GURUPI

Governo do Tocantins

Governador Wanderlei Barbosa apresenta demandas prioritárias da saúde do Tocantins ao ministro Alexandre Padilha

Publicado em

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, participou, nessa quarta-feira, 6, em Brasília/DF, de uma reunião com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para discutir pautas prioritárias que visam  o fortalecimento da rede pública de saúde do Estado.

Com mais de 1,5 milhão de habitantes e 139 municípios, o Tocantins tem 92% da população dependente exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS). A rede estadual é responsável por mais de 70% dos leitos clínicos e 97% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em funcionamento no estado. A reunião teve como objetivo ampliar o apoio do governo federal a essa estrutura.

Na ocasião, o governador Wanderlei Barbosa destacou as prioridades da gestão na área da saúde e a importância do apoio da União. “Viemos com pautas concretas e estruturantes. Nossa prioridade é ampliar o acesso à saúde com qualidade, garantir que os hospitais regionais funcionem plenamente e proteger a população contra o avanço de doenças evitáveis, como o sarampo”, enfatizou.

Reforço no financiamento da média e alta complexidade

A principal demanda apresentada foi o aumento do Teto Financeiro de Média e Alta Complexidade (Teto MAC), com pedido de incorporação de R$ 112 milhões ao valor atualmente repassado ao Estado. O montante representa a parcela restante dos R$ 200 milhões solicitados em 2023, considerando que, atualmente, o Tocantins arca com 55% dos custos dessa atenção com recursos próprios, enquanto a União contribui com 41%.

Leia Também:  Governo avança na duplicação da ponte entre Palmas e Luzimangues

Durante o encontro, o governador ressaltou que o Estado tem investido com recursos próprios para manter e expandir a rede pública de saúde, mas reforçou a necessidade de apoio federal para garantir a sustentabilidade e a continuidade dos serviços especializados.

Habilitação de leitos de UTI

Na oportunidade, também foi solicitada a habilitação de 11 leitos de UTI Adulto Tipo II no Instituto Sinai, em Palmas. Os leitos já estão em funcionamento, com proposta aprovada no sistema federal, mas aguardam formalização para garantir o cofinanciamento da União.

Outro ponto discutido foi o alto custo com a manutenção de leitos contratualizados na rede privada. Atualmente, são 90 leitos de UTI custeados exclusivamente com recursos do tesouro estadual, sem habilitação federal.

Presente na reunião, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, salientou a importância do reforço financeiro. “Nossa pauta inclui solicitações de incremento financeiro para manter e ampliar os serviços já ofertados. Com o apoio do governo federal, esperamos dobrar a nossa capacidade de atendimento nos próximos anos”, pontuou.

Enfrentamento ao sarampo

Leia Também:  Governador do Tocantins Wanderlei Barbosa participa da passagem de comando da Polícia Militar e destaca redução de 37% da criminalidade no estado

Diante do aumento de casos de sarampo no Tocantins, o governador evidenciou a importância do apoio federal nas ações de vigilância, diagnóstico e imunização. A reunião antecede o Dia D de Vacinação, programado para este sábado, 9, em todo o estado. A ação, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), busca mobilizar os 139 municípios tocantinenses em um esforço conjunto para elevar os índices de cobertura vacinal, especialmente em áreas de maior vulnerabilidade.

Presenças

Também participaram da reunião os deputados federais Ricardo Ayres e Alexandre Guimarães; o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado estadual Amélio Cayres; o deputado estadual Luciano Oliveira; o secretário de Estado da Comunicação, Márcio Rocha; o secretário extraordinário de Representação do Tocantins em Brasília, Carlos Manzini Júnior; o prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel; e demais autoridades técnicas do governo federal.

Advertisement

TOCANTINS

Governador Wanderlei Barbosa participa da Expo Palmeirópolis e destaca papel do agronegócio e da cultura no desenvolvimento regional

Published

on

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado da primeira-dama Karynne Sotero, participou nesta sexta-feira, 12, da programação da 12ª Expo Palmeirópolis, realizada dentro das comemorações pelos 46 anos de emancipação política do município. Com apoio do Governo do Tocantins, a feira agropecuária reuniu produtores rurais, empresários, expositores, autoridades e representantes do setor produtivo no Parque de Exposições Raimundo Parrião, reforçando o papel das exposições agropecuárias no desenvolvimento econômico, na geração de oportunidades e na valorização das tradições do campo.

Também participaram da agenda o prefeito de Palmeirópolis, Wlisses Barros de Souza, a primeira-dama do município, Katharine Oliveira, parlamentares, a vice-prefeita, vereadores e lideranças regionais.

A Expo Palmeirópolis integra o calendário de exposições agropecuárias do Tocantins e reúne atividades voltadas à produção rural, cultura e entretenimento. Rodeio, vaquejada, cavalgada, prova dos três tambores, exposições e atrações musicais fazem parte da programação, que movimenta a economia local e fortalece a integração entre o campo e a cidade.

Durante a agenda, o governador participou da abertura oficial do rodeio e entrou na arena ao lado de autoridades e lideranças locais, acompanhando uma das atrações mais tradicionais da exposição.

“A Expo Palmeirópolis representa a força das nossas tradições, da nossa cultura e do agronegócio tocantinense. Estar aqui comemorando os 46 anos de Palmeirópolis, uma cidade que tem grande importância para o desenvolvimento da região, em uma festa tão bem organizada, é motivo de alegria. É um evento que reúne famílias, produtores rurais e toda a comunidade em torno de uma atividade que movimenta a economia e faz parte da identidade do nosso estado. A cada ano, a exposição cresce e demonstra a importância do agro para o desenvolvimento de Palmeirópolis e de todo o Tocantins”, destacou o governador Wanderlei Barbosa.

Leia Também:  Com atuação de Amélio Cayres, mais de 590 famílias do “Projeto Sampaio” terão energia elétrica após 10 anos

Exposições movimentam a economia e valorizam tradições

As exposições agropecuárias têm papel estratégico para o desenvolvimento dos municípios tocantinenses. Além de estimular negócios e fortalecer cadeias produtivas, os eventos preservam tradições culturais, promovem integração social e ampliam oportunidades para produtores, empreendedores e trabalhadores do campo.

O prefeito Wlisses Barros de Souza destacou a importância das parcerias para realização da feira. “Uma festa como esta só é possível graças às parcerias construídas ao longo dos anos. Temos o apoio do Governo do Estado, da Faet/Senar e de diversas instituições que acreditam no potencial de Palmeirópolis. São cinco dias de atividades que movimentam a economia, fortalecem a produção rural e proporcionam lazer para a população. Temos muito a agradecer pelo apoio que o governador Wanderlei Barbosa tem dado ao nosso município”, afirmou.

Além da pecuária, Palmeirópolis também se destaca pela diversificação da produção rural. Entre os empreendimentos instalados no município está a Agro Seringueira Tocantins, referência na produção de borracha natural e importante geradora de empregos na região.

Segundo o gerente da empresa, Romário Fernandes dos Reis, participar da exposição também é uma oportunidade de aproximar a população da realidade do campo. “Participar da exposição é uma forma de mostrar nossa história e o trabalho desenvolvido diariamente. Também é uma oportunidade de aproximar a população das atividades do campo e destacar a contribuição da produção rural para a geração de emprego e renda no município”, afirmou.

Leia Também:  Governo avança na duplicação da ponte entre Palmas e Luzimangues

O público acompanhou os shows da dupla Gino & Geno e do cantor Flaguim, que integraram a programação cultural da feira.

A Expo Palmeirópolis continua neste sábado, 13, com a tradicional cavalgada e demais atividades voltadas ao setor produtivo, encerrando a programação no domingo, 14, dentro das comemorações pelos 46 anos do município.

Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA