GURUPI

Governo do Tocantins

Governador em exercício Laurez Moreira participa de missa solene em Natividade na celebração da padroeira do Tocantins

Publicado em

O governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira, acompanhado de sua esposa, a desembargadora Ângela Prudente, participou, nessa segunda-feira, 8, em Natividade, da missa solene em honra a Nossa Senhora da Natividade, padroeira do estado. A celebração marcou o encerramento do novenário iniciado em 30 de agosto e reuniu milhares de fiéis, autoridades religiosas, civis e políticas.

Na ocasião, Laurez Moreira ressaltou a importância da festividade para a identidade do Tocantins. “Celebrar Nossa Senhora da Natividade é enaltecer a história, a cultura e a fé do povo tocantinense. Natividade é o berço cultural do nosso estado e, por isso, estar aqui junto ao nosso povo é uma forma de reafirmar nossas raízes e nossa devoção. A padroeira nos inspira a cuidar do estado com amor, fé e esperança em dias melhores para todos”, enfatizou.

A missa foi presidida pelo bispo diocesano de Porto Nacional, Dom José Moreira, que expressou sua alegria em viver esse momento. “Nossa Senhora da Natividade é a mãe de Jesus e a padroeira desta terra, onde nasceu a história do estado. Ver a fé desse povo é uma honra e motivo de gratidão”, destacou.

Leia Também:  Primeira-dama Karynne Sotero prestigia formatura de patrulheiros rodoviários e destaca segurança pública como prioridade do Governo do Estado

Presente há mais de três décadas em Natividade, o monsenhor Joatan Bispo Macedo, recordou a trajetória da devoção mariana e sua importância cultural. “Natividade é o continente que guarda os conteúdos históricos, religiosos e culturais desta terra. A invocação de Nossa Senhora da Natividade foi a primeira nestas plagas, ainda no século XVIII, entre escravos, indígenas, vaqueiros e colonos. Por isso, quando o Tocantins foi criado, era natural que ela se tornasse a padroeira do estado. Essa festa não é apenas religiosa, mas também cultural, porque reúne a identidade e a força do nosso povo”, pontuou.

O pároco de Dianópolis, padre Eldinei Carneiro, também evidenciou o simbolismo da celebração. “Celebrar Nossa Senhora da Natividade é festejar o nascimento de Maria e, nela, o nascimento da fé que sustenta o nosso povo. Esta devoção, oficializada em 1992 pelo Papa João Paulo II, lembra nossas origens, nossa cultura e nossa religiosidade. Nossa Senhora da Natividade é a mãe do Tocantins e sua festa é expressão da união entre fé, história e esperança do nosso povo”, salientou.

Leia Também:  Adapec orienta promotores de feiras agropecuárias e cavalgadas sobre legislação de bem-estar animal

Participaram da celebração o prefeito de Natividade, Thiago Cerqueira; o senador da República, Irajá Abreu; o deputado estadual Gutierres Torquato; o vereador de Palmas Walter Viana; e os vereadores de Gurupi André Caixeta e Pedro Morais.

História da padroeira

A devoção a Nossa Senhora da Natividade tem origem no século XVIII, quando a imagem foi trazida por colonizadores portugueses para a região que hoje é o município de Natividade, em 1735. Em 1992, a pedido da Diocese de Porto Nacional, o Papa João Paulo II declarou oficialmente Nossa Senhora da Natividade como padroeira do estado.

O Tocantins é o único estado brasileiro que tem Nossa Senhora da Natividade como padroeira. A festa é celebrada no dia 8 de setembro, nove meses após a Imaculada Conceição (8 de dezembro), reforçando o simbolismo do nascimento e da esperança.

Advertisement

TOCANTINS

Governador Wanderlei Barbosa realiza visita institucional à unidade do PronTO em Araguaína e destaca modernização dos serviços públicos

Published

on

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, realizou uma visita institucional, nesta sexta-feira, 26, à unidade do Programa de Atendimento ao Cidadão (PronTO), em Araguaína, para acompanhar o funcionamento dos serviços oferecidos à população. A agenda reforça o compromisso do Governo do Tocantins com a modernização da gestão pública, ampliando o acesso aos serviços essenciais por meio de um atendimento mais ágil, integrado e humanizado, além de fortalecer a oferta de serviços públicos de qualidade em todas as regiões do estado.

Na ocasião, o governador Wanderlei Barbosa destacou que o investimento em estruturas modernas fortalece a qualidade dos serviços oferecidos à população. “O PronTO representa uma nova forma de atender o cidadão, reunindo diversos serviços em um só lugar, com qualidade, conforto e agilidade. Nosso compromisso é investir em uma gestão moderna, que facilite a vida das pessoas e aproxime cada vez mais o Governo da população”, afirmou.

Sob a coordenação da Secretaria de Estado da Administração (Secad), o secretário Paulo César Benfica Filho destacou que o PronTO tem ampliado a eficiência dos serviços públicos em todas as regiões onde foi implantado. “O PronTO foi planejado para oferecer mais praticidade ao cidadão, reunindo diferentes órgãos em um único espaço, com estrutura moderna, acessível e atendimento humanizado. Esse modelo reduz o tempo de espera, simplifica processos e fortalece a transformação dos serviços públicos no Tocantins”, reforçou.

Leia Também:  Jucetins realiza pesquisa de satisfação 2026

Unidade de Araguaína

Em funcionamento no Lago Center Shopping desde novembro de 2025, a unidade do PronTO em Araguaína já realizou até o momento 92.255 atendimentos. Somente entre janeiro e junho de 2026, foram registrados 76.706 atendimentos, com média diária de 800 a 900 usuários.

A unidade reúne mais de 500 serviços, oferecidos por 18 órgãos e departamentos, distribuídos em cerca de 62 guichês de atendimento. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 8h às 12h, e conta com um ambiente climatizado e acessível, além de garantir duas horas de estacionamento gratuito aos usuários.

A enfermeira Gislaine Aparecida Vilela Correia Labre, que acompanhava pacientes durante o encaminhamento de processos para solicitação de medicamentos de alto custo, destacou a praticidade da estrutura. “O ambiente é organizado, climatizado e acolhedor. Hoje conseguimos dar andamento aos processos dos pacientes que acompanhamos de forma rápida, sem precisar nos deslocar a diferentes órgãos. Isso representa mais agilidade para quem depende desses atendimentos”, relatou.

Leia Também:  Adapec promove reunião avaliativa com colaboradores pós-auditoria da missão do México Caixa de entrada

O PronTO Araguaína possui a Sala Azul, espaço especialmente preparado para o acolhimento de crianças neurodivergentes, proporcionando um atendimento mais inclusivo e humanizado. O local também conta com um posto de coleta da Hemorrede Tocantins, ampliando o acesso à doação de sangue na região norte do estado.

PronTO

Principal programa de atendimento ao cidadão do Governo do Tocantins, o PronTO reúne, em um único ambiente, centenas de serviços prestados por órgãos estaduais, municipais e federais. Com unidades em Araguaína, Gurupi e Porto Nacional, o programa contabilizou, em 2025, mais de 398 mil atendimentos e cerca de 952 mil serviços prestados, consolidando-se como uma das principais iniciativas de modernização da administração pública estadual.

O PronTO oferece serviços como emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), emissão de passaporte, do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran),  do Sistema Nacional de Emprego (Sine), do Procon Tocantins, da Assistência Farmacêutica Estadual, entre outros, fortalecendo a integração dos atendimentos e facilitando o acesso da população aos serviços públicos.

Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA