GURUPI

Alimentação saudável

Escola Santa Rita do Rio Palma, de Paranã, recebe prêmio por projeto que promove a alimentação saudável

Publicado em

A Escola Santa Rita do Rio Palma, localizada em Paranã, conquistou o terceiro lugar, na Categoria Educação do Campo/Quilombola – Ensino Médio e Salas Multisseriadas – Esfera Estadual, no Prêmio Escola que Transforma. A premiação faz parte das ações do Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE), realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

O Projeto Escola Verde é uma iniciativa que mudou a abordagem educacional na unidade escolar ao focar na produção de alimentos saudáveis, buscando levar conhecimento para além da sala de aula, tendo em vista que têm como expertise os conhecimentos do campo, notou-se que os alunos trocam experiências agregando conhecimento e permitindo o desenvolvimento do projeto interdisciplinarmente nas aulas práticas e teóricas.

A professora Gabriela Rodrigues, idealizadora e orientadora do Projeto Escola Verde, destacou a importância do projeto que se alinha com a realidade da escola no campo. “Nós temos a disciplina ‘Saberes e fazeres do campo’, e pensar nesse projeto foi um passo a mais. Toda a escola abraçou a causa e a nossa união é que fez a força”, explicou.

Leia Também:  Moradores da Vila São José aprovam serviços do Projeto Prefeitura nos Bairros em Gurupi

Uma das alunas beneficiadas pelo projeto, Natiély da Silva, falou sobre a experiência. “Este projeto tinha o intuito de tirar os conservantes da comida e colocar alimentos frescos, que nós mesmos plantamos e colhemos. Eu aprendi muito com o projeto. Não tinha prática com horta antes disso e aprendi”.

Além de promover a transformação e a melhoria contínua do ambiente escolar, o prêmio destinou R$ 10 mil à Escola, R$ 5 mil aos profissionais envolvidos e R$ 500 reais a cada aluno premiado.

A idealizadora do projeto expressou sua satisfação com o reconhecimento e o impacto positivo dessa conquista em toda a comunidade escolar. “Nós ficamos muito felizes em receber o prêmio. Eu vejo essa premiação como um incentivo para mais e mais escolas participarem”, afirmou.

O Prêmio Escola que Transforma, promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Seduc, com o Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE), busca destacar e valorizar iniciativas bem-sucedidas no ambiente escolar. Com uma premiação total de cerca de R$ 2 milhões, o concurso selecionou 57 projetos em 19 modalidades, reconhecendo unidades escolares, professores e alunos que se destacam na promoção de práticas inovadoras no ensino e aprendizagem.

Leia Também:  Governo do Tocantins lança projeto de Ordenamento Turístico dos Atrativos no Estado

Advertisement

EDUCAÇÃO

Governo do Tocantins entrega mais de 300 aparelhos de ar-condicionado para a regional de Porto Nacional

Published

on

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou, nessa terça-feira, 23, na Escola Estadual Dom Domingos Carrerot, a entrega de 307 aparelhos de ar-condicionado para as unidades escolares jurisdicionadas à Superintendência Regional de Educação (SRE) de Porto Nacional.

A iniciativa vem sendo executada em todas as SREs do estado, por meio da instalação de aparelhos de ar-condicionado e da adequação da estrutura elétrica das unidades escolares. O objetivo é proporcionar ambientes mais confortáveis e adequados ao processo de ensino e aprendizagem.

Com investimento de R$ 6,954 milhões, a entrega dos 307 novos aparelhos contempla 27 unidades escolares de 11 municípios da SRE. Somados aos 276 equipamentos enviados anteriormente, o total alcança 583 aparelhos destinados às escolas da região.

Mais conforto e qualidade no ensino

Além de promover mais bem-estar para estudantes, professores e servidores, a climatização das escolas contribui para a melhoria das condições de ensino e aprendizagem, favorecendo a concentração, o desempenho escolar e a permanência dos alunos em sala de aula.

A secretária de Estado da Educação, Celestina de Souza, destacou que a entrega atende a uma reivindicação dos próprios estudantes e ressaltou que, mesmo diante das dificuldades enfrentadas, a escola apresenta bons indicadores.

Leia Também:  Com apoio do Governo do Estado, estudantes do Tocantins embarcam para participar das Paralimpíadas Escolares 2025

“Lembramos do quanto vocês foram participativos, cobrando ar-condicionado porque a escola estava muito quente. O papel de vocês é esse mesmo: se posicionar, cobrar. Nosso compromisso é fazer com que todas escolas tenham ar-condicionado nas salas, não por luxo, mas por necessidade. E, mesmo com o calor e todas as dificuldades, a escola tem bons indicadores, está com o Ideb acima da média do estado, e isso é resultado do trabalho em equipe”, pontuou Celestina.

A diretora da escola, Luzia Lopes de Souza, comemorou a chegada dos aparelhos e recordou as dificuldades enfrentadas pelos estudantes. “As salas funcionavam com alguns ventiladores que, além de não climatizar o ambiente, faziam barulho. A chegada desses equipamentos representa um avanço muito importante para a nossa escola. Eles vão proporcionar mais conforto para estudantes, professores e servidores, contribuindo para um ambiente ainda mais adequado ao processo de ensino e aprendizagem. É uma conquista que beneficia toda a comunidade escolar”, afirmou.

A professora de Língua Portuguesa Kárittas Alves Barbosa ressaltou os benefícios que a climatização trará para a rotina escolar. “A chegada desses equipamentos vai proporcionar mais conforto para estudantes e professores. Com um ambiente mais agradável, teremos condições ainda melhores para desenvolver as atividades em sala de aula”, concluiu.

Leia Também:  Moradores da Vila São José aprovam serviços do Projeto Prefeitura nos Bairros em Gurupi

Atualmente, a unidade possui 305 estudantes matriculados, e a empolgação com a chegada dos aparelhos é perceptível entre os alunos.

A estudante Mariana Eduarda Gonçalves, de 11 anos, relatou como o calor afetava a rotina escolar. “Quando a gente chega do recreio ou da educação física, faz muito calor, e a minha turma é uma das maiores da escola, então era muito desconfortável. Agora vai melhorar muito, principalmente nos dias mais quentes”, disse.

A estudante Sophia Gabrielly Lima, de 13 anos, falou sobre o benefício da climatização durante as aulas. “Antes tinha muita gente junta, o que deixava a sala ainda mais quente. Agora vai ser melhor estudar e conseguir se concentrar com a sala climatizada”, comemorou.

Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA