GURUPI

Governo do Tocantins

Governo do Tocantins entrega próteses ortopédicas a pacientes em Palmas

Publicado em

Com objetivo de suprir as necessidades estéticas e funcionais de pessoas que sofreram amputações ou lesões graves, a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins entrega nos dias 30 e 31, 14 próteses ortopédicas aos pacientes referenciados ao Centro Especializado em Reabilitação, em Palmas. Na ocasião serão realizadas medidas em 50 pacientes, para definir o tamanho apropriado de cada prótese que será fabricada. A ação é resultado do investimento do Governo do Estado do Tocantins, aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) tocantinense.

A paciente Domingas Tavares afirmou que “eu sou de Gurupi e fui muito bem atendida, gostei muito da minha prótese. Já andei um pouco na sala com o apoio e instruções do Sandro, deu tudo certo. Estou muito feliz com tudo, também com o atendimento dessas pessoas maravilhosas que me ajudaram. E agora é só esperar em Deus, que Deus me abençoe para eu conseguir me adaptar com a prótese”.

“Eu não tenho nem explicação para falar sobre a importância das entregas das próteses de fato, porque é muito prazeroso. Um paciente que teve amputação por trauma, acidentes ou por alguma patologia, tipo diabetes, que teve que amputar a perna ou parte da perna, ele necessita de uma prótese com urgência. Ele faz toda aquela preparação do coto, fortalece, reajusta tudo, modela e fica esperando a prótese. Então é muito gratificante para a gente como profissional e para o próprio paciente que está recebendo essa prótese, porque devolve a ele uma qualidade de vida, ele volta a ir num parque, ele volta a passear, ele volta a ter realmente melhor qualidade de vida”, destacou a gerente do CER III, Raidênia Oliveira.

Leia Também:  Espécie perigosa de escorpião é identificada em Gurupi e Prefeitura emite recomendações

“Alguns pacientes estão vindo hoje para fazer a prova e receber a prótese, e outros vieram fazer a medida para posteriormente fazermos a entrega. Eu acho maravilhoso todo o processo, porque é uma oferta de uma qualidade de vida extrema para eles, porque muitas vezes ficam dependentes de cadeira de rodas. Então, assim, os que ficam dependentes quando recebem a prótese podem caminhar, podem ter uma qualidade de vida, e para mim é satisfatório participar desse processo. Podemos ver a alegria deles ao receber, e tem muita gente”, declarou a assistente social do CER III, Eniciane Nunes de Sousa.

O paciente Ironaldo Marinho fez a medida de prótese e afirmou que “eu sou de Miracema do Tocantins, e vim tirar as medidas para a minha prótese ser fabricada. Já recebi essa que estou usando antes, mas está antiga, e agora vou receber uma nova. O atendimento aqui é ótimo, fui atendido muito bem, só tenho a agradecer”.

“Todos os pacientes que foram convocados, hoje estão aqui para tirar as medidas, provar os procedimentos e receber as próteses. Para nós é gratificante poder fazer esse trabalho e fazer a diferença no dia a dia dos pacientes. Tem toda uma expectativa, tem pacientes que estão há três, quatro anos esperando, e hoje eles estão aqui para receber a prótese, e fazer medida, então estaremos aqui novamente, é bem provável que em 30 e 45 dias iremos fazer uma nova entrega. E é isso aí, sempre à disposição, para nós é uma honra a prestação de serviço ao nosso Estado”, afirmou o protético Sandro Pacheco.

Leia Também:  Unidade móvel da Hemorrede estará na SES-TO para doação de sangue e cadastro de medula óssea

Advertisement

SAÚDE

A retomada das obras do HRG deve acontecer nas próximas semanas, informa Eduardo Fortes

Published

on

A retomada das obras mais aguardadas da saúde pública no sul do Tocantins começará a ganhar forma. O deputado estadual Eduardo Fortes informou, por meio de suas redes sociais, que as obras da segunda etapa do Hospital Regional de Gurupi (HRG) devem ser iniciadas nas próximas semanas. O anúncio foi feito nesta terça-feira (23), durante visita à Secretaria Estadual da Saúde, em Palmas, ao lado do diretor do HRG, Pedro Pires.

A nova etapa integra o projeto de estrutura hospitalar da região sul do Estado. Segundo informações já divulgadas pelo Governo do Tocantins, a obra prevê cerca de 200 novos leitos, fortalecendo a capacidade de atendimento especializado para Gurupi e dezenas de municípios da região.

A retomada da unidade hospitalar é uma pauta defendida há anos por Eduardo Fortes. Segundo o parlamentar, ver o avanço do projeto representa a concretização de um antigo sonho e o resultado de uma luta constante, conduzida em conjunto com profissionais da saúde e o Governo do Tocantins, em busca de melhorias para o atendimento da população do sul do Estado.

Leia Também:  Educação do Tocantins é líder no Ideb da Região Norte na média de todas as etapas de ensino

Ao comentar o avanço do projeto, Eduardo Fortes destacou a importância da ampliação da unidade. “Estamos falando de mais dignidade, mais atendimento e mais esperança para milhares de famílias. O avanço desta obra representa um passo importante para o fortalecimento da saúde pública e para a melhoria dos serviços prestados à população do sul do Tocantins”, afirmou.

A expectativa é que a nova estrutura amplie a oferta de serviços hospitalares e consolide Gurupi como uma das principais referências regionais em saúde.

Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA