GURUPI

Governo do Tocantins

Governo do Tocantins divulga selecionados para a 25ª Fenearte, maior feira de artesanato da América Latina

Publicado em

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), divulgou o resultado definitivo da avaliação dos artesãos individuais e das entidades representativas de candidatos ao processo de seleção para a 25ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte).

O resultado definitivo foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira, 10. O documento também pode ser conferido na página da Secretaria, na aba “Editais”.

A classificação dos artesãos e das entidades representativas foi feita na seguinte ordem de prioridade: artesãos PCD, artesãos indígenas, artesãos quilombolas, artesãos e entidades representativas de ampla concorrência com o objetivo de garantir a inclusão, a valorização da diversidade cultural e a equidade na seleção dos participantes.

Na categoria artesãos indígenas, foi selecionada Terezinha Tukwãi Xerente, da cidade de Tocantínia. A artesã atua no ramo de capim-dourado e fibra de buriti. Na ampla concorrência, foram selecionados: Bruna Tágna Fernandes Araújo, também da cidade de Tocantínia, que atua no ramo de capim-dourado; Emerson Leitão Filho, da cidade de Gurupi, que trabalha com madeira, argila e pedra; e, na categoria carta-convite, Elpídio de Paula Neto, da cidade de Palmas, que atua com madeira, casca, caule e raiz.

Leia Também:  Governo do Tocantins e sociedade civil discutem assistência social

Já entre as entidades representativas (associação, cooperativa ou grupo produtivo), foi selecionada, na categoria indígena, a entidade Artesãos Iny Mahadu, que realiza artesanato com argila, madeira e palha.

Na categoria ampla concorrência, foram selecionadas as seguintes entidades: Associação Dourada, da cidade de Novo Jardim; Associação Gurupiense de Artesãos (AGA), da cidade de Gurupi; e Associação Dianopolina de Artesãos (ADA), da cidade de Dianópolis. Todas desenvolvem artesanatos com capim-dourado.

A categoria carta-convite, contemplou a Associação dos Pequenos Produtores Indígenas da Aldeia São João, da Ilha do Bananal, no município de Formoso do Araguaia, que atua com sementes, madeira, fios e fibras.

Advertisement

TOCANTINS

SSP/TO avança em tratativas para firmar cooperação com universidade em perícias de crimes ambientais

Published

on

A Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO) realizou, na manhã desta terça-feira, 23, uma reunião para discutir a formalização de um termo de cooperação técnica entre a Superintendência de Polícia Científica e o Centro Universitário Católica do Tocantins (Unicatólica), por meio do curso de Medicina Veterinária. O encontro ocorreu no gabinete do secretário Luciano Cruz, na sede da SSP/TO, em Palmas.

A proposta da parceria é viabilizar a utilização da estrutura do hospital veterinário universitário da instituição para a realização de exames periciais em animais vítimas de crimes ambientais, especialmente em casos de maus-tratos que resultem em morte e demandam procedimentos de necropsia e exumação.

A iniciativa surgiu a partir da necessidade de um espaço adequado para a realização desse tipo de procedimento técnico-científico, essencial para subsidiar investigações e fortalecer a produção de provas em inquéritos policiais relacionados a crimes contra animais.

O secretário da Segurança Pública, Luciano Cruz, destacou a relevância da cooperação entre instituições para o aprimoramento da atuação pericial no Estado.

Leia Também:  Governador Wanderlei Barbosa articula convênio com o Banco da Amazônia para destinação de R$ 300 milhões voltados à agricultura familiar no Tocantins

“Essa parceria representa um avanço importante para a Segurança Pública, especialmente no enfrentamento aos crimes ambientais. Ao unirmos esforços com uma instituição de ensino que possui estrutura especializada e profissionais qualificados, ampliamos nossa capacidade técnica e garantimos mais eficiência na produção de provas periciais”, afirmou.

O superintendente de Polícia Científica, Edson Almeida de Oliveira Pereira, ressaltou que o termo de cooperação atende a uma demanda técnica da perícia oficial. “Nos casos de maus-tratos com resultado morte, a perícia necessita de um ambiente apropriado para a realização de exames detalhados. O acesso à estrutura do hospital veterinário permitirá maior precisão nos laudos e reforçará o trabalho pericial desenvolvido em apoio às investigações policiais”, explicou.

A coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Unicatólica, Juliana Pieroni, enfatizou que a cooperação também contribuirá para a formação acadêmica dos estudantes. “Essa aproximação entre a academia e os órgãos de Segurança Pública fortalece tanto a formação dos nossos alunos quanto a prestação de serviços à sociedade. Poder contribuir com conhecimento técnico e com a estrutura da universidade em ações de interesse público é extremamente relevante para a instituição”, destacou.

Leia Também:  Hospital Regional de Dianópolis cresceu 26% o número de atendimentos em 2024

Durante a reunião, foi discutida a minuta do termo de cooperação, que seguirá em análise pelas instituições envolvidas antes da formalização da parceria.

Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA