GURUPI

Governo do Tocantins

Tocantins terá o maior crescimento do Norte e Nordeste e o quarto maior do Brasil em 2025

Publicado em

Segundo projeções do Banco do Brasil, o Tocantins deve liderar novamente o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) entre os estados das regiões Norte e Nordeste com 3,3% em 2025, além de permanecer entre os quatro primeiros do Brasil, acima da média nacional, que tem crescimento previsto de 2,2%. O PIB é a soma de todas as riquezas produzidas por um estado ou país durante um determinado período.

O Tocantins deve ficar à frente de estados vizinhos como Bahia (1,7%), Pará (2,3%), Maranhão (2,4%) e Piauí (3,1%), e também de estados maiores e mais ricos como São Paulo e Rio de Janeiro, ambos com previsão de 1,7% de crescimento em 2025. O estado deve ficar atrás apenas do Mato Grosso do Sul (4,2%), Rio Grande do Sul (4%) e Mato Grosso (3,7%).

Este é o quarto ano consecutivo que o estado fica entre os quatro que mais crescem no Brasil. Em 2022 ficou em quarto lugar com 6%; em 2023 o Tocantins ficou em segundo lugar com 11,4%, mesma posição de 2024 com 6,2%, em ambos os anos atrás apenas do Mato Grosso. O crescimento é impulsionado principalmente pelos setores do agronegócio, serviços, comércio e construção civil.

Em 2024 o comércio varejista do Tocantins foi o que mais cresceu no Brasil, com 11,6% após os dados consolidados. A facilidade para se abrir uma empresa, o bom ambiente de negócios e os investimentos em infraestrutura são apontados como os principais eixos para o crescimento acima da média do Tocantins.

“Temos investido de forma maciça na construção de rodovias, que além de gerar emprego e renda facilitam o transporte de bens e serviços. O agronegócio, por exemplo, tem se beneficiado dos excelentes pavimentos para escoar a produção agrícola, que chega mais rápido e com frete mais barato a portos como o de Santos/SP e Itaqui/MA e de lá para o mundo. Hoje o empresário tocantinense consegue abrir um CNPJ em poucas horas graças à desburocratização que o Estado estabeleceu. Os setores de mineração e de turismo também têm uma atenção especial do nosso governo, com números nunca antes alcançados, fazendo girar a roda da economia”, afirma o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa.

Leia Também:  Governador Wanderlei Barbosa sanciona lei que aumenta número de desembargadores no Tocantins

Para o governador, a concessão de benefícios salariais e o pagamento antecipado para os servidores estaduais também têm impactado positivamente o crescimento do estado. “Nós concedemos direitos para os servidores que estavam suspensos há mais de 15 anos. E são essas pessoas que consomem no nosso mercado interno, gerando um ciclo virtuoso para a economia do estado, pois elas têm a certeza que antes do fim do mês o salário estará na conta”, frisa Wanderlei Barbosa.

O secretário de Planejamento e Orçamento (Seplan), Sergislei Moura, afirmou que o resultado positivo do Tocantins destaca o papel da gestão em definir estratégias que fortalecem a economia do estado, com foco em soluções logísticas alinhadas à sua realidade. “Esse resultado é fruto de muito planejamento e de ações concretas que fortalecem nossa economia. O Tocantins tem potencial para crescer ainda mais e se consolidar como referência nacional, atraindo novos investimentos e ampliando as oportunidades para a nossa população”, ressalta.

Desemprego

Aliado ao crescimento do Produto Interno Bruto, o Tocantins também experimenta um cenário de pleno emprego, fechando o terceiro trimestre de 2024 em apenas 4,3% de desemprego. Em 2022, antes de Wanderlei Barbosa assumir o governo do estado, o índice de desemprego chegou a mais de 17%. Desde então, mais de 50 mil postos de trabalho com carteira assinada.

Leia Também:  Primeira-dama Karynne Sotero participa de abertura de mostra de arquitetura e reforça a valorização da cultura tocantinense

Um exemplo de como o governo do estado trabalhou para reduzir o desemprego foi a agilidade no licenciamento ambiental de mineradoras, como a de calcário em Palmeirante e a de ouro em Almas, que juntas passaram a gerar milhares de empregos diretos e indiretos no Tocantins. O setor de turismo com incentivo à temporada de praia, às feiras agropecuárias e promoção de destinos como Jalapão e Serras Gerais também contribuíram para os números positivos em todos os setores.

Mapa da Fome

Outro resultado positivo do estado foi a saída de mais de 280 mil tocantinenses da pobreza e da extrema pobreza em 2024. “Um estado não pode ser considerado rico se tiver um pai ou uma mãe de família sem condições de alimentar os seus filhos e a si mesmo. Por isso temos nos empenhado tanto para dar aos mais pobres condições dignas para prover o próprio sustento. Isso enche meu coração de alegria e motivação para continuar trabalhando pelo bem do povo tocantinense até o fim do nosso mandato em dezembro de 2026. Nosso governo é movido por resultados. Estamos trabalhando por um Tocantins melhor todos os dias”, ressalta o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa.

                                                                                                   

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

TOCANTINS

Secretário da Segurança Pública realiza reunião de alinhamento com superintendentes e diretores da pasta

Published

on

O secretário da Segurança Pública do Tocantins, Bruno Azevedo, realizou na manhã desta segunda-feira, 20, uma reunião de alinhamento com o secretário executivo, Reginaldo de Menezes Brito, o delegado-geral Claudemir Luiz Ferreira, superintendentes e diretores da pasta. Andamento do concurso público da Polícia Civil e levantamento das demandas de cada setor pautaram a reunião.

“Nos próximos dias, vamos reunir individualmente com cada setor para que apresentem um relatório das atividades desenvolvidas e as demandas de cada área para alinharmos ações de 2025, sempre com foco no combate ao crime organizado e na redução dos índices de violência”, destacou o secretário.

Também participaram da reunião, os superintendes de Administração e Finanças, Sandro Paixão; de Segurança Integrada, Fátima Holanda; de Inteligência e Estratégia, Emerson Francisco Moura; de Polícia Científica, Edson Almeida; o corregedor-geral Wanderson Queiroz; o ouvidor-geral da SSP-TO, Nelson Tavares; o diretor do Sistema Integrado de Operações (SIOP), Anderson Casé; o diretor do  Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), tenente-coronel Gustavo Bolentini; a diretora da Escola Superior de Polícia (Espol), Heloísa Godinho; o diretor de Polícia Comunitária, Tenente Coronel Carlos Magno; dentre outros assessores.

Leia Também:  Em São Paulo, técnicas do Governo do Tocantins buscam soluções para gestão de resíduos sólidos

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA