GURUPI

NATURATINS

Naturatins destaca experiências do Tocantins na regulação do uso da água durante o 2º Fórum Brasil das Águas, em João Pessoa

Publicado em

Servidores do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) participaram do 2º Fórum Brasil das Águas, realizado nesta semana no Centro de Convenções de João Pessoa, Paraíba. Com a participação do gerente de Controle e Uso dos Recursos Hídricos, Matheus Chagas, o órgão representou o Tocantins no 3º Seminário Nacional para Integração da Regulação de Usos de Recursos Hídricos, evento paralelo ao Fórum, realizado na quarta-feira, 7.

O evento também contou com a participação do presidente do Naturatins, Cledson Lima, e do diretor de Gestão e Regularização Ambiental, Rodrigo Sávio.

Durante o painel da tarde, que reuniu especialistas de diversas regiões do país, Matheus Chagas apresentou os avanços e desafios do Tocantins no contexto da Plataforma Águas Brasil, destacando iniciativas do Naturatins voltadas à simplificação dos procedimentos de outorga e à modernização da regulação do uso da água. Sua participação integrou a mesa moderada por Patrick Thomas, superintendente substituto de Regulação de Usos da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

Leia Também:  Hospital e Maternidade Dona Regina realiza curso sobre Atualização Psíquica do Bebê

“Tivemos a oportunidade de compartilhar a experiência do Tocantins, de que é possível equilibrar o uso racional da água com o desenvolvimento econômico, a partir de um planejamento, transparência de ações e participação social”, declarou Matheus Chagas, ao ressaltar o compromisso do Naturatins com a gestão eficiente e sustentável dos recursos hídricos no estado.

Modelo de gestão e boas práticas

Entre os destaques apresentados pelo Naturatins estiveram os sistemas de monitoramento e controle de uso da água, o fortalecimento das ações de fiscalização e a digitalização dos processos de outorga, que têm garantido maior agilidade, segurança jurídica e gestão integrada entre usuários e poder público.

Além de compartilhar boas práticas, Matheus Chagas abordou ainda os desafios enfrentados na regulação hídrica em áreas de expansão agrícola e no enfrentamento aos impactos das mudanças climáticas, temas que dominaram os debates do Fórum e foram abordados de maneira colaborativa pelos diversos entes federativos presentes.

Advertisement

TOCANTINS

Governador Wanderlei Barbosa participa da Expo Palmeirópolis e destaca papel do agronegócio e da cultura no desenvolvimento regional

Published

on

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado da primeira-dama Karynne Sotero, participou nesta sexta-feira, 12, da programação da 12ª Expo Palmeirópolis, realizada dentro das comemorações pelos 46 anos de emancipação política do município. Com apoio do Governo do Tocantins, a feira agropecuária reuniu produtores rurais, empresários, expositores, autoridades e representantes do setor produtivo no Parque de Exposições Raimundo Parrião, reforçando o papel das exposições agropecuárias no desenvolvimento econômico, na geração de oportunidades e na valorização das tradições do campo.

Também participaram da agenda o prefeito de Palmeirópolis, Wlisses Barros de Souza, a primeira-dama do município, Katharine Oliveira, parlamentares, a vice-prefeita, vereadores e lideranças regionais.

A Expo Palmeirópolis integra o calendário de exposições agropecuárias do Tocantins e reúne atividades voltadas à produção rural, cultura e entretenimento. Rodeio, vaquejada, cavalgada, prova dos três tambores, exposições e atrações musicais fazem parte da programação, que movimenta a economia local e fortalece a integração entre o campo e a cidade.

Durante a agenda, o governador participou da abertura oficial do rodeio e entrou na arena ao lado de autoridades e lideranças locais, acompanhando uma das atrações mais tradicionais da exposição.

“A Expo Palmeirópolis representa a força das nossas tradições, da nossa cultura e do agronegócio tocantinense. Estar aqui comemorando os 46 anos de Palmeirópolis, uma cidade que tem grande importância para o desenvolvimento da região, em uma festa tão bem organizada, é motivo de alegria. É um evento que reúne famílias, produtores rurais e toda a comunidade em torno de uma atividade que movimenta a economia e faz parte da identidade do nosso estado. A cada ano, a exposição cresce e demonstra a importância do agro para o desenvolvimento de Palmeirópolis e de todo o Tocantins”, destacou o governador Wanderlei Barbosa.

Leia Também:  Com investimento de mais de R$ 1,9 milhões do Governo do Tocantins, Campanha Natalina 2024 é finalizada com saldo positivo para o comércio tocantinense

Exposições movimentam a economia e valorizam tradições

As exposições agropecuárias têm papel estratégico para o desenvolvimento dos municípios tocantinenses. Além de estimular negócios e fortalecer cadeias produtivas, os eventos preservam tradições culturais, promovem integração social e ampliam oportunidades para produtores, empreendedores e trabalhadores do campo.

O prefeito Wlisses Barros de Souza destacou a importância das parcerias para realização da feira. “Uma festa como esta só é possível graças às parcerias construídas ao longo dos anos. Temos o apoio do Governo do Estado, da Faet/Senar e de diversas instituições que acreditam no potencial de Palmeirópolis. São cinco dias de atividades que movimentam a economia, fortalecem a produção rural e proporcionam lazer para a população. Temos muito a agradecer pelo apoio que o governador Wanderlei Barbosa tem dado ao nosso município”, afirmou.

Além da pecuária, Palmeirópolis também se destaca pela diversificação da produção rural. Entre os empreendimentos instalados no município está a Agro Seringueira Tocantins, referência na produção de borracha natural e importante geradora de empregos na região.

Segundo o gerente da empresa, Romário Fernandes dos Reis, participar da exposição também é uma oportunidade de aproximar a população da realidade do campo. “Participar da exposição é uma forma de mostrar nossa história e o trabalho desenvolvido diariamente. Também é uma oportunidade de aproximar a população das atividades do campo e destacar a contribuição da produção rural para a geração de emprego e renda no município”, afirmou.

Leia Também:  Gurupi recebe apoio do Governo do Tocantins em evento sobre Associativismo e Cooperativismo para produtores rurais

O público acompanhou os shows da dupla Gino & Geno e do cantor Flaguim, que integraram a programação cultural da feira.

A Expo Palmeirópolis continua neste sábado, 13, com a tradicional cavalgada e demais atividades voltadas ao setor produtivo, encerrando a programação no domingo, 14, dentro das comemorações pelos 46 anos do município.

Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA