GURUPI

Enem 2025

Educação disponibiliza videoaulas para estudantes que estão se preparando para as provas do Enem e do Exato

Publicado em

Com a aproximação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas provas serão realizadas nos dias 9 e 16 de novembro, e do Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins (Exato), que acontece no dia 19 de outubro, acelera a procura dos estudantes pelas aulas específicas. O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), disponibiliza o #ToNoEnem, com aulas on-line ao vivo e gravadas, produzidas e transmitidas pelo Centro de Mídias Educacionais do Tocantins. Também estão disponíveis aulas destinadas aos alunos que se preparam para o exame do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), edição 2025, cujas provas serão realizadas no período de 20 a 31 de outubro.

As aulas ficam disponíveis na plataforma YouTube do Centro de Mídias do Tocantins. Para os estudantes que estão se preparando para o Enem, as aulas acontecem ao vivo, às 19 horas, e na ocasião, os participantes podem tirar dúvidas. Para ter acesso às aulas, os interessados precisam apenas acessar o canal. E já estão disponíveis aulas de Redação, Matemática, Química, Literatura, História, Filosofia, Física, Biologia, Língua Portuguesa e Artes.

Leia Também:  Em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, estudantes surdos participam de atividade na Assembleia Legislativa

Na manhã desta quinta-feira, 2, o professor Lucas Semani ministrou uma aula de Matemática destinadas aos estudantes do 9º ano do ensino fundamental, que estão se preparando para as provas do Saeb.

Nesta quinta-feira, às 19 horas, haverá aulas de Biologia e de Química, com os professores Felipe Perin e Carla.

Iane Dias de Oliveira, gerente do Ensino Médio da Seduc, fala sobre os materiais de estudos.  “Os cadernos do programa #ToNoEnem são utilizados nas aulas do Centro de Mídias, tendo como foco a resolução de questões. A novidade, deste ano, é que nos cadernos têm seleção de conteúdos e questões tanto para o Enem quanto para o Exato”, explicou.

Advertisement

EDUCAÇÃO

Governo do Tocantins amplia educação em tempo integral e registra aumento de 148% no número de unidades de ensino

Published

on

O Governo do Tocantins registra aumento de 148% no número de escolas estaduais de tempo integral, entre 2022 e 2026, passando de 48 para 119 unidades, ampliando o acesso dos estudantes a uma formação que integra ensino, esporte, cultura e desenvolvimento integral.
A expansão da modalidade ocorreu tanto pela construção de novas unidades quanto pela adequação de estruturas já existentes. Entre 2022 e 2026, foram inauguradas dez escolas de tempo integral nos municípios de Palmas, Araguaína, Araguatins, Itaguatins, Alvorada, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso e Ananás, criando 5.343 novas vagas para estudantes da rede estadual. No mesmo período, outras 64 unidades foram transformadas para o modelo de tempo integral, ampliando a presença da modalidade em todas as regiões do estado. O processo de expansão continua com a construção de cinco novas escolas em Luzimangues, Palmas, Gurupi e Guaraí, que deverão ofertar mais 2.380 vagas após a conclusão das obras.

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, destaca que a educação tem sido uma das prioridades da gestão estadual. “Investimentos em novas escolas, reformas, ampliação do ensino em tempo integral e melhoria da estrutura das unidades mostram o compromisso do nosso governo com os estudantes, professores e toda a comunidade escolar”.

Leia Também:  Em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, estudantes surdos participam de atividade na Assembleia Legislativa

Infraestrutura em todas as regiões

A ampliação da educação integral foi acompanhada por um amplo programa de modernização da rede estadual. Nos últimos quatro anos, o Governo do Tocantins concluiu 201 obras em 150 unidades de ensino distribuídas por 73 municípios, totalizando investimentos superiores a R$ 243,4 milhões.

As intervenções contemplaram construção de novas escolas, e somam mais de 300 unidades escolares com reformas gerais, além de ampliações, adequações estruturais, modernização das instalações elétricas, implantação de refeitórios, laboratórios, bibliotecas, quadras esportivas, ambientes administrativos e melhorias voltadas à acessibilidade e segurança. Os investimentos alcançaram todas as Diretorias Regionais de Educação do estado.

A secretária de Estado da Educação, Celestina Maria de Souza, ressalta que a melhoria da infraestrutura tem contribuído diretamente para o fortalecimento do ensino e para a ampliação da permanência dos estudantes na escola. “A expansão da educação em tempo integral e os investimentos em infraestrutura fazem parte de uma política permanente de fortalecimento da rede estadual. Estamos ampliando o acesso, qualificando os ambientes de ensino e criando condições cada vez mais favoráveis para o desenvolvimento educacional dos estudantes tocantinenses”, enfatiza a secretária.

Leia Também:  Prêmio Escola que Transforma recebe inscrições de mais de dois mil projetos

Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA