GURUPI

Prefeitura de Gurupi

Gurupi avança como polo de desenvolvimento com expansão de indústria asfáltica no PAIG

Publicado em

A cidade de Gurupi segue reforçando sua posição como polo de desenvolvimento econômico na região Sul do Tocantins com a expansão da empresa Centro Oeste Asfalto S/A, conhecida como Betunel, localizada no Parque Agroindustrial (PAIG). A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, foi representada pelo secretário da pasta, Wilson de Souza, em uma visita técnica à unidade local nesta quarta-feira, 20.
O encontro, realizado a convite dos representantes da empresa — Thales Dantas, vice-presidente de operações; Ronei Jânio, gestor de fábrica; e Maurício de Souza, diretor técnico e de inovação —, destacou o papel estratégico da Betunel na produção de asfalto no estado.
Fundada em 1945, a Betunel está presente em Gurupi desde 1989. A escolha pela cidade foi estratégica para a logística de transporte, gerando economia tanto para a empresa quanto para a região. Atualmente, a unidade tem capacidade para produzir 4 mil toneladas de material asfáltico por mês, com produção média de 3 mil toneladas, além de contar com estrutura de armazenamento e transporte do material.
Durante a visita, a empresa apresentou seu projeto de expansão, que prevê a produção de aproximadamente 21 produtos derivados de petróleo. Para isso, laboratórios já estão sendo equipados, ampliando a capacidade de inovação e diversificação da unidade.
O diretor técnico e de inovação, Maurício de Souza, ressaltou os desafios do setor asfáltico no Brasil. Segundo ele, a malha rodoviária nacional possui cerca de 1,5 milhão de quilômetros de estradas, mas apenas 150 mil quilômetros são pavimentados, o que representa 10%. “A principal dificuldade está na produção de asfalto, pois o petróleo com baixo teor de ABI, ideal para esse tipo de fabricação, tem se tornado escasso, exigindo a importação do material”, explicou.
Com um portfólio total de 76 produtos, sendo 15 fabricados em Gurupi, a Betunel fortalece o setor industrial local e contribui para novas oportunidades de desenvolvimento econômico na região.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Wilson de Souza, destacou a importância da expansão da empresa para o município. “É uma grande satisfação para a Prefeitura acompanhar de perto empreendimentos que acreditam em Gurupi e que estão em plena expansão. Isso mostra que estamos no caminho certo. A gestão da prefeita Josi Nunes tem trabalhado para incentivar o crescimento econômico, apoiando investidores locais e atraindo novos empreendimentos que fortalecem nosso setor industrial e geram empregos para a população”, afirmou.

Leia Também:  Prefeitura de Gurupi e MPT discutem inclusão socioprodutiva de catadores e catadoras de recicláveis e combate ao trabalho infantil
Advertisement

GURUPI

Segunda noite do Arraiá da Amizade 2026 teve disputa das juninas do Grupo de Acesso e shows de Companhia do Calypso e bandas regionais

Published

on

A segunda noite da 25ª edição do Arraiá da Amizade confirmou o sucesso de uma das maiores festas juninas do estado. Promovido pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o evento reuniu um grande público na noite desta sexta-feira, 26, no pátio do Shopping Araguaia, em uma programação marcada por apresentações culturais, concurso de quadrilhas, shows de artistas regionais e a aguardada apresentação nacional da banda Companhia do Calypso.
A arena do Arraiá foi tomada por muita cor, criatividade e emoção durante as apresentações das juninas do Grupo de Acesso. Já no palco principal, o público cantou e dançou ao som dos artistas regionais Rafael Barbosa, Skema do Brasil, Chico Chokolate e Kaçula Mil Voltz, que aqueceram a festa antes da grande atração da noite.
Em seguida, a banda Companhia do Calypso levou milhares de pessoas a cantar sucessos que marcaram gerações. O repertório reuniu grandes clássicos do grupo, transformando o espaço em um grande baile, com muita dança e animação.
A festa continuou madrugada adentro com mais apresentações regionais. Subiram ao palco Luciana Batidão e a dupla Nalberth e Murilo, mantendo o público animado até o encerramento da programação.
Concurso dos Grupos de Acesso
A noite também foi marcada pelo Concurso do Grupo de Acesso, que reuniu apresentações repletas de criatividade, figurinos coloridos, coreografias e enredos que exaltaram a cultura junina.
Uma das novidades desta edição foi a participação de quadrilhas formadas por estudantes da rede municipal de ensino. A junina Filhos do Cerrado, da Escola Municipal Lenival Correia, e a Tradição Nordestina, da Escola Municipal Dr. Ulisses Guimarães, estrearam na competição por meio de uma parceria com o projeto Império Movimento, desenvolvido pela junina Império Nordestina, que busca fortalecer a tradição junina entre crianças e adolescentes.
A diretora da Escola Municipal Lenival Correia, Marlene Coelho, comemorou a participação dos estudantes. “Foi emocionante acompanhar nossos alunos vivendo essa experiência. Eles se dedicaram muito aos ensaios e fizeram uma apresentação linda. É um momento que valoriza a cultura e também fortalece o trabalho desenvolvido na escola”, disse.
A diretora da Escola Municipal Dr. Ulisses Guimarães, Kelly Regina, também elogiou o empenho dos estudantes. “Estou muito orgulhosa de cada aluno. Eles demonstraram entusiasmo, responsabilidade e muita alegria durante toda a preparação. Ver esse resultado nos enche de satisfação e reforça a importância de incentivar a cultura dentro da escola”, destacou.
Encerrando o Concurso do Grupo de Acesso, a junina Cabroeira do Norte apresentou o espetáculo “Isso é São João – Do velho o novo se fez”, contando a evolução das festas juninas e mostrando como tradição e inovação caminham juntas na preservação da cultura popular.
Anúncio da Rainha do Arraiá da Amizade
Outro momento bastante aguardado foi o anúncio da Rainha do Arraiá da Amizade 2026. O título ficou com Jéssica Alves, representante da junina Império Nordestina, que conquistou a maior pontuação da disputa, somando 119,8 pontos.
Público enaltece evento
Quem passou pelo Arraiá também fez questão de elogiar a organização, a estrutura, a programação cultural e a diversidade de atrações musicais. A praça de alimentação permaneceu movimentada durante toda a noite e a arena ficou lotada para acompanhar as apresentações.
O vendedor Vinícius Santos destacou que pretende retornar para o encerramento da festa. “Está muito legal o evento. A organização está de parabéns e com certeza estarei aqui novamente neste sábado para acompanhar as apresentações do Grupo Estilizado”, contou.
A manicure Alyne Pereira contou que acompanha o Arraiá todos os anos. “Eu amo as apresentações das quadrilhas juninas. Sempre faço questão de prestigiar. A estrutura está muito boa, tudo muito organizado e bonito”, disse. Já o repositor Elton Carvalho elogiou as atrações musicais escolhidas pela gestão municipal. “Os shows estão muito bons. Curti bastante o show da Solange e também não poderia deixar de prestigiar a Companhia do Calypso, que é boa demais. Está sendo uma festa maravilhosa”, compartilhou.
A prefeita Josi Nunes destacou a receptividade do público e convidou a população para prestigiar o encerramento da programação. “O Arraiá da Amizade mais uma vez está sendo um grande sucesso. É muito gratificante ver as famílias reunidas, as arquibancadas cheias e as pessoas aproveitando cada momento da programação. Tenho acompanhado tudo de perto e fico muito feliz com esse resultado. Convido toda a população para participar também da última noite e prestigiar mais um grande espetáculo preparado com muito carinho”, ressaltou.
A secretária municipal de Cultura e Turismo, Liliane Pagliarini, ressaltou que o evento tem transcorrido conforme o planejamento. “Tudo está acontecendo dentro do cronograma e isso nos deixa muito felizes. Nosso objetivo é proporcionar um evento organizado, seguro e que a população realmente aprecie. O retorno que temos recebido é muito positivo e isso demonstra que todo o trabalho da equipe está valendo a pena”, disse.
Programação deste sábado (27)
A terceira e última noite do Arraiá da Amizade será dedicada ao Concurso do Grupo Estilizado, com a participação de três juninas, além de uma programação musical que promete encerrar a festa em clima de muita animação.
Shows
– Deusa Pinheiro
– Barbosa na Pisada
– Joan Alessandro
– Dayana
– Mistura Nativa
– Hariely Santos
– Will Oliveira

Leia Também:  Mais de 6 mil animais imunizados durante dia D de vacinação antirrábica em Gurupi
Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA