GURUPI

Governo do Tocantins

Governo do Tocantins convida gestores e equipes técnicas para participarem de Seminário de Sensibilização sobre Novo Marco Legal do Saneamento Básico no estado

Publicado em

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional (Secihd), convida gestores e equipes técnicas do estado, municípios e das agências reguladoras infranacionais, para participarem de um seminário a ser realizado nos dias 20 e 21 de fevereiro, para debater a Implementação do Marco Legal do Saneamento Básico no Tocantins.

O Encontro ocorrerá na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), no auditório Deputado Sebastião Borba, das 8h30 às 18 horas, na terça-feira; e de 9 às 12 horas, na quarta-feira, e visa promover um debate técnico e explorar os desafios e oportunidades inerentes à aplicação das mudanças no setor, bem como, discutir conceitos fundamentais para implementação.

As inscrições podem ser feitas por meio deste link e a programação contará com curso sobre a Implementação do Marco Legal do Saneamento Básico no Tocantins; Contextualização do Marco Legal do Saneamento Básico; Regionalização do Saneamento Básico; Apoio da União para Projetos do Setor e Regulação do Saneamento.

Uma iniciativa conjunta em apoio à Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), ao Ministério das Cidades (MCID), ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e à Secretaria Especial para o Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil da Presidência da República (Seppi).

Leia Também:  Amélio Cayres reforça compromisso com o esporte ao celebrar reforma do Estádio Mirandão, em Araguaína

“É importante que a população participe ativamente deste evento”, ressalta Thiago Benfica, secretário da Secihd. “Com a presença de especialistas renomados, teremos a oportunidade de debater não apenas as implicações práticas do Marco Regulatório, mas também o papel fundamental que cada um dos atores – Estado, municípios, agências reguladoras e, principalmente, a própria comunidade – desempenha nesse contexto. Este é um momento ímpar para capacitarmos os gestores e técnicos municipais a enfrentarem os desafios do Saneamento Básico no Tocantins e a participação da população é importante para que as soluções encontradas atendam às necessidades de todos”, finalizou.

Advertisement

TOCANTINS

Governador Wanderlei Barbosa participa da Expo Palmeirópolis e destaca papel do agronegócio e da cultura no desenvolvimento regional

Published

on

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado da primeira-dama Karynne Sotero, participou nesta sexta-feira, 12, da programação da 12ª Expo Palmeirópolis, realizada dentro das comemorações pelos 46 anos de emancipação política do município. Com apoio do Governo do Tocantins, a feira agropecuária reuniu produtores rurais, empresários, expositores, autoridades e representantes do setor produtivo no Parque de Exposições Raimundo Parrião, reforçando o papel das exposições agropecuárias no desenvolvimento econômico, na geração de oportunidades e na valorização das tradições do campo.

Também participaram da agenda o prefeito de Palmeirópolis, Wlisses Barros de Souza, a primeira-dama do município, Katharine Oliveira, parlamentares, a vice-prefeita, vereadores e lideranças regionais.

A Expo Palmeirópolis integra o calendário de exposições agropecuárias do Tocantins e reúne atividades voltadas à produção rural, cultura e entretenimento. Rodeio, vaquejada, cavalgada, prova dos três tambores, exposições e atrações musicais fazem parte da programação, que movimenta a economia local e fortalece a integração entre o campo e a cidade.

Durante a agenda, o governador participou da abertura oficial do rodeio e entrou na arena ao lado de autoridades e lideranças locais, acompanhando uma das atrações mais tradicionais da exposição.

“A Expo Palmeirópolis representa a força das nossas tradições, da nossa cultura e do agronegócio tocantinense. Estar aqui comemorando os 46 anos de Palmeirópolis, uma cidade que tem grande importância para o desenvolvimento da região, em uma festa tão bem organizada, é motivo de alegria. É um evento que reúne famílias, produtores rurais e toda a comunidade em torno de uma atividade que movimenta a economia e faz parte da identidade do nosso estado. A cada ano, a exposição cresce e demonstra a importância do agro para o desenvolvimento de Palmeirópolis e de todo o Tocantins”, destacou o governador Wanderlei Barbosa.

Leia Também:  Governo do Tocantins reforça aos municípios a realização do Dia D de Vacinação, no sábado, 29

Exposições movimentam a economia e valorizam tradições

As exposições agropecuárias têm papel estratégico para o desenvolvimento dos municípios tocantinenses. Além de estimular negócios e fortalecer cadeias produtivas, os eventos preservam tradições culturais, promovem integração social e ampliam oportunidades para produtores, empreendedores e trabalhadores do campo.

O prefeito Wlisses Barros de Souza destacou a importância das parcerias para realização da feira. “Uma festa como esta só é possível graças às parcerias construídas ao longo dos anos. Temos o apoio do Governo do Estado, da Faet/Senar e de diversas instituições que acreditam no potencial de Palmeirópolis. São cinco dias de atividades que movimentam a economia, fortalecem a produção rural e proporcionam lazer para a população. Temos muito a agradecer pelo apoio que o governador Wanderlei Barbosa tem dado ao nosso município”, afirmou.

Além da pecuária, Palmeirópolis também se destaca pela diversificação da produção rural. Entre os empreendimentos instalados no município está a Agro Seringueira Tocantins, referência na produção de borracha natural e importante geradora de empregos na região.

Segundo o gerente da empresa, Romário Fernandes dos Reis, participar da exposição também é uma oportunidade de aproximar a população da realidade do campo. “Participar da exposição é uma forma de mostrar nossa história e o trabalho desenvolvido diariamente. Também é uma oportunidade de aproximar a população das atividades do campo e destacar a contribuição da produção rural para a geração de emprego e renda no município”, afirmou.

Leia Também:  Governo do Tocantins reconduz aos cargos 16 secretários estaduais nesta terça-feira,7

O público acompanhou os shows da dupla Gino & Geno e do cantor Flaguim, que integraram a programação cultural da feira.

A Expo Palmeirópolis continua neste sábado, 13, com a tradicional cavalgada e demais atividades voltadas ao setor produtivo, encerrando a programação no domingo, 14, dentro das comemorações pelos 46 anos do município.

Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA