GURUPI

2ª Farm Day

👨🏻‍🌾🌾 Farm Day inova com uso sustentável de cavaco de eucalipto e surpreende visitantes

Publicado em

O cavaco de eucalipto é um material abundante de baixo custo produzido pela Fazendão Agronegócio usar na própria indústria.

O uso do cavaco de eucalipto no lugar da brita, por exemplo, para forrar estradas, já foi feito em algumas regiões do Brasil e em outros países. Essa prática também foi aplicada na 2ª Farm Day, feira promovida pela Fazendão Agronegócio, na Fazenda Trindade em Cariri do Tocantins.

O material, produzido na própria Fazendão Agronegócio, foi escolhido para forrar a estrada desde a porta de entrada até o Shopping Farm Day, no galpão central. “Essa foi a alternativa mais econômica, uma vez que produzimos o cavaco para usar na indústria, e também preocupados com a sustentabilidade, o material poderá ser reaproveitado”, disse Clodoaldo Barcelos, diretor comercial da Fazendão.

A prática inovadora chamou a atenção de muitos visitantes, como a enfermeira Karielle Alves Pinheiro, que ficou surpresa logo na entrada. “Achei interessante terem usado um material que pode ser reutilizado, além de ter ficado muito bonito”, disse.

Leia Também:  Pavilhão do Desenvolvimento Regional chega ao interior do Estado e é sucesso na 1ª edição da Paraíso Festmicro

A atitude inovadora também surpreendeu Gustavo Pereira, estudante de agronomia da UFT. “A iniciativa é louvável e casa com todo o sentido da feira que é promover a sustentabilidade. Esse material, o cavaco, ainda pode ser reutilizado depois que terminar a feira. Uma proposta que pode até virar moda daqui pra frente”, disse.

Vantagens na utilização do cavaco de eucalipto

O cavaco de eucalipto apresenta algumas vantagens, como a versatilidade, desde a geração de energia até a produção de artesanato. Veja mais:

  • Baixo custo: O cavaco de eucalipto é um material abundante e de baixo custo, o que o torna uma boa opção para substituir a brita.
  • Sustentabilidade ambiental: O uso de cavaco de eucalipto evita a extração de brita de pedreiras.
  • Durabilidade: É um material durável que pode resistir ao tráfego de veículos pesados.
  • Redução da erosão: Ajuda a reduzir a erosão do solo, especialmente em áreas com declives.
  • Melhoria da drenagem: Ajuda a melhorar a drenagem da água, o que pode reduzir a formação de poças e lama.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Novo Sistema de Defesa Agropecuária entra em funcionamento

Published

on

Com o objetivo de modernizar e garantir mais segurança e confiabilidade nas informações dos produtores rurais, o Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), anuncia que, a partir desta segunda-feira, 15, entra em funcionamento a segunda fase do novo Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária do Tocantins (Sidato 2.0).

O sistema está sendo implementado para as espécies animal em três etapas. A primeira já foi implantada para atendimento a movimentação de abelhas, animais silvestres, codornas, emas, javali, peru e outras aves, nesta segunda fase, estará disponível exclusivamente para produtores que desejam transitar as seguintes espécies animais: equídeos, caprinos e ovinos, suínos, peixes e alevinos.

Segundo a gerente de Avaliação, Controle e Fiscalização da Adapec, Laudicéia Teles, os produtores rurais que já utilizam a plataforma Produtor Online, e que necessitam realizar a movimentação de peixes e alevinos devem recuperar a senha para acessar o novo Sidato 2.0, no endereço eletrônico http://sidato2.adapec.to.gov.br. Ao acessar a plataforma, o passo a passo para a recuperação da senha estará disponível no próprio sistema.

Leia Também:  Governo do Tocantins fomenta agronegócio e Estado se torna o maior produtor de grãos da região Norte

“Vale destacar que, neste momento, o acesso ao novo Sidato 2.0 para usuários do Produtor Online é exclusivo para produtores das espécies de peixes e alevinos”, reforçou Laudicéia.

A implantação do Sidato 2.0 traz avanços e melhorias que fortalecem o sistema de vigilância e defesa sanitária do Tocantins, pois trata-se de uma potente ferramenta de modernização e inovação tecnológica para a defesa agropecuária. A conquista é fruto de uma parceria entre a Adapec e a Agrodefesa de Goiás, formalizada por meio de termo de cooperação técnica.

Sidato 2.0

O Sidato 2.0 traz mais segurança, agilidade e modernização aos serviços prestados pela Adapec. Ele permite que serviços antes presenciais sejam realizados on-line, facilitando a rotina do produtor e do responsável técnico. A terceira e última fase da implantação do sistema está prevista para janeiro e incluirá os bovinos, bubalinos e aves.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA