GURUPI

Conselho Estadual de Saúde

Plano de Trabalho para uso do recurso da Covid-19 é aprovado no Conselho Estadual de Saúde

Publicado em

Em reunião extraordinária do Conselho Estadual de Saúde (CES-TO) realizada na sede do Ministério da Saúde (MS), na quinta-feira, 20, foi aprovado o Plano de Trabalho para utilização do saldo financeiro transferidos pelo Governo Federal, entre os anos de 2020 a 2022, para enfrentamento da pandemia de Covid-19. O montante de mais de R$ 60 milhões será aplicado em despesas de custeio e investimentos dos 17 hospitais geridos pelo Governo do Tocantins.

“Em dezembro de 2023 o Governo Federal ampliou o prazo para a utilização destes recursos até 31 de dezembro deste ano e hoje tivemos esta proposta aprovada aqui no Conselho. Os valores serão bem utilizados, pois eles são necessários para a ampliação e ofertas do serviço de saúde, um exemplo é a troca dos equipamentos de informática que nos ajudará nesse processo de digitalização que estamos implementando em todas as unidades com os prontuários eletrônicos. Além disso, vamos adquirir mais um aparelho para a hemodinâmica e um arco cirúrgico para o HGP, que possibilitará a ampliação dos atendimentos na unidade”, destacou o titular da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Carlos Felinto.

Leia Também:  Escola da rede estadual de Guaraí tem duas equipes classificadas para a fase final da Olimpíada Brasileira em História

A superintendente de Gestão e Acompanhamento Estratégico/SES-TO, Luiza Regina Dias Noleto, explicou que “diante da possibilidade da utilização dos saldos dos recursos remanescentes em decorrência da Covid-19, a SES-TO elaborou um plano que dentre os investimentos o valor será utilizado para comprar equipamentos de tecnologia da informação, mobiliário administrativo e assistencial para os hospitais Estaduais, além de equipamentos para o Centro Especializado em Reabilitação de Palmas”.

O presidente do CES-TO, Mário Benício, destacou o ganho que estes recursos trarão para os tocantinenses. “A aprovação dessa pauta é muito importante, por isso deliberamos por marcar essa reunião extraordinária, pois entendemos que a população será a maior beneficiada com a utilização destes recursos, com tantas demandas e necessidades que nossos hospitais têm não poderíamos deixar esses valores voltar aos cofres do governo federal e pudemos ver que os valores serão bem administrados com as aquisições que serão feitas”.

Durante a reunião também foi aprovado o Relatório Anual de Gestão (RAG) do ano de 2023. O documento é o instrumento de gestão que apresenta os resultados alcançados com a execução da Programação Anual de Saúde (PAS).

Leia Também:  Estudantes da Escola Estadual Vale do Sol apresentam seus talentos em Festival de Artes

SVO

A ampliação da área de abrangência dos Serviços de Verificação de Óbitos (SVO) no Estado do Tocantins também foi aprovada. O serviço era ofertado apenas para os municípios de Palmas e Araguaína com remoção própria, agora com a nova pactuação, todos os 139 municípios serão atendidos pelo serviço, sendo assim os óbitos que ocorrem na região norte serão encaminhados para o SVO de Araguaína e os óbitos da região sul serão encaminhados para o SVO de Palmas.

“Em maio fizemos uma capacitação para os médicos dos municípios, onde esclarecemos algumas dúvidas sobre o fluxo desse serviço e agora com a aprovação da ampliação da área de abrangência esse serviço logo estará a disposição de todos os tocantinenses”, destacou o coordenador técnico do SVO, Arthur Alves Borges de Carvalho.

O Serviço de Verificação de Óbitos consiste em serviço médico especializado na elucidação de causas de mortes naturais mal definidas de interesse epidemiológico, por meios de exames necroscópicos realizados por médicos patologistas.

Advertisement

SAÚDE

Hospital Geral de Palmas beneficia mais de 260 pacientes com cirurgia bariátrica gratuita

Published

on

Com o objetivo de promover mais qualidade de vida e saúde integral aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Geral de Palmas (HGP) oferece gratuitamente a gastroplastia, popularmente conhecida como cirurgia bariátrica, para pacientes com obesidade grave e doenças associadas. Referência em atendimento de alta complexidade no Tocantins, a unidade mantém o procedimento como uma importante estratégia no tratamento da obesidade e na prevenção de complicações relacionadas à doença.

Nos últimos anos, o HGP tem mantido a oferta regular do serviço. Em 2022, foram realizadas 60 cirurgias bariátricas; em 2023, 66 procedimentos; em 2024, 48; em 2025, 58; e, entre janeiro e 11 de junho de 2026, outras 34 cirurgias já foram realizadas. Entre 2022 até junho de 2026, mais de 260 pacientes foram beneficiados pelo procedimento na unidade. Os resultados reforçam o compromisso do Governo do Tocantins em ampliar o acesso a serviços especializados e garantir assistência integral e de qualidade à população.

A obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, condição que pode comprometer a saúde e aumentar o risco de diversas complicações. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença está associada ao desenvolvimento de comorbidades como diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

Entre as alternativas de tratamento para os casos mais graves, a cirurgia bariátrica é considerada uma das estratégias mais eficazes. O procedimento reduz a capacidade do estômago, favorecendo a perda de peso de forma sustentada e contribuindo para o controle das doenças associadas, além de proporcionar melhora significativa na qualidade de vida dos pacientes.

Luziene Ferreira da Silva, de 58 anos, foi acolhida pela unidade hospitalar em 2024 e realizou a cirurgia bariátrica em abril de 2025. Atualmente ela reside em Goiânia/GO e continua o acompanhamento com a equipe multiprofissional do hospital. “Foram mais de 25 kg eliminados. Graças a Deus tive minha saúde restaurada e continuo fazendo acompanhamento com cirurgião, nutricionista e psicólogo. Só tenho a agradecer aos médicos do HGP pela assistência que me deram. Estou morando em Goiânia agora, mas continuo vindo aqui para os retornos médicos”, afirmou.

Leia Também:  Tocantins recebe nova remessa de vacina contra a Dengue e amplia municípios contemplados

A enfermeira do Serviço de Cirurgia Bariátrica do HGP, Khassandra Rodriguês, apontou que a bariátrica não é uma solução isolada, mas sim uma etapa de um processo contínuo. “Todo o processo envolve mudanças profundas no estilo de vida, monitoramento profissional e adesão a hábitos saudáveis para garantir a manutenção dos resultados obtidos. Com benefícios que incluem a redução expressiva do peso corporal e do risco de doenças cardiovasculares, proporcionando uma melhora significativa na qualidade de vida do paciente atendido”, explicou.

Procedimento

No Hospital Geral de Palmas, a cirurgia bariátrica é realizada por videolaparoscopia, técnica minimamente invasiva feita por pequenas incisões no abdômen, por onde são inseridos câmera e instrumentos cirúrgicos. Em comparação à cirurgia aberta, o método oferece vantagens como menos dor no pós-operatório, redução do risco de infecção, menor tempo de internação e recuperação mais rápida.

Na unidade hospitalar, o procedimento é indicado principalmente com base no Índice de Massa Corporal (IMC). Pacientes com IMC superior a 40 kg/m², quadro caracterizado como obesidade grau III, ou aqueles com IMC acima de 35 kg/m² que apresentam comorbidades relacionadas à obesidade.

Equipe multiprofissional

O atendimento aos pacientes é realizado por uma equipe multiprofissional composta por psicólogo, nutricionista, nutrólogo, duas endocrinologistas, enfermeiro, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta e quatro cirurgiões, que também são membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM).

Leia Também:  Estudantes da Escola Estadual Vale do Sol apresentam seus talentos em Festival de Artes

Os pacientes acolhidos contam com avaliação pré-operatória de especialistas, como cardiologista e pneumologista, garantindo um acompanhamento integral e seguro antes, durante e após o procedimento. O Serviço de Cirurgia Bariátrica também realiza capacitações para os pacientes pré-cirúrgicos, que orientam sobre a importância da mudança de hábitos.

Como acessar o serviço

Os interessados devem buscar atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência para avaliação médica. Havendo indicação para o procedimento, o paciente será encaminhado ao Serviço de Cirurgia Bariátrica do HGP, por meio do Sistema de Regulação Estadual (SISREG), conforme os protocolos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Canetas emagrecedoras

O médico do Serviço de Cirurgia Bariátrica do HGP, Jorge Zeve, pontuou que os medicamentos injetáveis utilizados para perda de peso, conhecidos como canetas emagrecedoras, têm auxiliado no tratamento da obesidade, especialmente em casos leves e moderados. Entretanto, nos casos de obesidade grave, a cirurgia bariátrica segue como uma das abordagens mais eficazes e com melhores resultados em longo prazo.

“A cirurgia bariátrica apresenta melhores resultados no controle ou remissão de doenças como diabetes tipo 2, hipertensão arterial e apneia do sono. Já os medicamentos podem auxiliar no tratamento, mas, em muitos casos, dependem do uso contínuo para manutenção dos resultados. As canetas emagrecedoras também podem ser utilizadas antes da cirurgia, contribuindo para a redução do peso inicial e aumentando a segurança do procedimento”, afirmou o médico, Jorge Zeve.

Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA