GURUPI

SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO

Secretário da Educação do Tocantins finaliza agenda do Consed na Europa

Publicado em

A missão ‘Juntos pelo Direito de Aprender’ finalizou a agenda promovida pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) e Fundação Cesgranrio, na França e Países Baixos (Holanda), nesta sexta-feira, 14. Representando o Tocantins, o secretário Fábio Vaz participou da última atividade da Missão na sede do Cito Institute, onde os secretários de Estado da Educação do Brasil participaram do Workshop on Educational Assessment, com o diretor da Cito Internacional, Melchior de Vries.

A programação, que teve início na última segunda-feira, 10, proporcionou aos gestores da educação brasileira o acesso às tecnologias, práticas de ensino e modelos exitosos de avaliação educacional da Europa.

Em Paris, França, o titular da Secretaria de Estado da Educação, Fábio Vaz, participou das atividades no Ministério da Educação francês com o objetivo de conhecer o sistema de ingresso no ensino superior (Baccauléarat), além da reforma do ensino médio local e avaliações de práticas docentes. Já na sede da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), o debate ocorreu acerca do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) e as possibilidades de avaliação das habilidades socioemocionais e competências do século XXI. Além do Pisa, os gestores estaduais também discutiram as perspectivas das avaliações brasileiras alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Leia Também:  Governo do Tocantins orienta municípios para a prestação de contas de recursos do Suas

Nos Países Baixos (Holanda), o grupo de secretários conheceu a organização do ensino básico público, com incentivo ao ensino bilíngue. Na visita à Haarlemmermeer Lyceum, escola pública da cidade de Hoofddorp, os secretários puderam conhecer os processos de avaliação e de orientação educacional para estudantes, além da qualificação constante para os professores. “Percebi o quanto o sistema de avaliação aqui é motivador e desafiador. Esse modelo de avaliação irá colaborar com o que já estamos formatando para avaliar o ensino no Tocantins, pretendemos implementar um novo formato para avaliar a educação enquanto território. Será a primeira vez que o Estado vai avaliar os municípios, nos anos iniciais”, destacou o Secretário.

Segundo o secretário da educação, Fábio Vaz, o compartilhamento de políticas públicas de educação e suas práticas bem-sucedidas são importantes para direcionar ações de fortalecimento da educação, que serão implementadas no Tocantins. “Compreender o sistema de avaliação aplicado em países de referência em educação é o nosso principal objetivo aqui na Europa. É por meio do conhecimento dessas experiências bem-sucedidas que pretendemos aprimorar a qualidade da educação, no Brasil e no Tocantins”, reforçou Fábio Vaz.

Na programação, a comitiva brasileira esteve também em Haia, na Embaixada do Brasil nos Países Baixos, e foi recepcionada pelo embaixador Paulo Roberto Caminha de Castilhos França. Em seguida, visitaram o Ministério da Educação, Cultura e Ciência neerlandês.

Leia Também:  Procon Tocantins encontra variação de até 88% nos preços das carnes em Palmas

Integração e conhecimento

A missão ‘Juntos pelo direito de Aprender’ promoveu uma imersão dos gestores da educação ao sistema de avaliação educacional da França e dos Países Baixos. A ação aconteceu graças a uma parceria estabelecida entre o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) e Fundação Cesgranrio. A iniciativa faz parte do plano de trabalho do Fórum de Avaliação do Conselho Nacional dos Secretários de Educação e, no Tocantins, foi apoiada pelo Governo do Estado.

O CAEd é parceiro dos estados na promoção de muitas das avaliações do ensino e visa discutir o futuro das avaliações a partir da experiência internacional. O foco é promover um rico intercâmbio com importantes instituições educacionais europeias, com o objetivo de agregar aos esforços de gestores, pesquisadores e educadores de todo o Brasil.

O Consed é uma associação que reúne as Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal. Entre suas finalidades está a integração das redes estaduais de educação e a participação dos estados na construção das políticas nacionais de educação pública, além da colaboração entre as unidades federativas.

Advertisement

TOCANTINS

Tocantins Amigo do Pet chega a Gurupi e amplia rede de cuidado animal com castrações gratuitas e ações educativas

Published

on

O cuidado com os animais começou pelas salas de aula em Gurupi. Antes da realização de consultas e cirurgias, uma mensagem já era levada às escolas municipais: cuidar dos animais também é uma forma de cuidar da sociedade. Com essa proposta, o programa Tocantins Amigo do Pet iniciou uma nova etapa de atuação no Estado, com a abertura oficial realizada nesta sexta-feira, 26, no Centro de Controle de Zoonoses do município.

O evento contou com a participação da prefeita de Gurupi, Josi Nunes; do deputado estadual Eduardo Fortes; do secretário municipal de Saúde, Ricardo Silva; além de representantes das instituições parceiras na execução do programa, de integrantes do Grupo de Operações com Cães (GOC) da Polícia Militar e moradores do município.

Idealizada pela primeira-dama do Tocantins, Karynne Sotero, a iniciativa chega a Gurupi com a previsão de realizar cerca 400 consultas e 360 castrações gratuitas de cães e gatos, ampliando o acesso da população a um serviço considerado essencial para o controle populacional e a promoção do bem-estar animal. Ao longo da programação, que segue até domingo, 28, mais de 20 profissionais estarão envolvidos, oferecendo serviços voltados à saúde, ao cuidado e à orientação dos tutores.

O Tocantins Amigo do Pet é uma iniciativa coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins (Semarh), desenvolvida em parceria com a Prefeitura de Gurupi, o Instituto Pizada, responsável pela execução do programa, e o Comitê Pró-Animais do Tocantins. A ação também recebe apoio de recursos oriundos de emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual Eduardo Fortes.

Leia Também:  Procon Tocantins encontra variação de até 88% nos preços das carnes em Palmas

A união de esforços entre Estado, município e entidades da causa animal tem permitido levar atendimento especializado para diferentes regiões do Tocantins. Antes de Gurupi, o programa já passou por Aliança do Tocantins, Dianópolis, Palmeirópolis, Colinas do Tocantins, Paranã, Natividade, Augustinópolis e Araguatins.

Parceria que fortalece a causa animal

A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, destacou que iniciativas como o Tocantins Amigo do Pet representam avanços na construção de políticas públicas voltadas à proteção animal. Segundo a gestora, a parceria entre o Governo do Estado e parlamentares que destinam recursos tem ampliado o acesso da população às castrações gratuitas e fortalecido as ações de controle populacional de cães e gatos.

Josi Nunes também ressaltou o papel da primeira-dama Karynne Sotero na defesa da causa animal e na expansão do programa pelos municípios tocantinenses. “A primeira-dama abraçou essa causa com muito carinho. Quando um líder assume uma causa, isso faz toda a diferença. Foi esse compromisso com a causa animal que permitiu levar esse trabalho aos municípios, beneficiando tantas famílias e seus animais”, afirmou.

Educação para formar uma geração mais consciente

Como parte da programação do Tocantins Amigo do Pet, a Semarh realizou, na quinta-feira, 25, uma ação educativa em cinco escolas municipais de Gurupi, alcançando cerca de 300 crianças com idade entre 8 e 10 anos.

Por meio de atividades lúdicas e do uso de materiais informativos, como revistas produzidas com linguagem adequada à faixa etária dos estudantes, a ação levou às crianças informações sobre adoção responsável, a importância da castração, a prevenção aos maus-tratos e o respeito aos animais.

Leia Também:  Governador Wanderlei Barbosa firma contrato de cerca de R$ 45 milhões com BNDES para fortalecer o combate às queimadas

Para a diretora da Escola Municipal Doutor Ulisses Guimarães, Kelly Regina Silva Miranda Barbosa, a iniciativa contribui para a formação cidadã dos alunos ao trabalhar valores como responsabilidade, empatia e cuidado. “Esse projeto é muito importante para a nossa cidade e contribui para que nossas crianças cresçam conscientes dos cuidados que devemos ter com os animais domésticos e também com aqueles que vivem nas ruas”, destacou.

A palestrante da Semarh, Samara Almeida, reforçou que a educação é uma das principais ferramentas para transformar a relação entre pessoas e animais. “Conversar com as crianças sobre adoção responsável, castração e respeito aos animais é investir na formação de cidadãos mais conscientes. Quando elas compreendem desde cedo que os animais são seres que merecem cuidado e respeito, tornam-se multiplicadoras desse conhecimento dentro de casa e também na comunidade. A educação é uma das ferramentas mais eficazes para prevenir os maus-tratos e construir uma cultura de responsabilidade e bem-estar animal para as próximas gerações”, ressaltou.

Karynne Sotero pontuou que o Tocantins Amigo do Pet representa um avanço nas políticas de proteção animal ao integrar atendimento veterinário e educação, ampliando o cuidado para além dos procedimentos clínicos. “Quando levamos essa mensagem para as escolas, ajudamos a formar uma geração mais consciente, que entende que a proteção animal também faz parte da construção de uma sociedade melhor. Esse trabalho é resultado da união de esforços entre o Governo do Estado, municípios, parlamentares e instituições que acreditam nessa causa”, afirmou.

Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA