SAÚDE PUBLICA
Em Gurupi, simpósios reúnem especialistas de todo o país para debater as “Dores” da gestão na saúde pública e privada
Publicado em
18 de março de 2024por
Redação
O 5° Simpósio Nacional de Gestão Pública e Privada e o 2º Simpósio de Tecnologia e Gestão em Saúde acontecem simultaneamente entre os dias 23 e 25 de abril, em Gurupi-TO e prometem trazer questões cruciais que permeiam tanto o setor público quanto o privado. O evento se propõe a mergulhar nas causas das dificuldades enfrentadas pelos gestores, explorando os obstáculos que impedem uma administração eficiente e, consequentemente, impactam diretamente na entrega dos serviços à população.
Os Simpósios acontecem na Catedral das Assembleias de Deus em Gurupi-TO e irão contar com discussões e trocas de experiências entre especialistas e profissionais renomados para analisar e propor soluções para os desafios enfrentados na gestão da saúde. Entre os palestrantes de destaque, está o professor Gonzalo Vecina, figura de grande relevância no cenário da saúde pública no Brasil.
Como professor da Faculdade de Saúde Pública da USP e fundador e primeiro presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Vecina traz consigo uma bagagem única de conhecimento e experiência. Além de sua atuação acadêmica, Gonzalo também é ex-Secretário Municipal de São Paulo e ex-CEO do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Sua presença no evento promete destacar a importância de encontrar soluções inovadoras para enfrentar as complexidades do setor.
Além da modalidade presencial, os eventos serão transmitidos ao vivo pelo YouTube do Instituto RG, temas como economia, análise de gestão e empreendedorismo serão abordados em profundidade, com o objetivo de identificar oportunidades de melhoria e promover uma gestão mais eficiente e orientada para resultados. A integração entre gestão e tecnologia emergirá como um elemento-chave para impulsionar a qualidade dos serviços prestados à população do Estado, destacando a necessidade de uma abordagem integrada e colaborativa para enfrentar os desafios da saúde pública e privada no Brasil.
Confira alguns dos nomes presentes nesta edição dos Simpósios:
Renato Gomes – Presidente do Simpósio Nacional de Gestão Pública e Privada. Fundador e Diretor Executivo do Instituto RG, Executivo, Conselheiro e Desenvolvedor de Negócios.
Prof. Dr. Gonzalo Vecina Neto – Médico sanitarista, professor da Faculdade de Saúde Pública da USP, ex-presidente da Anvisa, ex-secretário municipal de saúde de São Paulo e ex-CEO do Hospital Sírio Libanês.
Prof. Dr. Fábio Pegoraro – Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas pela PUCPR. Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Gurupi (UNIRG), professor da cadeira de gestão em saúde dos cursos de medicina e farmácia.
Anamaria de Sousa Arruda – Médica, Mestre em Psicologia, Graduada em Ciências Biológicas, Especialista em Gestão da Segurança do Paciente, Gestora Hospitalar e de Sistemas de Saúde.
Letícia Franco Machado – Administradora, Especialista em Gestão de Pessoas e Liderança, Empresária e Gestora de Planejamento Estratégico.
Thiago Piñeiro Miranda- Advogado, sócio fundador do Escritório Hélio Miranda e Filhos Advocacia, especializado em Direito Constitucional, Ciências Políticas, Estudos de Política e Estratégia, Direito Eleitoral, Direito Civil e Processo Civil, mestrando pela Universidade Católica de Brasília e doutorando pela Universidad Museo Social Argentino/Argentina.
· Marcus Vinícius Caetano Pestana da Silva – Economista, Secretário de Planejamento de MG (1995/1998), Secretário de Saúde de Minas Gerais (2003/2010), Deputado Estadual (2007/2010), Deputado Federal (2011/2018) e Diretor Executivo da instituição Fiscal Independente.
· Ricardo Tardelli – Médico com carreira em gestão hospitalar, administrou hospitais e redes hospitalares para a Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, desempenhou papel crucial na implementação dos hospitais da Parceria Público-Privada (PPP) do Estado de São Paulo.
· Nayara Borba – Biomédica, Gestora Regional do Sabin no Tocantins, Mestre em Ciência da Saúde, MBA Gestão de Negócios na Saúde, Especialista em Microbiologia Clínica e Delegada do CRBM-3.
· Cesar Cardim – Superintendente de Regulação da FenaSaúde, Sociólogo, Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. Atua na saúde suplementar, tendo trabalhado na ANS e no Sistema Unimed.
· Renato Freire Casarotti – Graduado em Direito com especialização em Direito das Relações de Consumo e em Direito do Estado e Regulação, Presidente da ABRAMGE – Associação Brasileira de Planos de Saúde, Vice-Presidente de Relações Institucionais do UnitedHealth Group Brasil.
· Hêider Pinto – Médico especialista e mestre em Saúde Coletiva, Doutor em Políticas Públicas e Pós-Doutorando em Saúde, Inovação e Tecnologia, Professor da Universidade Federal da Bahia.
· Marleide Batista de Souza – Pedagoga com especialização na área de Gestão do SUS e Gestão em Saúde Pública, Gestora do Fundo Municipal de Saúde de Novo Alegre/TO e Diretora Adjunta de Regionalização e Descentralização do COSEMS/TO.
· Luciana Lischewski Mattar – Designer e mestre, atua como Head de Inovação no Núcleo de Inovação Tecnológica do Hospital das Clínicas da FMUSP. Liderou a transformação digital do maior complexo hospitalar da América Latina, incluindo a implementação do programa de inovação e empreendedorismo em saúde, In.cube, e colaborou com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em iniciativas de combate à COVID-19.
· Péricles Goes – Médico, Pós-graduado em Administração Hospitalar e em Gerência Hospitalar, Superintendente Técnico da Organização Nacional de Acreditação – ONA, Fellow e ISQua Expert da International Society for Quality in Healthcare – ISQua e Membro da SOBRASP, é um dos Fundadores da ONA e participa da autoria e desenvolvimento dos Manuais da ONA.
· Janaíra França – Executiva e pesquisadora na área de tecnologia, comunicação digital e cidades inteligentes, com 25 anos de experiência, atualmente dedica-se a promover a transformação digital na gestão pública.
· Ricardo Gomes Valente da Silva – Oftalmologista pelo CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia), MBA Gestão em Saúde pela FGV, Mestre em gestão pelo ISCTE (Lisboa), Especialista em VBHC pela Harvard Business School, MBA pela Kellogg (Chicago), Sócio da clínica acreditada ONA 2 – BVC e Host e idealizador do canal Fala Doutores.
· Denizar Vianna – Médico, Doutor em Saúde Coletiva, Professor Titular da Faculdade de Medicina da UERJ, Pro Reitor de Saúde da UERJ (2021-2022) e Ex Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (2019-2020).
· Francisco Roberto Balestrin de Andrade – Médico, Presidente do SindHosp – Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Laboratórios e Estabelecimentos de Saúde do Estado de São Paulo e Presidente do Conselho de Administração do CBEXs – Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde.
· Reginaldo Braga Arcuri – Advogado e professor do Departamento de História da UFJF (aposentado), atualmente é Presidente-Executivo do Grupo FarmaBrasil, membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI/MDIC), Titular do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia – CCT/MCTI, dentre outras instituições, foi Secretário de Desenvolvimento da Produção do MDIC e Presidente da ABDI.
· João Barroca – Médico, ex- Diretor do Departamento de Saúde, Suplementar do Ministério da Saúde, ex-Diretor da Agência Nacional de Saúde Suplementar e ex-Ouvidor da Agência Nacional de Saúde Suplementar.
· José Antonio Diniz de Oliveira – Administrador, Diretor Presidente da Caixa de Assistência Oswaldo Cruz – FioSaúde e Presidente do Conselho Deliberativo da UNIDAS.
· Tereza Cristina Lins Amaral – Graduada em Serviço Social, Mestre em Administração em Saúde (Gestão de Sistemas de Saúde), especialista em Planejamento Estratégico e Gestão em Saúde, especialista em Gestão da Atenção à Saúde.
· Karla Bernardo Mattoso Montenegro – Pesquisadora e Gestora na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Coordenadora da Regional Sudeste do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC).
· Fabrício Dominici Ferreira – Médico, Presidente da UNIMED Gurupi e Professor Titular das cadeiras de Técnica Operatória, Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Faculdade de Medicina da UNIRG.
· Dante Garcia de Paula – Gestor, executivo, professor e mentor de líderes e carreira em saúde. Ex Superintendente de Planejamento da SES/GO e Superintendente de Gestão e Planejamento da AGIR.
· Alex Sander Rodrigues Cangussu – Biólogo, Doutor em Biotecnologia com experiência na coordenação e supervisão de projetos de P,D&I, pesquisador da Universidade Federal do Tocantins e Co-fundador da ANTIGEN – Startup que atua no desenvolvimento de tecnologias de vacinas e serviços LDTA, em Gurupi – TO.
· Gisele Alves – Diretora Executiva da Sobramex-CO, Especialista em Experiência do Paciente e Cuidado Centrado na Pessoa e em Gestão da Saúde, e Autora da Imersão em Experiência do Paciente- Empatize-se.
· Milene de Carvalho Henrique – Juíza do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins – TJTO. Graduada em Direito, pós-graduada em Direito Constitucional, Pós-graduada em Direito da Medicina.
· Victor de Oliveira – Graduado em Ciências Contábeis pela UEG, especializado em Análise e Auditoria Contábil e mestrado em Controladoria e Contabilidade pela USP, Consultor Empresarial e Assessor Técnico da Incubadora – Inovo e Professor Adjunto da Unirg.
· Talita Pereira de Souza Ferreira – Engenheira de Bioprocessos e Biotecnologia, professora efetiva da UFT, Sócia da “startup” Badu Kombucha e Secretária Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Gurupi-TO.
· Filipe Costa Leandro Bitu – Administrador, Diretor Administrativo e Financeiro do IBROSS e Superintendente Geral das Unidades sob Gestão da Sociedade Pernambucana de Combate ao Câncer.
· Antonio Lira – Médico, Diretor Médico Regional da Oncologia D’Or – São Paulo, Professor de Medicina Preventiva e Gestão em Saúde da Universidade São Caetano do Sul e Presidente da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde – SBIS
· Paula dos Reis Coelho Alencar Sousa – Bacharel em Direito, Colaboradora e Gerente Regional Sul do Sebrae.
· Brenner Brandão Silva – Professor Adjunto da Disciplina de Ortopedia e Traumatologia da Universidade de Gurupi, Médico Ortopedista, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e Diretor Superintendente da Unimed Gurupi.
· Edilberto Costa Neto – Engenheiro Eletricista, CEO da Ciclix, Coordenador da GT de Educação na Vertical de Saúde da ACATE e incubado no MIDITEC-ACATE.
· Sergio Paschoal – Médico geriatra, integrante do Grupo de Pesquisa PrevQuedas Brasil e do canal coletivo no YouTube “O que rola na Geronto”, e vice-presidente do Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento – OLHE.
Dr. Carlos Felinto Junior – Economista, é Secretário Estadual da Saúde do Tocantins já foi Gerente de Desenvolvimento e Políticas de Saúde; Coordenador de Políticas de Saúde; Diretor de Monitoramento e Avaliação da Gestão no Departamento de Gestão e Acompanhamento Estratégico;
Dr. Luciano Lima – Secretário Executivo da Saúde do Tocantins (SES-TO), servidor público concursado do quadro da SES-TO, desde 2014, já atuou em várias unidades hospitalares do Estado e respondeu pela Superintendência de Aquisição e Estratégia de Logística da SES-TO.
Sara Falcao de Sousa – Reitora da Universidade de Gurupi (UnirG). Doutora em Ciências da Saúde, Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional da UNIRG, Docente dos cursos de Medicina, Farmácia, Psicologia e Fisioterapia da Universidade de Gurupi.
Paulo Henrique Fraccaro – CEO da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (Abimo); Diretor Titular do Comitê do Complexo Produtivo e Econômico da Saúde e Biotecnologia (Comsaude); Membro do Conselho da Fundação Zerbini.
Anna Crystina Mota – Secretaria Municipal de Palmas, formada em psicologia pela Ulbra Palmas. Pós-graduanda em Avaliação Psicológica, é pós-graduada em Gestão em Saúde, possui especialização em Gerontologia e MBA em Gerenciamento de Projetos Governamentais.
Seyna Ueno Rabelo Mendes – Possui graduação em Medicina e mestre em Ciências pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) da Universidade de São Paulo (USP). Docente do curso de Medicina. Atualmente é hansenologista no serviço de referência dos municípios de Palmas e Porto Nacional, no Tocantins, além de coordenadora do curso de Medicina na Unirg Campus Paraíso.
Dr. Ricardo da Silva de Jesus – Diretor da Secretaria da Saúde de Gurupi, possui graduação em enfermagem pela Universidade Federal do Maranhão é especialista em gestão da clínica nas regiões de saúde pelo Hospital Sírio-Libanês.
GURUPI
Gurupi prepara megaestrutura para o Arraiá da Amizade 2026 com três noites de cultura, competição e grandes shows
Published
8 horas atráson
23 de junho de 2026By
Redação
A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizará nos dias 25, 26 e 27 de junho mais uma edição do tradicional Arraiá da Amizade, um dos maiores eventos juninos do Tocantins. Os preparativos seguem em ritmo acelerado e a gestão municipal trabalha para oferecer uma megaestrutura voltada tanto aos competidores quanto ao público que prestigiará a festa.
O espaço Arena receberá toda a programação cultural e as competições das quadrilhas juninas, com uma decoração típica especial que promete transformar o local em um verdadeiro cenário nordestino, repleto de cores, bandeirolas e elementos tradicionais das festas juninas.
A estrutura contará com arena de apresentações com tablado de 30×20 metros, além de 80 metros de arquibancadas para acomodar o público com conforto e segurança. Também haverá praça de alimentação com mesas, cadeiras e telão para transmissão das apresentações, espaços reservados para ambulantes de bebidas, além da área de shows, onde estarão concentradas as atrações musicais nacionais e regionais. Banheiros estarão distribuídos em vários pontos do evento para melhor comodidade do público. As quadrilhas participantes também terão à disposição camarins preparados especialmente para organização e preparação antes das apresentações.
A secretária municipal de Cultura e Turismo, Liliane Pagliarini, destacou o empenho da gestão na realização do evento. “O Arraiá da Amizade já faz parte da identidade cultural de Gurupi e todos os anos buscamos inovar e oferecer uma estrutura ainda melhor. Estamos preparando uma festa grandiosa, acolhedora e organizada para que as famílias possam viver momentos especiais e para que nossas quadrilhas tenham toda valorização que merecem”, afirmou.
A prefeita Josi Nunes ressaltou a importância cultural e econômica do evento para o município. “O Arraiá da Amizade movimenta nossa economia, fortalece a cultura popular e promove lazer para toda a comunidade. É uma tradição muito querida pelos gurupienses e nossa gestão tem trabalhado para realizar uma edição histórica, valorizando os artistas, os competidores e toda nossa população”, destacou.
Programação
Dia 25 de junho
A primeira noite será marcada pelo Concurso dos Destaques Individuais, com as disputas das categorias: Rainha, Rainha Mirim, Rainha G, Casal de Noivos, Casal Cangaço, Marcador
Shows
Encontro dos Sanfoneiros
Rick Souza
Igor Cunha
Robinho Estilizado
Projeto 1+1
Show nacional: Solange Almeida
Dia 26 de junho
A segunda noite será dedicada ao Concurso do Grupo de Acesso, com a participação de três juninas.
Shows:
Luciana Batidão
Nalberth e Murilo
Kaçula Mil Voltz
Skema do Brasil
Rafael Barbosa
Chico Chokolate e Manuel Cerqueira
Show nacional: Companhia do Calypso
Dia 27 de junho
A terceira noite será reservada ao Concurso do Grupo Estilizado, também com a participação de três juninas, além de grandes atrações musicais que prometem encerrar o evento em clima de muita animação.
Shows:
Deusa Pinheiro
Barbosa na Pizada
Joan Alessandro
Dayana
Mistura Nativa
Hariely Santos
Will Oliveira
Premiação
O Arraiá da Amizade 2026 distribuirá um total de R$ 68.082,00 em premiações, reforçando o incentivo à cultura junina e à valorização dos grupos participantes.
Grupo “A” – Quadrilhas Estilizadas
1º Lugar: Troféu + R$ 16.210,00
2º Lugar: Troféu + R$ 9.726,00
3º Lugar: Troféu + R$ 6.484,00
Grupo “B” – Quadrilhas Comunidade ou Grupo de Acesso
1º Lugar: Troféu + R$ 8.105,00
2º Lugar: Troféu + R$ 4.863,00
3º Lugar: Troféu + R$ 3.242,00
Destaques Individuais
Rainha do Arraiá da Amizade: Troféu + R$ 3.242,00
Marcador: Troféu + R$ 3.242,00
Casal de Noivos: Troféu + R$ 3.242,00
Rainha Mirim: Troféu + R$ 3.242,00
Casal de Cangaço: Troféu + R$ 3.242,00
Rainha G: Troféu + R$ 3.242,00


Casa Militar do Tocantins forma 1ª turma do Curso de Segurança e Proteção de Autoridades e homenageia personalidades com a Medalha Guardião do Araguaia
SSP/TO promove evento sobre longevidade saudável e reforça ações de valorização da pessoa idosa no Tocantins
Primeira-dama Karynne Sotero homenageia servidora pela conclusão de curso pioneiro de Segurança e Proteção de Autoridades no Tocantins
SSP/TO avança em tratativas para firmar cooperação com universidade em perícias de crimes ambientais
Naturatins realiza 2º Fórum Estadual de Regularização Ambiental nesta quarta-feira, 24
GURUPI
Gurupi prepara megaestrutura para o Arraiá da Amizade 2026 com três noites de cultura, competição e grandes shows
A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizará nos dias 25, 26 e 27...
Vem Ver Gurupi realiza 12ª edição com mais de 300 consultas e 185 cirurgias oftalmológicas
A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nos dias 18 e 19 mais uma etapa...
Programa Contêiner Social: Prefeitura de Gurupi cria iniciativa para ampliar descarte correto de resíduos
A Prefeitura de Gurupi publicou decreto nesta sexta-feira, 18, que cria o Programa Contêiner Social, iniciativa voltada ao fortalecimento da...
TOCANTINS
Casa Militar do Tocantins forma 1ª turma do Curso de Segurança e Proteção de Autoridades e homenageia personalidades com a Medalha Guardião do Araguaia
A Casa Militar do Estado do Tocantins realizou na manhã desta terça-feira, 23, a solenidade de formatura do 1º Curso...
SSP/TO promove evento sobre longevidade saudável e reforça ações de valorização da pessoa idosa no Tocantins
A Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO) promoveu, nesta terça-feira, 23, o evento “Longevidade Saudável: Viver mais e melhor”,...
Primeira-dama Karynne Sotero homenageia servidora pela conclusão de curso pioneiro de Segurança e Proteção de Autoridades no Tocantins
A primeira-dama do Estado do Tocantins, Karynne Sotero, prestou homenagem à 1º Tenente do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins,...
POLÍCIA
Polícia Civil leva palestra sobre combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes à zona rural de Arraias
Em continuidade às ações educativas do Maio Laranja, a Polícia Civil do Tocantins, por meio da 11ª Delegacia Especializada de...
SSP/TO realiza aula magna do mestrado em Gestão de Políticas Públicas em parceria com a UFT, em Palmas
A Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO) realizou, nesta terça-feira, 19, a aula magna do mestrado profissional em Gestão...
Caminhada do Faça Bonito mobiliza rede de proteção em Dianópolis no Maio Laranja
A Polícia Civil do Tocantins, por meio da 10ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Vulneráveis (10ª DEAMV –...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
GURUPI7 dias atrásLuana Nunes reúne lideranças femininas em Gurupi para debater autonomia econômica e saúde da mulher
-
TOCANTINS7 dias atrásNo mês de conscientização, primeira-dama Karynne Sotero reforça compromisso com a proteção e a dignidade da pessoa idosa
-
TOCANTINS23 horas atrásEm Brasília, Governo do Tocantins conquista 1º lugar nacional no Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal
-
TOCANTINS6 dias atrásMais de 600 alunos da rede municipal participam da formatura do Proerd em Gurupi
