GURUPI

SAÚDE PUBLICA

Hanseníase

Publicado em

Em alusão à Campanha Janeiro Roxo, que promove o combate da hanseníase, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) promoverá nos dias 17 e 23 de janeiro, as ações “Dia D da Hanseníase” e a “1ª Corrida Nacional – Todos Contra a Hanseníase”, em Palmas e Porto Nacional.

 

Conduzidas pela Coordenação Estadual da Hanseníase da SES-TO, as ações estratégicas visam proporcionar à população, conscientização sobre a hanseníase, combate ao preconceito e o cuidado à saúde.

 

Em Palmas, o Dia D possibilitará o fortalecimento das atividades de prevenção, diagnóstico precoce, acompanhamento, avaliação e concessão de alta para pacientes. As atividades previstas são: realização de consultas com a equipe multiprofissional; avaliações clínicas; orientações em saúde; e encaminhamentos quando necessário.

 

Em Porto Nacional, a 1ª Corrida Nacional – Todos Contra a Hanseníase é solidária, realizada para reforçar a conscientização sobre a doença. Aberto para o público, os participantes devem levar 1 kg de alimento não perecível e comparecer vestidos de branco ou roxo, cores que simbolizam a luta contra a hanseníase.

Leia Também:  Governo do Tocantins viabiliza cirurgia facial inédita no HGP

 

Serviço

O que: Dia D da Hanseníase – Janeiro Roxo 2026

Quando: 17 de janeiro de 2026 (Sábado)

Hora: 08h às 18h

Público Alvo: Pessoas que tiveram contato com pacientes diagnosticados com hanseníase e pacientes que já finalizaram o tratamento, mas aguardam a avaliação para concessão de alta.

Local: Unidade de Saúde da Família (USF) Bela Vista, Palmas – TO.

 

Serviço

O que: 1ª Corrida Nacional – Todos Contra a Hanseníase

Quando: 23 de janeiro de 2026 (Sexta-feira)

Hora: 18h

Público Alvo: Aberto para toda a população

Local: Orla de Porto Nacional, Porto Nacional- TO.

Informações: O percurso será 3 km, haverá brindes e sorteios. Para participar, é preciso entregar 1 kg de alimento não perecível no dia do evento e ir com blusa branca ou roxa. Os interessados podem se inscrever previamente no link: https://viaesporte.com/evento/1-corrida-nacional-todos-contra-a-hanseniase ou Whatsapp (63) 99217-9684.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

SAÚDE

Governo do Tocantins entrega órteses no Centro Estadual de Reabilitação

Published

on

Atendendo ao compromisso de ampliar a acessibilidade à população, o Governo do Tocantins realizou, na quinta-feira, 15, a primeira entrega de órteses de 2026 no Centro Estadual de Reabilitação de Palmas (CER III). Na ocasião, dez pacientes pediátricos moradores da Capital foram beneficiados com os dispositivos, que proporcionam mais mobilidade e qualidade de vida.

Com a viabilização da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), no dia 8 de janeiro de 2026 também foram entregues 14 próteses a pacientes do CER III, todas disponibilizadas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, celebrou a ação. “Proporcionar essa entrega é muito importante, pois possibilita maior acessibilidade às crianças atendidas. Esta foi apenas a primeira entrega de órteses do ano, e outras ações estão previstas para beneficiar ainda mais pacientes da rede pública de saúde”, afirmou.

A estudante Ester de Sousa Lopes, de 12 anos, ficou muito contente com a nova órtese recebida. “Eu gostei muito da minha órtese, ela é linda e colorida. A minha anterior estava pequena para mim, e agora vou poder doá-la para outra criança”, contou.

Leia Também:  Hospital e Maternidade Dona Regina inicia vacinação de palivizumabe

O paciente do CER III de Palmas, Hector Rodrigues Oliveira, de 10 anos, também comemorou. “É a segunda vez que recebo uma órtese e agora estou muito feliz com essa nova. Com ela, posso andar de bicicleta e ir para a escola”, relatou.

A fisioterapeuta do CER III, Fabiana Siqueira, destacou os benefícios dos dispositivos. “As órteses melhoram a mobilidade, o caminhar do paciente e proporcionam mais independência. Além disso, os processos para concessão de próteses e órteses estão menos demorados, o que é muito positivo para todos”, explicou.

Ana Beatriz, mãe do pequeno Carlos Eduardo, ressaltou a qualidade do atendimento. “Meu filho tem dois anos e esta é a primeira vez que ele recebe uma órtese. Ficamos muito satisfeitos com o acompanhamento no CER, onde ele faz fisioterapia e terapia ocupacional. Gostamos muito daqui”, afirmou.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA