GURUPI

2ª Farm Day

👨🏻‍🌾🌾 Farm Day inova com uso sustentável de cavaco de eucalipto e surpreende visitantes

Publicado em

O cavaco de eucalipto é um material abundante de baixo custo produzido pela Fazendão Agronegócio usar na própria indústria.

O uso do cavaco de eucalipto no lugar da brita, por exemplo, para forrar estradas, já foi feito em algumas regiões do Brasil e em outros países. Essa prática também foi aplicada na 2ª Farm Day, feira promovida pela Fazendão Agronegócio, na Fazenda Trindade em Cariri do Tocantins.

O material, produzido na própria Fazendão Agronegócio, foi escolhido para forrar a estrada desde a porta de entrada até o Shopping Farm Day, no galpão central. “Essa foi a alternativa mais econômica, uma vez que produzimos o cavaco para usar na indústria, e também preocupados com a sustentabilidade, o material poderá ser reaproveitado”, disse Clodoaldo Barcelos, diretor comercial da Fazendão.

A prática inovadora chamou a atenção de muitos visitantes, como a enfermeira Karielle Alves Pinheiro, que ficou surpresa logo na entrada. “Achei interessante terem usado um material que pode ser reutilizado, além de ter ficado muito bonito”, disse.

Leia Também:  Naturatins e Cooperativa celebram acordo para promover o desenvolvimento sustentável da pesca em Araguacema

A atitude inovadora também surpreendeu Gustavo Pereira, estudante de agronomia da UFT. “A iniciativa é louvável e casa com todo o sentido da feira que é promover a sustentabilidade. Esse material, o cavaco, ainda pode ser reutilizado depois que terminar a feira. Uma proposta que pode até virar moda daqui pra frente”, disse.

Vantagens na utilização do cavaco de eucalipto

O cavaco de eucalipto apresenta algumas vantagens, como a versatilidade, desde a geração de energia até a produção de artesanato. Veja mais:

  • Baixo custo: O cavaco de eucalipto é um material abundante e de baixo custo, o que o torna uma boa opção para substituir a brita.
  • Sustentabilidade ambiental: O uso de cavaco de eucalipto evita a extração de brita de pedreiras.
  • Durabilidade: É um material durável que pode resistir ao tráfego de veículos pesados.
  • Redução da erosão: Ajuda a reduzir a erosão do solo, especialmente em áreas com declives.
  • Melhoria da drenagem: Ajuda a melhorar a drenagem da água, o que pode reduzir a formação de poças e lama.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

👨🏻‍🌾🌾 Farm Day se destaca em 2024 como um dos principais eventos do agronegócio do Tocantins

Published

on

A feira reuniu quase 5 mil pessoas, entre produtores rurais, profissionais do agronegócio, expositores e visitantes.

Com a proposta de reunir em um único espaço, produtores rurais, pesquisadores, empresas do ramo do Agro para expor produtos e serviços, a 2ª Farm Day promovida pela Fazendão Agronegócio, atraiu olhares de muitas pessoas da região e também fora do estado.

Nesse ano, a feira contou com 68 expositores de diversos setores do agronegócio, como empresas de insumos agrícolas, máquinas, implementos, fornecedores, instituições financeiras, investidores, multinacionais, empresas de tecnologia no campo, apresentando suas potencialidades aos visitantes, que conheceram de perto as últimas novidades do setor, nesses dois dias (02 e 03 de fevereiro), na Fazenda Trindade, em Cariri do Tocantins.

Expositores reconhecem o sucesso da feira

Além de ser uma vitrine, a Farm Day também foi o lugar para fortalecer o relacionamento com o cliente, estabelecer networking e gerar negócios. Foi isso que fez Marcelo Dominici, proprietário do Grupo Terra Boa de Gurupi, participar pela segunda vez, expondo máquinas agrícolas. Ele conta que a movimentação desse ano, mostrou que o evento acompanhou o crescimento do agronegócio na região. “O número de expositores aumentou, a diversificação dos serviços e produtos, chamou atenção de empresas daqui e de fora. A estrutura e organização desse ano também foi muito boa, além disso a feira atingiu o objetivo de relacionamentos e networking. Tenho certeza de que todos os expositores vão colher frutos dessa parceria com a Fazendão”, disse.

E lá de São Paulo, veio Luís Eduardo Pereira, essa foi a primeira vez que ele participa de uma feira no estado. Pra ele essa foi uma oportunidade importante para conhecer o público do agro e assim conseguir mostrar o principal produto da sua empresa: o drone de pulverização S50. Um modelo de alta tecnologia que pode percorrer em média 20 hectares por hora, além disso possui câmeras frontal e traseira, radar 360, suporte RTK, 4 bicos centrífugos e com capacidade de armazenar 40 litros de produto. “O drone tem sido bem procurado porque há vantagens para o produtor que busca eficiência e precisão na aplicação de defensivos agrícolas, evitando desperdício e minimizando o impacto ambiental. A tecnologia mais uma vez tem sido grande aliada do trabalho no campo”, comentou.

Uma feira de muito conhecimento

As palestras, ministradas por especialistas renomados, abordaram temas como governança e sucessão, cenário econômico em 2024, crimes ambientais e o mercado de commodities.

Leia Também:  Sics encerra participação na Agrosudeste com mesa redonda sobre os Elos da Cadeia Produtiva da Agricultura

No último dia, o público conferiu de perto a expertise do economista Pablo Spyer, também conhecido como ‘O Tourinho de Ouro’. Com mais de 30 anos de experiência no mercado de capitais, Pablo trouxe um panorama do que deve ser o cenário econômico no país e no mundo.

Pela primeira vez no norte do País, Pablo mostrou aos empresários e produtores como é importante analisar o cenário econômico, para ter assertividade nas decisões. “É uma honra ter sido convidado pela Fazendão e o Sebrae para participar dessa feira. Aqui foi uma grande oportunidade de apresentar as perspectivas econômicas no mundo e no Brasil. É importante entender como os países desenvolvidos vão desacelerar agora em 2024 e como isso vai interferir diretamente nos PIB’s, que devem encolher. Com essas informações, o produtor tem condições de tomar uma decisão mais coerente diante do mercado”, ressaltou.

Leilão Nelore Fazendão alcança marca histórica

O Leilão foi a última atividade da feira, no dia 03 de fevereiro. Com transmissão ao vivo do canal Terra Viva e do portal Estância Bahia (pelo aplicativo EBLWeb), foram ofertados 80 touros P.O. padrão e mocho, da Fazenda Trindade. Daniel Gaia, um dos organizadores, comentou que o leilão alcançou a marca de aproximadamente 30 mil reais, a média de cada touro leiloado. “Aqui tivemos um evento com liquidez total, pista limpa e 100% de vendas. Fizemos um marco histórico dentro da pecuária tocantinense e em um momento que o setor passa por uma certa dificuldade. Eu costumo dizer que assim como a genética melhoradora da semente de soja está para a produtividade da lavoura, o touro nelore melhorador está para a produtividade do bezerro pesado, da fêmea fértil, da fêmea precoce. Com tudo isso que vimos aqui, podemos dizer que o mercado mais uma vez reconheceu a genética do Nelore Fazendão, levando para sua fazenda, o touro reprodutor que vai melhorar o rebanho”, finalizou.

Ao arrematar o último lote do leilão, o produtor rural Ricardo Jesus de Oliveira, ficou surpreso com a qualidade dos animais e garantiu os exemplares para sua fazenda, que fica em Porto Nacional. “Foi o melhor lote de todo o leilão. Quando vimos o touro, a qualidade da genética, sustentamos os lances até vencer. O que procuramos para o nosso rebanho é isso, um animal de qualidade com a genética que promova a qualidade do nosso gado”, comentou.

Leia Também:  Estande do Tocantins na ABAV Expo 2023 atrai milhares de visitantes

  Apoio e fortalecimento das Mulheres do Agro

Essa foi a primeira vez que uma feira de agronegócios no estado, teve em sua programação o ‘Encontro das Mulheres do Agro’. Uma oportunidade que a produtora rural Isoele Batista, também integrante do grupo “Elas fazem o Agro”, definiu como uma ação de fortalecimento para o movimento. “Fico imensamente feliz pelo espaço que a Fazendão nos proporcionou nessa feira. Um momento que nos mostrou que temos assumido mais funções na administração, no manejo e também nas pesquisas. Esse encontro mostrou que temos muito para contribuir com o setor”, disse.

Ana Clara Carassa tem 21 anos e já atua diretamente nos negócios da família, na parte comercial e administrativa. O Grupo Atlântida trabalha há 25 anos com a produção de soja, milho, algodão, arroz, pecuária de corte, peixe e floresta, nos estados do Tocantins e Bahia. “Eu iniciei nessa jornada com 12 anos de idade, fui sempre incentivada pelos meus pais e agradeço por essa oportunidade. Hoje percebo o quanto nós mulheres podemos contribuir com nosso jeito feminino de ser na agricultura e na pecuária, seja dentro das fazendas ou nos escritórios”, disse.

Além disso, a presença feminina tem também se fortalecido frente as entidades do setor, como por exemplo, a presidência da Aprosoja Tocantins – Associação do Produtores de Soja e Milho, que hoje é ocupada pela produtora rural Caroline Barcellos. Ela é a primeira mulher a presidir a entidade desde a fundação da Aprosoja Brasil, em 1990. “Já tenho participado da associação há um bom tempo e com isso construí uma trajetória. Hoje nós temos uma diretoria mista, onde mostra que a união de homens e mulheres pode contribuir com suas forças, trazendo suas ideias. A diversidade vai fazer com que a gente se desenvolva mais”, comentou.

  Farm Day 2025

Para o ano que vem, a organização já estuda a ampliação do espaço para receber mais produtores rurais. Segundo Júnior Lainetti, um dos organizadores da feira, já foi iniciado um pré-cadastro para o ano que vem. “Estamos prevendo a ampliação da área do evento, porque o nosso foco é trazer produtores rurais de São Paulo, Goiás, do Pará, do Maranhão e outras regiões do Tocantins”, comentou.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA