GURUPI

DEPUTADO AMÉLIO CAYRES

Mais de R$ 3,4 milhões em emendas de Amélio Cayres fortalecem infraestrutura e administração em 14 cidades

Publicado em

O deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos) destinou, em 2025, um volume expressivo de emendas parlamentares voltadas ao fortalecimento do custeio da máquina pública e à melhoria da infraestrutura urbana, garantindo mais eficiência administrativa e obras estruturantes em diferentes regiões do Tocantins. O detalhamento de cada emenda impositiva também pode ser acompanhado na Plataforma recentemente lançada pela Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto).

 

Para a infraestrutura, o investimento do deputado soma R$ 2,5 milhões, contemplando obras importantes como recuperação asfáltica e aquisição de microrrevestimento para Araguatins; aquisição de materiais para bloqueteamento em Buriti do Tocantins, além da construção da sede da Colônia de Pescadores de Carrasco Bonito. Cayres também contribuiu para reformas de locais públicos como o canteiro central de Esperantina, a Praça Central de Sampaio e a Quadra Poliesportiva de Santa Maria do Tocantins.

 

O parlamentar destinou, ainda, emendas voltadas à iluminação de dois campos de futebol, um em Esperantina e outro em São Miguel do Tocantins, atendendo demandas prioritárias dos prefeitos municipais e da população. Outra emenda que teve grande impacto social foi a destinação de recursos para aquisição da área que sediará o Parque Industrial em São Miguel do Tocantins, um anseio da comunidade.

Leia Também:  Com Fortes na linha de frente, Tocantins avança na regulamentação ambiental e impulsiona o agro

 

Segundo Amélio Cayres, os investimentos refletem uma atuação focada nas prioridades de cada cidade que representa. “Nosso compromisso é garantir que os municípios tenham condições de manter seus serviços e avançar em obras que impactam diretamente a vida das pessoas. As destinações foram priorizadas a partir dos pedidos dos prefeitos, vereadores que acompanham de perto os desafios da cidade e também da caminhada que temos feito em cada município, vendo as principais necessidades de cada lugar e de que forma podemos contribuir com o mandato que nos foi dado por cada cidadão”, destacou.

 

Custeio e administração pública

Já nas áreas de custeio e administração, foram assegurados R$ 900 mil, com recursos aplicados na aquisição de insumos, peças, materiais de expediente e apoio a ações sociais em municípios como Buriti do Tocantins, Crixás, Lagoa do Tocantins, Luzinópolis, Pau D’Arco, Taguatinga e Xambioá. As emendas contribuem diretamente para a manutenção dos serviços públicos essenciais, especialmente nas áreas mais sensíveis da gestão municipal.

Leia Também:  Na Semana do Consumidor, a Agência de Metrologia reforça seu compromisso atuar como importante ferramenta nas relações de consumo

 

Transparência

Com gestão do presidente da Casa, Amélio Cayres, a Aleto lançou uma ferramenta para acompanhamento de cada emenda impositiva individual, com detalhes sobre município de destinação, objeto do recurso e valor aplicado. A implementação do sistema cumpre uma das metas prioritárias da atual Mesa Diretora, que foca na modernização administrativa e na ampliação dos mecanismos de controle social sobre os recursos públicos. Acesse a Plataforma clicando aqui.

 

Entenda as emendas impositivas

Conforme a Emenda Constitucional Estadual nº 55/2024, o limite global destinado às emendas individuais impositivas na Lei Orçamentária do Estado corresponde a 1,73% da Receita Corrente Líquida (RCL) do exercício anterior. A legislação ainda determina que, obrigatoriamente, 25% desse montante sejam destinados a ações e serviços na área da saúde e 13,5% a investimentos, ou seja, na execução de obras e construções e na aquisição de equipamentos e materiais permanentes.

*Com informações de Luiz Melchiades/Dicom Aleto

Advertisement

TOCANTINS

Governador Wanderlei Barbosa realiza visita institucional à unidade do PronTO em Araguaína e destaca modernização dos serviços públicos

Published

on

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, realizou uma visita institucional, nesta sexta-feira, 26, à unidade do Programa de Atendimento ao Cidadão (PronTO), em Araguaína, para acompanhar o funcionamento dos serviços oferecidos à população. A agenda reforça o compromisso do Governo do Tocantins com a modernização da gestão pública, ampliando o acesso aos serviços essenciais por meio de um atendimento mais ágil, integrado e humanizado, além de fortalecer a oferta de serviços públicos de qualidade em todas as regiões do estado.

Na ocasião, o governador Wanderlei Barbosa destacou que o investimento em estruturas modernas fortalece a qualidade dos serviços oferecidos à população. “O PronTO representa uma nova forma de atender o cidadão, reunindo diversos serviços em um só lugar, com qualidade, conforto e agilidade. Nosso compromisso é investir em uma gestão moderna, que facilite a vida das pessoas e aproxime cada vez mais o Governo da população”, afirmou.

Sob a coordenação da Secretaria de Estado da Administração (Secad), o secretário Paulo César Benfica Filho destacou que o PronTO tem ampliado a eficiência dos serviços públicos em todas as regiões onde foi implantado. “O PronTO foi planejado para oferecer mais praticidade ao cidadão, reunindo diferentes órgãos em um único espaço, com estrutura moderna, acessível e atendimento humanizado. Esse modelo reduz o tempo de espera, simplifica processos e fortalece a transformação dos serviços públicos no Tocantins”, reforçou.

Leia Também:  Na Semana do Consumidor, a Agência de Metrologia reforça seu compromisso atuar como importante ferramenta nas relações de consumo

Unidade de Araguaína

Em funcionamento no Lago Center Shopping desde novembro de 2025, a unidade do PronTO em Araguaína já realizou até o momento 92.255 atendimentos. Somente entre janeiro e junho de 2026, foram registrados 76.706 atendimentos, com média diária de 800 a 900 usuários.

A unidade reúne mais de 500 serviços, oferecidos por 18 órgãos e departamentos, distribuídos em cerca de 62 guichês de atendimento. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 8h às 12h, e conta com um ambiente climatizado e acessível, além de garantir duas horas de estacionamento gratuito aos usuários.

A enfermeira Gislaine Aparecida Vilela Correia Labre, que acompanhava pacientes durante o encaminhamento de processos para solicitação de medicamentos de alto custo, destacou a praticidade da estrutura. “O ambiente é organizado, climatizado e acolhedor. Hoje conseguimos dar andamento aos processos dos pacientes que acompanhamos de forma rápida, sem precisar nos deslocar a diferentes órgãos. Isso representa mais agilidade para quem depende desses atendimentos”, relatou.

Leia Também:  Governador Wanderlei Barbosa abre programação de evento que celebra a chegada de 2025 com grandes atrações musicais

O PronTO Araguaína possui a Sala Azul, espaço especialmente preparado para o acolhimento de crianças neurodivergentes, proporcionando um atendimento mais inclusivo e humanizado. O local também conta com um posto de coleta da Hemorrede Tocantins, ampliando o acesso à doação de sangue na região norte do estado.

PronTO

Principal programa de atendimento ao cidadão do Governo do Tocantins, o PronTO reúne, em um único ambiente, centenas de serviços prestados por órgãos estaduais, municipais e federais. Com unidades em Araguaína, Gurupi e Porto Nacional, o programa contabilizou, em 2025, mais de 398 mil atendimentos e cerca de 952 mil serviços prestados, consolidando-se como uma das principais iniciativas de modernização da administração pública estadual.

O PronTO oferece serviços como emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), emissão de passaporte, do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran),  do Sistema Nacional de Emprego (Sine), do Procon Tocantins, da Assistência Farmacêutica Estadual, entre outros, fortalecendo a integração dos atendimentos e facilitando o acesso da população aos serviços públicos.

Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA