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Plano Estadual de Resíduos Sólidos

Semarh visita Aterro Sanitário de Palmas para mapeamento que irá subsidiar a implementação do Plano Estadual de Resíduos Sólidos

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 Dando continuidade ao trabalho de mapeamento da gestão de resíduos sólidos do Tocantins, a secretária executiva do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Mônica Avelino, acompanhada da diretora de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, Hellen Amaral, e da gerente de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, Hélia Pacheco, visitaram na manhã desta terça-feira, 19, o Aterro Sanitário de Palmas para conhecer o local de disposição final dos resíduos sólidos. As representantes da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) conheceram também os ecopontos de resíduos de podas e galhadas e de pneus geridos pelo município.

A secretária executiva destacou que o objetivo do Governo do Tocantins, por intermédio da Semarh, é apoiar os municípios para gerir melhor seus resíduos sólidos. “O Governo do Estado tem procurado apoiar os municípios neste sentido porque uma gestão eficaz dos resíduos sólidos reflete no meio ambiente e na saúde da população”, afirmou.

A equipe da Semarh foi recebida pelo secretário executivo de Serviços Públicos da Prefeitura de Palmas, Willian Roberto Ataídes, que realizou uma apresentação de como os resíduos domésticos são geridos assim que são depositados no aterro sanitário. Foi apresentado também como as galhadas são beneficiadas nos ecopontos e devolvidas às comunidades em forma de adubo, assim como os pneus, que também são reaproveitados num processo de logística reversa.

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“Tivemos o prazer de receber a equipe técnica, que conheceu todo o funcionamento do aterro sanitário onde é depositada e tratada toda coleta urbana do município”, disse o secretário executivo, acrescentando que “foi muito importante receber esta visita para que a secretaria possa conhecer como é feita a gestão dos resíduos no nosso município, além da possibilidade de estabelecermos novas parcerias”.

Segundo a diretora Hellen Amaral, a visita faz parte do mapeamento que a diretoria está realizando junto aos municípios. A equipe da Semarh já esteve em Porto Nacional e Araguaína e, no próximo ano, outros aterros devem ser visitados.

“Esta é uma ação contínua da diretoria para conhecer a cadeia produtiva dos resíduos sólidos e, assim, coletarmos dados que vão compor o mapeamento da situação atual dos resíduos sólidos no Tocantins para subsidiar a implementação do Plano Estadual de Resíduos Sólidos ”, afirmou.

Aterro Sanitário de Palmas

Instalado na zona rural do assentamento São João, o Aterro Sanitário de Palmas foi implantado em 2001 e hoje é referência nacional em termos de gestão de resíduos sólidos. A área do aterro conta com 53 hectares e recebe, em média, 150 toneladas de lixo por dia, segundo informações da Prefeitura de Palmas. Em época de festas, como no Carnaval e no final do ano, esse valor chega a 250 toneladas/dia. Para minimizar o odor comum produzido nos aterros, a Prefeitura plantou eucaliptos nos arredores, construindo uma barreira de contenção.

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Procon Tocantins orienta consumidores para uma Black Friday segura e consciente

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Com a aproximação da Black Friday, data muito aguardada por quem quer aproveitar promoções e descontos, o Procon Tocantins reforça a importância de estar atento para evitar armadilhas e compras por impulso. Apesar das ofertas atraentes, é essencial que o consumidor tenha cuidado e se planeje para fazer boas escolhas.

O superintendente do Procon Tocantins, Matheus H. S. Martins, destaca que a informação é a principal aliada do consumidor durante esse período. “A orientação é pesquisar, comparar preços e desconfiar de ofertas que parecem boas demais para ser verdade. Nosso objetivo é garantir que todos aproveitem a data com segurança e sem prejuízos”, afirmou.

Antes de sair comprando, orientamos que as ofertas devem ser claras; o consumidor precisa saber o preço original, o valor do desconto, as formas de pagamento e o prazo de entrega. Se alguma dessas informações não estiver visível, vale desconfiar e buscar mais detalhes.

Também é importante ficar atento à publicidade enganosa. Ofertas muito vantajosas podem esconder golpes ou produtos falsos, o que é proibido por lei.

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Outro direito que muito consumidor esquece é o direito de arrependimento. Compras feitas fora do estabelecimento físico, como pela internet, telefone ou catálogo, podem ser canceladas em até sete dias após o recebimento do produto, com devolução total do valor pago. Se o produto apresentar algum defeito, o consumidor também tem direitos garantidos.

O órgão orienta ainda que os consumidores planejem suas compras. Fazer uma lista do que realmente é necessário e comparar preços antes da Black Friday ajuda a evitar gastos desnecessários. Usar sites ou aplicativos que comparam valores também é uma boa estratégia para verificar se o desconto oferecido é verdadeiro.

É importante comprar de lojas confiáveis. Dê preferência às que você já conhece e consulte sites de reclamações ou avaliações de outros consumidores. E não esqueça de guardar todos os comprovantes, notas fiscais, comprovantes de pagamento e até prints das conversas com vendedores. Tudo isso pode ajudar caso aconteça algum problema.

E por fim, antes de finalizar qualquer compra, o consumidor deve observar as políticas de troca e devolução, que precisam estar disponíveis de forma clara, seja em lojas físicas ou virtuais.

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Denuncie

Caso o consumidor encontre irregularidades, deve registrar denúncia pelos canais oficiais de atendimento. WhatsApp Denúncia: (63) 99216-6840 ou pelo Disque 151.

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