GURUPI

GOVERNADOR EM EXERCICIO

Governador Laurez Moreira anuncia R$ 2,3 milhões para Aguiarnópolis

Publicado em

O governador do Tocantins, Laurez Moreira, anunciou a destinação de R$ 2,3 milhões para o município de Aguiarnópolis. O anúncio foi feito na manhã deste sábado, 11, durante visita ao prefeito Wanderly dos Santos.

São R$ 625 mil em créditos que serão liberados por meio da Agência de Fomento do Estado para atender o pequeno produtor rural e o pequeno empresário local, além de R$ 375 mil para o fortalecimento da Cooperativa Agropecuária de Aguiarnópolis (Coopag). Mais R$ 300 mil serão liberados por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Eduardo Mantoan para garantir a gratuidade da travessia do Rio Tocantins, entre Aguiarnópolis e Estreito/MA, além do anúncio da destinação de emenda por parte do deputado federal Vicentinho Júnior no valor de R$ 1 milhão para pavimentação do município.

Durante a visita à prefeitura municipal, Laurez Moreira destacou que o Governo do Tocantins trabalha pelo desenvolvimento da região. “Sabemos do papel estratégico de Aguiarnópolis para o Bico do Papagaio e todo o estado do Tocantins. Queremos trazer benefícios para a cidade, ajudar os que mais precisam e colocar o nosso governo à disposição do município”, pontuou.

O deputado federal Vicentinho Júnior reforçou a parceria com o governador Laurez Moreira em benefício do Tocantins. “Governador Laurez, demandado por você, vou liberar uma emenda de transferência especial no valor de R$ 1 milhão para ajudar a fazer as pavimentações necessárias no município, que foi prejudicado em função da queda da ponte JK”, explicou.

O prefeito de Aguiarnópolis, Wanderly dos Santos, expressou a satisfação em receber a equipe e a importância das parcerias com o Estado. “Hoje [sábado, 11] foi um dia de muita alegria para nós. Receber o governador Laurez Moreira é motivo de esperança e confiança em uma nova gestão. Aproveitamos a oportunidade para apresentar as principais demandas do nosso município”, ressaltou.
O governador também garantiu a reforma do posto fiscal em Aguiarnópolis, para melhorar as condições de trabalho no local. Laurez Moreira discutiu, ainda, com representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) a recuperação da TO-126, entre os municípios de Aguiarnópolis e Tocantinópolis, trecho que tem sofrido com o aumento do fluxo de veículos pesados por conta da queda da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira.

Leia Também:  4º Encontro e Feira da Agricultura Familiar de Paranã movimenta e aquece economia local

Apoio à Coopag

A destinação de R$ 375 mil para a Coopag, anunciada pelo governador durante a visita, tem como principal objetivo fortalecer a cadeia da piscicultura em Aguiarnópolis.

A iniciativa será executada por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), que segue com as etapas de estudo e análise nos próximos meses. A determinação integra um projeto que prevê o apoio e fomento a 20 cooperativas em todo o Tocantins, voltadas a diferentes cadeias produtivas.

“Essa ação é essencial para agregar valor à produção e fortalecer o cooperativismo, abrindo caminho para que nossos produtores acessem novos mercados fora do Tocantins”, evidenciou o presidente do Ruraltins, Adenieux Rosa Santana.

O propósito é oferecer apoio à gestão, assistência técnica e fomento financeiro, e ampliar o acesso a mercados, logística e representação institucional. Em Aguiarnópolis, a Coopag será atendida com recursos e suporte técnico para ampliar a produção de peixes, aproveitando o potencial da região.

O presidente da Coopag, Alexsandro Silva, salientou que a parceria com o Governo do Tocantins representa um marco no desenvolvimento do setor. “A Coopag é a primeira cooperativa agropecuária da região do Bico do Papagaio. Já possui a maior concessão de uso do lago da Usina Hidrelétrica de Estreito, com capacidade para produzir até 2,5 mil toneladas de peixe por ano. Com o novo apoio, o projeto busca transformar Aguiarnópolis em referências nacionais na piscicultura”, declarou.

Leia Também:  Amélio Cayres garante R$ 100 mil para estrutura da praia de São Salvador do TO e prestigia abertura da temporada

Nova ponte

O chefe do Executivo estadual, junto com a equipe do Dnit, acompanhou os serviços que estão sendo executados para construção da nova ponte que liga Aguiarnópolis a Estreito/MA. Os trabalhos seguem em ritmo acelerado, com a previsão de conclusão no mês de dezembro.

Desde o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na BR-226, em dezembro de 2024, a cidade de Aguiarnópolis foi diretamente impactada. O Governo do Tocantins mantém ações de apoio e acompanhamento, reforçando o compromisso em garantir a mobilidade e minimizar eventuais transtornos à comunidade local.

“Estive recentemente com o ministro dos Transportes, Renan Filho, comentando a importância dessa ponte para o nosso estado e ficamos satisfeitos em ver como as obras seguem aceleradas. Estamos aqui para apoiar Aguiarnópolis no que for necessário, para garantir o desenvolvimento da cidade”, finalizou o governador Laurez Moreira.

Presenças

Acompanharam o governador Laurez Moreira na visita institucional à prefeitura de Aguiarnópolis o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, César Halum; o presidente da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), Antônio Trabulsi Sobrinho; vereadores do município e demais autoridades.

                     

Advertisement

GURUPI

Gurupi prepara megaestrutura para o Arraiá da Amizade 2026 com três noites de cultura, competição e grandes shows

Published

on

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizará nos dias 25, 26 e 27 de junho mais uma edição do tradicional Arraiá da Amizade, um dos maiores eventos juninos do Tocantins. Os preparativos seguem em ritmo acelerado e a gestão municipal trabalha para oferecer uma megaestrutura voltada tanto aos competidores quanto ao público que prestigiará a festa.

O espaço Arena receberá toda a programação cultural e as competições das quadrilhas juninas, com uma decoração típica especial que promete transformar o local em um verdadeiro cenário nordestino, repleto de cores, bandeirolas e elementos tradicionais das festas juninas.

A estrutura contará com arena de apresentações com tablado de 30×20 metros, além de 80 metros de arquibancadas para acomodar o público com conforto e segurança. Também haverá praça de alimentação com mesas, cadeiras e telão para transmissão das apresentações, espaços reservados para ambulantes de bebidas, além da área de shows, onde estarão concentradas as atrações musicais nacionais e regionais. Banheiros estarão distribuídos em vários pontos do evento para melhor comodidade do público. As quadrilhas participantes também terão à disposição camarins preparados especialmente para organização e preparação antes das apresentações.

Leia Também:  Governo do Tocantins fomenta agronegócio e Estado se torna o maior produtor de grãos da região Norte

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Liliane Pagliarini, destacou o empenho da gestão na realização do evento. “O Arraiá da Amizade já faz parte da identidade cultural de Gurupi e todos os anos buscamos inovar e oferecer uma estrutura ainda melhor. Estamos preparando uma festa grandiosa, acolhedora e organizada para que as famílias possam viver momentos especiais e para que nossas quadrilhas tenham toda valorização que merecem”, afirmou.

A prefeita Josi Nunes ressaltou a importância cultural e econômica do evento para o município. “O Arraiá da Amizade movimenta nossa economia, fortalece a cultura popular e promove lazer para toda a comunidade. É uma tradição muito querida pelos gurupienses e nossa gestão tem trabalhado para realizar uma edição histórica, valorizando os artistas, os competidores e toda nossa população”, destacou.

Programação

Dia 25 de junho

A primeira noite será marcada pelo Concurso dos Destaques Individuais, com as disputas das categorias: Rainha, Rainha Mirim, Rainha G, Casal de Noivos, Casal Cangaço, Marcador

Shows

Encontro dos Sanfoneiros

Rick Souza

Igor Cunha

Robinho Estilizado

Projeto 1+1

Show nacional: Solange Almeida

Dia 26 de junho

A segunda noite será dedicada ao Concurso do Grupo de Acesso, com a participação de três juninas.

Leia Também:  Amélio Cayres garante R$ 100 mil para estrutura da praia de São Salvador do TO e prestigia abertura da temporada

Shows:

Luciana Batidão

Nalberth e Murilo

Kaçula Mil Voltz

Skema do Brasil

Rafael Barbosa

Chico Chokolate e Manuel Cerqueira

Show nacional: Companhia do Calypso

Dia 27 de junho

A terceira noite será reservada ao Concurso do Grupo Estilizado, também com a participação de três juninas, além de grandes atrações musicais que prometem encerrar o evento em clima de muita animação.

Shows:

Deusa Pinheiro

Barbosa na Pizada

Joan Alessandro

Dayana

Mistura Nativa

Hariely Santos

Will Oliveira

Premiação

O Arraiá da Amizade 2026 distribuirá um total de R$ 68.082,00 em premiações, reforçando o incentivo à cultura junina e à valorização dos grupos participantes.

 

Grupo “A” – Quadrilhas Estilizadas

1º Lugar: Troféu + R$ 16.210,00

2º Lugar: Troféu + R$ 9.726,00

3º Lugar: Troféu + R$ 6.484,00

Grupo “B” – Quadrilhas Comunidade ou Grupo de Acesso

1º Lugar: Troféu + R$ 8.105,00

2º Lugar: Troféu + R$ 4.863,00

3º Lugar: Troféu + R$ 3.242,00

Destaques Individuais

Rainha do Arraiá da Amizade: Troféu + R$ 3.242,00

Marcador: Troféu + R$ 3.242,00

Casal de Noivos: Troféu + R$ 3.242,00

Rainha Mirim: Troféu + R$ 3.242,00

Casal de Cangaço: Troféu + R$ 3.242,00

Rainha G: Troféu + R$ 3.242,00

Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA