GURUPI

DETRAN/TO

Governo do Tocantins inicia tratativas para atuação integrada na Romaria do Senhor do Bonfim

Publicado em

Nesta sexta-feira, 26 de junho, o Governo do Tocantins deu início às tratativas institucionais e alinhamento das ações integradas necessárias à realização da tradicional Romaria do Senhor do Bonfim, no município de Natividade. A reunião aconteceu no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos e foi conduzida pelo Presidente do Detran/TO, Hercy Filho.

A magnitude do evento exige uma atuação coordenada entre diversos órgãos estaduais, desde os órgãos de segurança pública e defesa civil, saúde e atendimento emergencial, infraestrutura e logística, mobilidade e transporte, saneamento e abastecimento, turismo e promoção institucional, cultura e preservação das tradições, comunicação social, apoio social aos romeiros e visitantes até tecnologia e suporte operacional para todo o período dos festejos.

O apoio à Romaria acontece por entender que o festejo faz parte da tradição popular tocantinense. Para este ano, a expectativa é de aumento na quantidade de romeiros e também no auxílio e suporte dado ao evento.

“O Governador Wanderlei Barbosa pediu empenho de todo o secretariado, para, em suas atribuições, permitir que os romeiros encontrem um ambiente adequado e que esteja a contento dessa grande celebração de fé e devoção. Queremos tornar a experiência dos romeiros mais segura, acolhedora e eficiente”, ressaltou o presidente do Detran, Hercy Filho.

Leia Também:  Tocantins apresenta avanços em evento da Reset COP30, em São Paulo

Na reunião, o Reitor do Santuário do Senhor do Bonfim, Padre Leomar Sousa, pontuou os ganhos de qualidade da romaria com a atuação do Estado, sobretudo no apoio aos romeiros, segurança, acesso à internet e organização do espaço. “Contamos com o apoio do governo para que a romaria deste ano seja ainda melhor, com cada órgão atento às suas atribuições e contribuindo para o bom andamento da Festa do Bonfim”, destacou o Padre Leomar.

Ações em andamento

O planejamento das ações do governo já está em andamento, com os pontos de apoio aos romeiros, direcionamento de equipes de segurança e saúde, infraestrutura e tendas, segurança viária, disponibilidade de efetivos do corpo de bombeiros e segurança pública, com o propósito de garantir o cuidado com a população nesta importante tradição do estado.

Senhor do Bonfim

Os Festejos do Senhor do Bonfim incluem novenas, missas campais e peregrinação de milhares de fiéis aos pontos de devoção em Natividade e é considerada a maior manifestação religiosa do Estado do Tocantins, atraindo anualmente milhares de romeiros, turistas e visitantes de diversas regiões do Brasil. Os festejos têm início no dia 6 de agosto e seguem até o dia 17.

Leia Também:  Senador Eduardo Gomes participa de cavalgadas em Gurupi, Pugmil e Barrolândia e destaca fortalecimento das tradições no Tocantins

História

A tradição da Romaria do Bonfim teve início no ano de 1750, a partir de uma imagem de Cristo Crucificado, encontrada por um vaqueiro em um tronco, na zona rural de Natividade, na região do povoado Bonfim. O sertanejo então levou a imagem para sua casa e no dia seguinte, ela teria desaparecido misteriosamente, ressurgindo no mesmo lugar em que fora encontrada no dia anterior.

O retorno misterioso de Jesus Cristo crucificado representou para muitos uma espécie de milagre. A partir disso, a comunidade passou a considerar a imagem sagrada e ergueu um santuário no mesmo local onde foi encontrada, construindo a primeira capela no povoado ainda em 1750. A fé reforçada pela figura recém-chegada no município de Natividade, atraiu devotos de todas as regiões do Tocantins, construindo nas redondezas do local um pequeno povoado, que carrega até hoje o nome de seu fundador: “Bonfim”.

Advertisement

TOCANTINS

Tocantins Amigo do Pet chega a Gurupi e amplia rede de cuidado animal com castrações gratuitas e ações educativas

Published

on

O cuidado com os animais começou pelas salas de aula em Gurupi. Antes da realização de consultas e cirurgias, uma mensagem já era levada às escolas municipais: cuidar dos animais também é uma forma de cuidar da sociedade. Com essa proposta, o programa Tocantins Amigo do Pet iniciou uma nova etapa de atuação no Estado, com a abertura oficial realizada nesta sexta-feira, 26, no Centro de Controle de Zoonoses do município.

O evento contou com a participação da prefeita de Gurupi, Josi Nunes; do deputado estadual Eduardo Fortes; do secretário municipal de Saúde, Ricardo Silva; além de representantes das instituições parceiras na execução do programa, de integrantes do Grupo de Operações com Cães (GOC) da Polícia Militar e moradores do município.

Idealizada pela primeira-dama do Tocantins, Karynne Sotero, a iniciativa chega a Gurupi com a previsão de realizar cerca 400 consultas e 360 castrações gratuitas de cães e gatos, ampliando o acesso da população a um serviço considerado essencial para o controle populacional e a promoção do bem-estar animal. Ao longo da programação, que segue até domingo, 28, mais de 20 profissionais estarão envolvidos, oferecendo serviços voltados à saúde, ao cuidado e à orientação dos tutores.

O Tocantins Amigo do Pet é uma iniciativa coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins (Semarh), desenvolvida em parceria com a Prefeitura de Gurupi, o Instituto Pizada, responsável pela execução do programa, e o Comitê Pró-Animais do Tocantins. A ação também recebe apoio de recursos oriundos de emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual Eduardo Fortes.

Leia Também:  Senador Eduardo Gomes participa de cavalgadas em Gurupi, Pugmil e Barrolândia e destaca fortalecimento das tradições no Tocantins

A união de esforços entre Estado, município e entidades da causa animal tem permitido levar atendimento especializado para diferentes regiões do Tocantins. Antes de Gurupi, o programa já passou por Aliança do Tocantins, Dianópolis, Palmeirópolis, Colinas do Tocantins, Paranã, Natividade, Augustinópolis e Araguatins.

Parceria que fortalece a causa animal

A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, destacou que iniciativas como o Tocantins Amigo do Pet representam avanços na construção de políticas públicas voltadas à proteção animal. Segundo a gestora, a parceria entre o Governo do Estado e parlamentares que destinam recursos tem ampliado o acesso da população às castrações gratuitas e fortalecido as ações de controle populacional de cães e gatos.

Josi Nunes também ressaltou o papel da primeira-dama Karynne Sotero na defesa da causa animal e na expansão do programa pelos municípios tocantinenses. “A primeira-dama abraçou essa causa com muito carinho. Quando um líder assume uma causa, isso faz toda a diferença. Foi esse compromisso com a causa animal que permitiu levar esse trabalho aos municípios, beneficiando tantas famílias e seus animais”, afirmou.

Educação para formar uma geração mais consciente

Como parte da programação do Tocantins Amigo do Pet, a Semarh realizou, na quinta-feira, 25, uma ação educativa em cinco escolas municipais de Gurupi, alcançando cerca de 300 crianças com idade entre 8 e 10 anos.

Por meio de atividades lúdicas e do uso de materiais informativos, como revistas produzidas com linguagem adequada à faixa etária dos estudantes, a ação levou às crianças informações sobre adoção responsável, a importância da castração, a prevenção aos maus-tratos e o respeito aos animais.

Leia Também:  Atacante do São Paulo, Danilo Gomes, visita projeto esportivo do Governo do Tocantins

Para a diretora da Escola Municipal Doutor Ulisses Guimarães, Kelly Regina Silva Miranda Barbosa, a iniciativa contribui para a formação cidadã dos alunos ao trabalhar valores como responsabilidade, empatia e cuidado. “Esse projeto é muito importante para a nossa cidade e contribui para que nossas crianças cresçam conscientes dos cuidados que devemos ter com os animais domésticos e também com aqueles que vivem nas ruas”, destacou.

A palestrante da Semarh, Samara Almeida, reforçou que a educação é uma das principais ferramentas para transformar a relação entre pessoas e animais. “Conversar com as crianças sobre adoção responsável, castração e respeito aos animais é investir na formação de cidadãos mais conscientes. Quando elas compreendem desde cedo que os animais são seres que merecem cuidado e respeito, tornam-se multiplicadoras desse conhecimento dentro de casa e também na comunidade. A educação é uma das ferramentas mais eficazes para prevenir os maus-tratos e construir uma cultura de responsabilidade e bem-estar animal para as próximas gerações”, ressaltou.

Karynne Sotero pontuou que o Tocantins Amigo do Pet representa um avanço nas políticas de proteção animal ao integrar atendimento veterinário e educação, ampliando o cuidado para além dos procedimentos clínicos. “Quando levamos essa mensagem para as escolas, ajudamos a formar uma geração mais consciente, que entende que a proteção animal também faz parte da construção de uma sociedade melhor. Esse trabalho é resultado da união de esforços entre o Governo do Estado, municípios, parlamentares e instituições que acreditam nessa causa”, afirmou.

Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA