GURUPI

EDUCAÇÃO

Educação estabelece critérios técnicos para seleção de diretores de escolas estaduais do Tocantins

Publicado em

O Governo do Tocantins publicou nesta quarta-feira, 8, Decreto que institui os critérios técnicos para subsidiar a seleção para a função pública de diretor de Unidade Escolar da Rede Estadual de Ensino do Tocantins. O ato publicado no Diário Oficial do Estado n° 6.566, tem como objetivo principal fortalecer o aspecto democrático no âmbito das dimensões da gestão, por meio de um processo seletivo criterioso e transparente.

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, frisou que a educação sempre será uma prioridade da sua gestão. “Não há como termos o Tocantins que queremos, um lugar de melhores oportunidades, se não passarmos pelo fortalecimento da Educação. E essa seleção de diretores é mais uma de nossas ações em prol desse objetivo. Com ela teremos profissionais aptos para liderar as escolas e promover ações mais assertivas”, disse.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) estabelecerá as normas complementares para a implementação do Decreto, que entra em vigor na data de sua publicação, revogando o Decreto anterior nº 6.644, de julho de 2023.

Leia Também:  Governador determina que PGE não recorra caso Justiça decida pela posse dos excedentes da Educação

“Esta medida visa fortalecer a qualidade da educação pública no Estado, garantindo uma seleção de gestores capacitados e comprometidos com o desenvolvimento educacional e a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Reforço que os novos concursados poderão participar do certame”, destacou o titular da Seduc, Fábio Vaz.

Sobre o processo

O processo de seleção incluirá três etapas principais: Avaliação de Competência Técnica por meio de uma Prova Objetiva; análise do Plano de Gestão Escolar e dos Títulos; e por fim, uma entrevista com os candidatos.

Podem se candidatar para a função, os servidores efetivos integrantes do quadro do magistério da Educação Básica Pública da Rede Estadual de Ensino, em estágio probatório ou não, que tenham cumulativamente: Licenciatura plena ou bacharelado com complementação pedagógica; experiência profissional comprovada em escola pública ou privada, de no mínimo, dois anos no exercício de docência em sala de aula, direção, coordenação pedagógica (pedagógica ou de área, de apoio, de programas e projetos, da educação profissional técnica), e/ou orientação educacional, além de  disponibilidade para dedicação em tempo integral, correspondente a 40h semanais, para as unidades escolares que funcionam em três turnos.

Leia Também:  Educação promove encontro formativo de apoio para as equipes multidisciplinares da rede estadual de ensino

O candidato que obtiver êxito no certame poderá exercer a função por até três anos, com possibilidade de recondução pelo mesmo período após novo processo seletivo.

Vale ressaltar que algumas unidades de ensino específicas, como as escolas indígenas e quilombolas, colégios militares, Unidades Prisionais, Unidades de Atendimento Socioeducativo e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), ou aquelas que sejam regidas por convênios ou outros instrumentos congêneres, que, celebrados com a Secretaria da Educação, e que prevejam outros critérios para designação da função de diretor de unidade escolar não participarão da seleção de diretores.

Advertisement

EDUCAÇÃO

Governo do Tocantins entrega mais de 300 aparelhos de ar-condicionado para a regional de Porto Nacional

Published

on

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou, nessa terça-feira, 23, na Escola Estadual Dom Domingos Carrerot, a entrega de 307 aparelhos de ar-condicionado para as unidades escolares jurisdicionadas à Superintendência Regional de Educação (SRE) de Porto Nacional.

A iniciativa vem sendo executada em todas as SREs do estado, por meio da instalação de aparelhos de ar-condicionado e da adequação da estrutura elétrica das unidades escolares. O objetivo é proporcionar ambientes mais confortáveis e adequados ao processo de ensino e aprendizagem.

Com investimento de R$ 6,954 milhões, a entrega dos 307 novos aparelhos contempla 27 unidades escolares de 11 municípios da SRE. Somados aos 276 equipamentos enviados anteriormente, o total alcança 583 aparelhos destinados às escolas da região.

Mais conforto e qualidade no ensino

Além de promover mais bem-estar para estudantes, professores e servidores, a climatização das escolas contribui para a melhoria das condições de ensino e aprendizagem, favorecendo a concentração, o desempenho escolar e a permanência dos alunos em sala de aula.

A secretária de Estado da Educação, Celestina de Souza, destacou que a entrega atende a uma reivindicação dos próprios estudantes e ressaltou que, mesmo diante das dificuldades enfrentadas, a escola apresenta bons indicadores.

Leia Também:  Educação realiza encontro para formação de inspetores escolares do Tocantins

“Lembramos do quanto vocês foram participativos, cobrando ar-condicionado porque a escola estava muito quente. O papel de vocês é esse mesmo: se posicionar, cobrar. Nosso compromisso é fazer com que todas escolas tenham ar-condicionado nas salas, não por luxo, mas por necessidade. E, mesmo com o calor e todas as dificuldades, a escola tem bons indicadores, está com o Ideb acima da média do estado, e isso é resultado do trabalho em equipe”, pontuou Celestina.

A diretora da escola, Luzia Lopes de Souza, comemorou a chegada dos aparelhos e recordou as dificuldades enfrentadas pelos estudantes. “As salas funcionavam com alguns ventiladores que, além de não climatizar o ambiente, faziam barulho. A chegada desses equipamentos representa um avanço muito importante para a nossa escola. Eles vão proporcionar mais conforto para estudantes, professores e servidores, contribuindo para um ambiente ainda mais adequado ao processo de ensino e aprendizagem. É uma conquista que beneficia toda a comunidade escolar”, afirmou.

A professora de Língua Portuguesa Kárittas Alves Barbosa ressaltou os benefícios que a climatização trará para a rotina escolar. “A chegada desses equipamentos vai proporcionar mais conforto para estudantes e professores. Com um ambiente mais agradável, teremos condições ainda melhores para desenvolver as atividades em sala de aula”, concluiu.

Leia Também:  Governo do Tocantins divulga resultado final do concurso da Educação

Atualmente, a unidade possui 305 estudantes matriculados, e a empolgação com a chegada dos aparelhos é perceptível entre os alunos.

A estudante Mariana Eduarda Gonçalves, de 11 anos, relatou como o calor afetava a rotina escolar. “Quando a gente chega do recreio ou da educação física, faz muito calor, e a minha turma é uma das maiores da escola, então era muito desconfortável. Agora vai melhorar muito, principalmente nos dias mais quentes”, disse.

A estudante Sophia Gabrielly Lima, de 13 anos, falou sobre o benefício da climatização durante as aulas. “Antes tinha muita gente junta, o que deixava a sala ainda mais quente. Agora vai ser melhor estudar e conseguir se concentrar com a sala climatizada”, comemorou.

Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA