GURUPI

DEPUTADO EDUARDO FORTES

Há nove anos, Sopão Solidário de Eduardo Fortes leva alimento saudável e esperança às periferias de Gurupi

Publicado em

Projeto do parlamentar une a produção de alimentos saudáveis nas hortas locais à preparação e distribuição do sopão para famílias em vulnerabilidade. Ação acontece neste sábado, 29, no Setor Santa Cruz .

Em meio a tantos desafios sociais, iniciativas que nascem do compromisso genuíno com as pessoas ganham ainda mais valor. É o caso do Sopão Solidário, projeto promovido pelo deputado Eduardo Fortes, que há nove anos se tornou uma rede de apoio alimentar e de cuidado com as pessoas. Neste sábado, 29, o deputado realiza mais uma edição dessa ação, que já virou tradição e símbolo de solidariedade no Setor Santa Cruz, um dos bairros mais populosos de Gurupi.

É no contato direto com as pessoas que Eduardo Fortes se diferencia. Ao longo desses anos, ao invés de criar um projeto assistencialista, ele cultivou uma rede de apoio viva, que envolve agricultores urbanos, cozinheiras voluntárias, jovens e famílias inteiras que participam dessa corrente do bem. “O Sopão é um compromisso que a gente assumiu com Gurupi e que mantemos firme há quase uma década. A gente não terceiriza soluções. Nosso projeto é circular, comunitário, feito com o que a terra e as pessoas podem oferecer de melhor. E, por isso, atravessa os anos com consistência e sem perder força”, disse.

Leia Também:  Naturatins promove 1° Fórum Estadual de Regularização Ambiental

O projeto funciona em um ciclo sustentável, que une a produção de alimentos saudáveis nas hortas locais à preparação e distribuição do sopão para famílias em situação de vulnerabilidade. Essa circularidade faz com que a iniciativa permaneça ativa ao longo dos anos, sem depender de ações pontuais ou com foco apenas em períodos eleitorais. “Quando a gente entrega uma refeição feita com carinho, com ingredientes naturais, cultivados pela própria comunidade, a gente entrega também esperança e autoestima para as famílias”, finalizou Eduardo Fortes.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

TOCANTINS

Naturatins beneficia mais de 3,2 mil pessoas na 1ª etapa do Projeto Peixe+

Published

on

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) concluiu, nesta quinta-feira, 11, a primeira etapa das atividades do Projeto Peixe+, iniciativa voltada ao fortalecimento da educação ambiental e à conscientização sobre a preservação dos recursos pesqueiros durante o período de piracema.

A ação tem como objetivo levar informações sobre boas práticas de conservação, importância da proteção da fauna aquática e orientações sobre o período de defeso, reforçando a necessidade de preservar os ambientes naturais e garantir a continuidade das espécies.

Ao todo, o projeto visitou 30 municípios, abrangendo escolas e comunidades de diferentes regiões do Tocantins. Durante o período de visitação, foram atendidas 20 escolas municipais e 10 escolas estaduais, totalizando 3.214 pessoas alcançadas nessa primeira etapa. As atividades incluíram palestras, rodas de conversa, distribuição de materiais educativos e dinâmicas voltadas para o público estudantil e para as comunidades locais.

A fiscal ambiental do Naturatins, Vangela Azevedo dos Santos, destacou a importância e os resultados alcançados nesta fase do projeto. “Encerramos essa primeira etapa com um balanço muito positivo. As visitas mostraram que existe grande interesse e receptividade por parte das escolas e comunidades, e isso reforça a necessidade de ampliar esse diálogo sobre a conservação dos recursos naturais. O Tocantins depende muito de seus rios, e trabalhar a conscientização sobre a preservação, especialmente durante o período de defeso, é uma missão que o Naturatins tem reforçado”, afirmou.

Leia Também:  Tocantins participa de Encontro Nacional das Vigilâncias do Óbito Materno, Infantil e Fetal e da Rede Nacional do SVO

Vangela acrescentou ainda que o projeto seguirá avançando para novos locais. “O Projeto Peixe+ segue agora para o planejamento das próximas etapas, com o compromisso de levar informação e educação ambiental a mais municípios do nosso Estado”, completou.

As atividades do Projeto Peixe+ estão programadas para serem retomadas em fevereiro, com o retorno do ano letivo nas escolas.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA