GURUPI

AGRONEGÓCIO

Sebrae apoia Feira da Agricultura Familiar e Festival de Alimentos Sustentáveis em Ananás

Publicado em

Com o objetivo de potencializar e promover a agricultura familiar e artesanato do município de Ananás, extremo norte do Estado, o Sebrae Tocantins em parceria com a Prefeitura Municipal irá promover a Feira da Agricultura Familiar e Festival de Alimentos Sustentáveis entre os dias 16 e 20 de agosto, durante a Feira de Exposições Agropecuárias de Ananás (Expoan), no Parque de Exposições Dão Batista Nepomuceno.

Cerca de 30 pequenos negócios irão expor seus produtos no evento e receberam do Sebrae capacitação sobre atendimento ao cliente, boas práticas na manipulação de alimentos e consultorias particulares.

Segundo Edvaldo Júnior, analista técnico do Sebrae, a feira busca a valorização do produtor rural e dos produtos locais. “Será um fomento à economia e à cultura. Conhecendo a qualidade dos produtos e serviços, os consumidores vão continuar comprando mesmo após o evento, contribuindo assim, para o crescimento contínuo do pequeno negócio de Ananás. Teremos também uma gama de palestras e oficinas riquíssimas”, destaca.

Ciclo de Palestras
Quinta-feira, 18
10h – Ação para retirada da vacinação contra a febre aftosa
15h – Alimentação no período da seca
16h – Manejo integrado de pragas da cultura da soja

Leia Também:  Prefeitura de Gurupi participa de reunião com o Sebrae e segmentos econômicos para planejar o desenvolvimento econômico local

Sexta-feira, 19
09h – Saneamento básico rural
10h – Administração de propriedades em regime de economia familiar

São parceiros: Prefeitura de Ananás, Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Sindicato Rural de Ananás, Faet/Senar e Sebrae Tocantins.

Programação Artística (EXPOAN)
16/08 – Noite gospel com Joab Nascimento
17/08 – Mastruz com Leite
18/08 – Desfile Garota Expoan e apresentações de Marcos Yendis e O Vaqueiro de Luxo
19/08 – DJ Lelis e Zé Otávio
20/08 –  26ª Cavalgada e apresentação do cantor Pedro Valoura  (Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins)

Advertisement

AGRONEGÓCIO

Servidor de carreira, Lenito Abreu assume presidência da Adapec com foco na modernização da defesa agropecuária

Published

on

A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) passa a contar com nova presidência. O servidor de carreira Lenito Abreu assume, nesta quarta-feira, 27, a gestão da autarquia com foco na modernização da defesa agropecuária, fortalecimento das ações sanitárias e valorização da equipe técnica da instituição.

Ao assumir a presidência, Lenito destacou os desafios e metas da nova gestão, entre eles o avanço da rastreabilidade animal, a transição do Sistema de Defesa Agropecuária do Tocantins (Sidato 2.0) e o fortalecimento das ações de fiscalização e defesa sanitária no Estado. “Assumo com muita responsabilidade. Temos muitos desafios pela frente, mas vamos construir juntos com o Governo do Estado, todas as instituições parceiras e nossos servidores uma defesa agropecuária cada vez mais forte e moderna, sempre cuidando e protegendo o maior patrimônio do Tocantins, que é o agronegócio”, ressaltou.

Com mais de duas décadas de atuação na Adapec, Lenito Abreu possui ampla experiência na área de fiscalização e gestão pública. Recentemente, ocupava o cargo de assessor especial da Agência.

Leia Também:  Com agro e indústria em alta, PIB do Tocantins cresce e coloca o estado em 2º lugar no país em taxa média de crescimento anual

Perfil

Natural de Estreito (MA), Lenito Abreu nasceu em 14 de julho de 1981. É técnico em Agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal de Araguatins (1999), graduado em Administração com Ênfase em Marketing pelas Faculdades Objetivo de Palmas (2006), pós-graduado em Gestão Pública pelo Instituto de Pós-Graduação do Tocantins (2009) e engenheiro agrônomo pela Unitins (2016). Atualmente, cursa o 10º período de Direito na Universidade Federal do Tocantins (UFT), com conclusão prevista para 2026.

Servidor efetivo da Adapec desde o ano 2000 como fiscal de defesa agropecuária, construiu sua trajetória profissional na defesa agropecuária tocantinense, atuando em diferentes áreas técnicas e de gestão dentro da Agência. Já exerceu funções como coordenador, responsável técnico de programas sanitários e atuação em barreiras agropecuárias. Também ocupou o cargo de vice-presidente da Adapec nos períodos de 2018 e de 2022 a 2025.

Além da experiência na área agropecuária, Lenito Abreu atuou como diretor-geral da Câmara Municipal de Palmas entre os anos de 2019 e 2020, acumulando experiência administrativa e de gestão pública.

Leia Também:  Período da piracema termina nesta quarta-feira, 28

Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA