GURUPI

Governo do Tocantins

Governo do Tocantins participa da abertura do rodeio da 42ª ExpoAgro Miracema

Publicado em

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), participou nesta quinta-feira, 24, da abertura oficial da 42ª ExpoAgro Miracema 2025. Na ocasião, o governador Wanderlei Barbosa foi representando pelo secretário da Setur, Hercy Filho.

O evento contou ainda com a participação do Secretário da Agricultura e Pecuária (Seagro), Jaime Café, do presidente do Sindicato Rural de Miracema, Fred Sodré, além de autoridades locais e estaduais.  A abertura do rodeio foi seguida pelo show do cantor Zé Vaqueiro, que atraiu um grande público e marcou um dos momentos mais esperados da programação.

A ExpoAgro Miracema 2025 teve início no dia 20 de abril e segue até sábado 26, com uma diversificada programação, a exemplo de cavalgada pelas ruas da cidade, missas, shows de vários artistas, escolha Rainha Expo, rodeio. A programação será encerrada neste sábado, 26, com atração nacional de Cleber & Cauan e Single Live, fechando uma das maiores edições da ExpoAgro

Para o presidente do Sindicato Rural de Miracema, Fred Sodré, a realização da ExpoAgro 2025 só foi possível graças à união de esforços entre o setor produtivo e o poder público. Segundo ele, o apoio do Governo do Estado foi fundamental para o sucesso da feira. “A parceria com o Governo do Tocantins tem sido essencial. O apoio das Secretarias de Agricultura e Turismo fortalece ainda mais a ExpoAgro e demonstra o compromisso da gestão estadual com o desenvolvimento do nosso município e da agropecuária tocantinense como um todo”, afirmou.

Leia Também:  Academia de Formação de Bombeiros Militar inicia CHOA 2023

O Secretário da Agricultura, Jaime Café, destacou a importância da ExpoAgro como espaço de valorização do produtor rural e de troca de experiências entre os diversos segmentos do agronegócio. “Estamos presentes em Miracema representando um governo que acredita no campo. O Governador Wanderlei

Barbosa tem sido um aliado dos produtores, nos dando total apoio para implantar políticas públicas que fortalecem o setor. Eventos como este demonstram a força e a resiliência do agronegócio tocantinense”, ressaltou.

Representando o Governador Wanderlei Barbosa, o Secretário do Turismo, Hercy Filho, pontuou o papel do turismo rural como um eixo complementar ao desenvolvimento econômico nas regiões do interior. “O turismo e o agronegócio caminham juntos, gerando emprego, renda e oportunidades. A ExpoAgro é uma vitrine das nossas potencialidades, e o Governador Wanderlei Barbosa tem sido um grande incentivador dessa integração entre setores. Miracema está de parabéns por manter viva essa tradição com tanto profissionalismo e calor humano”, completou.

                                                                           

Leia Também:  Governo do Tocantins abre inscrições nesta quinta-feira,30, para a etapa de Araguaína da Copa Cerrado de Futsal Estudantil

Advertisement

TOCANTINS

Tocantins Amigo do Pet chega a Gurupi e amplia rede de cuidado animal com castrações gratuitas e ações educativas

Published

on

O cuidado com os animais começou pelas salas de aula em Gurupi. Antes da realização de consultas e cirurgias, uma mensagem já era levada às escolas municipais: cuidar dos animais também é uma forma de cuidar da sociedade. Com essa proposta, o programa Tocantins Amigo do Pet iniciou uma nova etapa de atuação no Estado, com a abertura oficial realizada nesta sexta-feira, 26, no Centro de Controle de Zoonoses do município.

O evento contou com a participação da prefeita de Gurupi, Josi Nunes; do deputado estadual Eduardo Fortes; do secretário municipal de Saúde, Ricardo Silva; além de representantes das instituições parceiras na execução do programa, de integrantes do Grupo de Operações com Cães (GOC) da Polícia Militar e moradores do município.

Idealizada pela primeira-dama do Tocantins, Karynne Sotero, a iniciativa chega a Gurupi com a previsão de realizar cerca 400 consultas e 360 castrações gratuitas de cães e gatos, ampliando o acesso da população a um serviço considerado essencial para o controle populacional e a promoção do bem-estar animal. Ao longo da programação, que segue até domingo, 28, mais de 20 profissionais estarão envolvidos, oferecendo serviços voltados à saúde, ao cuidado e à orientação dos tutores.

O Tocantins Amigo do Pet é uma iniciativa coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins (Semarh), desenvolvida em parceria com a Prefeitura de Gurupi, o Instituto Pizada, responsável pela execução do programa, e o Comitê Pró-Animais do Tocantins. A ação também recebe apoio de recursos oriundos de emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual Eduardo Fortes.

Leia Também:  Governo do Tocantins abre inscrições nesta quinta-feira,30, para a etapa de Araguaína da Copa Cerrado de Futsal Estudantil

A união de esforços entre Estado, município e entidades da causa animal tem permitido levar atendimento especializado para diferentes regiões do Tocantins. Antes de Gurupi, o programa já passou por Aliança do Tocantins, Dianópolis, Palmeirópolis, Colinas do Tocantins, Paranã, Natividade, Augustinópolis e Araguatins.

Parceria que fortalece a causa animal

A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, destacou que iniciativas como o Tocantins Amigo do Pet representam avanços na construção de políticas públicas voltadas à proteção animal. Segundo a gestora, a parceria entre o Governo do Estado e parlamentares que destinam recursos tem ampliado o acesso da população às castrações gratuitas e fortalecido as ações de controle populacional de cães e gatos.

Josi Nunes também ressaltou o papel da primeira-dama Karynne Sotero na defesa da causa animal e na expansão do programa pelos municípios tocantinenses. “A primeira-dama abraçou essa causa com muito carinho. Quando um líder assume uma causa, isso faz toda a diferença. Foi esse compromisso com a causa animal que permitiu levar esse trabalho aos municípios, beneficiando tantas famílias e seus animais”, afirmou.

Educação para formar uma geração mais consciente

Como parte da programação do Tocantins Amigo do Pet, a Semarh realizou, na quinta-feira, 25, uma ação educativa em cinco escolas municipais de Gurupi, alcançando cerca de 300 crianças com idade entre 8 e 10 anos.

Por meio de atividades lúdicas e do uso de materiais informativos, como revistas produzidas com linguagem adequada à faixa etária dos estudantes, a ação levou às crianças informações sobre adoção responsável, a importância da castração, a prevenção aos maus-tratos e o respeito aos animais.

Leia Também:  Com reforço de 160 militares do Exército, Governo do Tocantins intensifica ações de combate às queimadas em Palmas e na Ilha do Bananal

Para a diretora da Escola Municipal Doutor Ulisses Guimarães, Kelly Regina Silva Miranda Barbosa, a iniciativa contribui para a formação cidadã dos alunos ao trabalhar valores como responsabilidade, empatia e cuidado. “Esse projeto é muito importante para a nossa cidade e contribui para que nossas crianças cresçam conscientes dos cuidados que devemos ter com os animais domésticos e também com aqueles que vivem nas ruas”, destacou.

A palestrante da Semarh, Samara Almeida, reforçou que a educação é uma das principais ferramentas para transformar a relação entre pessoas e animais. “Conversar com as crianças sobre adoção responsável, castração e respeito aos animais é investir na formação de cidadãos mais conscientes. Quando elas compreendem desde cedo que os animais são seres que merecem cuidado e respeito, tornam-se multiplicadoras desse conhecimento dentro de casa e também na comunidade. A educação é uma das ferramentas mais eficazes para prevenir os maus-tratos e construir uma cultura de responsabilidade e bem-estar animal para as próximas gerações”, ressaltou.

Karynne Sotero pontuou que o Tocantins Amigo do Pet representa um avanço nas políticas de proteção animal ao integrar atendimento veterinário e educação, ampliando o cuidado para além dos procedimentos clínicos. “Quando levamos essa mensagem para as escolas, ajudamos a formar uma geração mais consciente, que entende que a proteção animal também faz parte da construção de uma sociedade melhor. Esse trabalho é resultado da união de esforços entre o Governo do Estado, municípios, parlamentares e instituições que acreditam nessa causa”, afirmou.

Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA