O Governo do Tocantins, por meio da Escola Superior de Gestão Penitenciária e Prisional (Esgepen), vinculada à Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), concluiu nesta semana mais uma etapa do Curso de Integração e Aperfeiçoamento Policial (Ciap) em Araguaína. A formação, com carga horária de 60 horas, capacitou ao todo 28 alunos, entre policiais penais e guardas municipais de Araguaína, servindo como ferramenta estratégica de nivelamento para a melhoria do sistema prisional, em consonância com as diretrizes do plano Pena Justa.
O curso teve como objetivo central atualizar e integrar conhecimentos jurídicos, técnicos e operacionais, assegurando a padronização de procedimentos no âmbito da segurança pública tocantinense. As instruções foram ministradas por especialistas da própria Esgepen e do Grupo de Operações Penitenciárias Especiais (Gope) da Polícia Penal.
O secretário de Estado da Cidadania e Justiça, Hélio Marques, esteve na formatura da turma e afirmou que “a conclusão deste curso fortalece e une as forças de segurança do estado. Ao integrarmos a Polícia Penal e a Guarda Municipal de Araguaína em um mesmo treinamento, garantimos uma atuação muito mais eficiente, harmônica e alinhada às diretrizes de proteção aos direitos do cidadão”, ressaltou.
A ementa do curso foi organizada para garantir a padronização dos procedimentos operacionais. Na disciplina Fundamentos Institucionais e Jurídicos, os servidores passaram por módulos de ética, disciplina e responsabilidade funcional, com foco na atuação correcional e na aplicação dos Direitos Humanos nas custódias sensíveis.
A parte técnica concentrou-se nos eixos de Procedimentos Operacionais e Armamento e Tiro. As instruções incluíram Técnicas de Escolta (abordagem, revista e contraemboscada) e Direção Defensiva e Ofensiva aplicada ao serviço policial. Já a disciplina de Tiro Prático focou no aperfeiçoamento do saque operacional, empunhadura e recargas táticas e emergenciais.
A gerente da Esgepen e coordenadora pedagógica do curso, Cristiane Bezerra, enfatizou o papel da instituição no fortalecimento da segurança pública como um todo. “Nossa missão vai além de formar e atualizar a Polícia Penal. Entendemos que a segurança é sistêmica e, por isso, a Esgepen cumpre o papel fundamental de contribuir com as demais forças de segurança do Estado “, afirmou.
A comandante da Guarda Municipal de Araguaína, Isabela Arruda, destacou o nível de excelência metodológica oferecido pelo Estado. “A capacitação aprimorou expressivamente o nosso setor operacional por contar com instrutores de elevado conhecimento técnico. Ao longo destes dias de treinamento integral, conseguimos elevar o padrão das nossas táticas e procedimentos operacionais. O resultado desse investimento é uma segurança pública mais qualificada nas ruas, beneficiando diretamente a população local”, concluiu.