou a iniciativa: “A palestra foi positiva, trabalhou bem a questão do racismo, dessas diferenças culturais, principalmente com a fala de Áires [ministrante da palestra] que trouxe de fato a sua vivência”, disse.

O projeto, vinculado ao edital nº 22/2024 da Secult, busca fortalecer a identidade cultural tocantinense e combater preconceitos e desigualdades raciais. A agenda incluiu outras escolas públicas de Palmas, como a Márcia Barbosa (Santa Fé) e o Colégio Criança Esperança (303 Norte). A ação encerra com uma palestra na Escola Estadual Liberdade, no Aureny III, no dia 20 de maio.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA