GURUPI

SENADOR EDUARDO GOMES

Eduardo Gomes se torna o primeiro tocantinense a assumir a 1ª Vice-Presidência do Senado, marcando um momento histórico e consolidando seu prestígio nacional

Publicado em

Eduardo Gomes se torna o primeiro tocantinense a assumir a 1ª Vice-Presidência do Senado, marcando um momento histórico e consolidando seu prestígio nacional

Em uma eleição histórica realizada neste sábado, 1º de fevereiro de 2025, o presidente do PL Tocantins, senador Eduardo Gomes, foi eleito, por aclamação, 1º Vice-Presidente do Senado Federal para o biênio 2025-2027. Ele compõe a chapa liderada pelo senador Davi Alcolumbre (União-AP), que assume a presidência da Casa em substituição a Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

A conquista de Eduardo Gomes representa um marco para a história política do Tocantins, tornando-o o primeiro senador do estado a ocupar o cargo de 1º Vice-Presidente na Mesa Diretora do Senado. O feito não apenas fortalece a atuação do senador no cenário local, mas também amplia sua influência nacionalmente.

Durante a solenidade, o senador esteve acompanhado de sua esposa, Arlinda Carla, e de seu filho, Carlos Eduardo, de 6 anos.

Novas perspectivas para o Tocantins

Ao final da eleição, o senador ressaltou a importância desse momento para o Estado e para a representação tocantinense no Congresso Nacional. “Cada passo que damos aqui no Congresso Nacional abre novas perspectivas para o Tocantins e para aqueles que acreditam na sua força política. Essa conquista representa mais um espaço ocupado pelo estado e pela nossa gente, garantindo mais oportunidades e desenvolvimento para os 139 municípios tocantinenses”, afirmou. Ele também fez questão de agradecer o apoio de diversas lideranças políticas, incluindo deputados estaduais e federais, senadores e o governador Wanderlei Barbosa.

Governador participa da cerimônia de eleição

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, fez questão de prestigiar presencialmente a eleição da mesa diretora do Senado e celebrou a conquista do senador Eduardo Gomes, destacando seu trabalho pelo estado. “Eduardo Gomes tem feito um trabalho maravilhoso pelos nossos municípios. Agora, com a vice-presidência do Senado, sua atuação se fortalecerá ainda mais, trazendo mais investimentos e desenvolvimento para o Tocantins. Estamos muito orgulhosos desse momento histórico”, declarou.

Leia Também:  Procon Tocantins alerta consumidores sobre recolhimento de lote de chá contaminado da marca Água da Serra

Amélio Cayres também esteve presente

Amélio Cayres, presidente reeleito da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), também comemorou a eleição do senador Eduardo Gomes para a mesa diretora. “Hoje é um dia de grande orgulho para o Tocantins. O senador Eduardo Gomes alcança a primeira vice-presidência do Senado, um feito histórico para o estado. Isso mostra o crescimento e a relevância da nossa representatividade no Congresso Nacional”, destacou.

Mesa Diretora do Senado

A Mesa Diretora do Senado é responsável pela direção dos trabalhos legislativos e administrativos da Casa, além de ser responsável pela promulgação de emendas constitucionais. A nova composição da Mesa Diretora para o biênio 2025-2027 ficou da seguinte forma:

Lideranças presentes na posse

Além do governador Wanderlei Barbosa e do presidente da Aleto, Amélio Cayres, outras autoridades tocantinenses compareceram à cerimônia em Brasília para prestigiar o senador Eduardo Gomes, entre elas a primeira-dama do Tocantins e secretária Extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, os deputados federais Eli Borges (PL-TO), Filipe Martins (PL-TO), Carlos Henrique Gaguim (UNIÃO) e Pedro Jr. (suplente – PL-TO), o presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Diogo Borges,  os prefeitos Celso Morais (Paraíso), Marquinho (Araguacema), Aquiles da Areia (Araguatins) e Paulo Roberto (Taguatinga).

Início dos trabalhos legislativos de 2025

A inauguração dos trabalhos legislativos de 2025 está marcada para esta segunda-feira, 3, às 16 horas. Senadores e deputados se reúnem em sessão solene para dar início à 3ª Sessão Legislativa da 57ª Legislatura, que corresponde ao terceiro ano do ciclo iniciado em 2023.

Leia Também:  Governador Wanderlei Barbosa autoriza realização da 23º edição da Agrotins

A sessão ocorrerá no Plenário da Câmara dos Deputados e será conduzida pelo novo presidente do Senado, Davi Alcolumbre. Antes da sessão, os novos presidentes do Senado e da Câmara participarão da tradicional solenidade externa, com a presença de tropas das Forças Armadas.

Resultado da eleição para a presidência do Senado

Na disputa pela presidência do Senado, concorreram os senadores:

  • Marcos Pontes (PL-SP)
  • Davi Alcolumbre (União-AP)
  • Eduardo Girão (Novo-CE)

Davi Alcolumbre venceu a eleição com 73 votos, tornando-se o novo presidente do Senado Federal.

Biografia do senador Eduardo Gomes

Carlos Eduardo Torres Gomes nasceu em Estância (SE), em 28 de abril de 1966. Mudou-se para Araguaína (TO) em 1982 e iniciou sua trajetória política em 1986 como Secretário de Educação de Xambioá. Depois, foi Secretário de Cultura e Turismo de Araguaína (1988-1990) e vereador em Palmas (1997-2002). Em 2003, assumiu mandato na Câmara dos Deputados, onde permaneceu por três legislaturas consecutivas.

Eleito senador em 2018, destacou-se como Líder do Governo Bolsonaro no Congresso Nacional (2019-2022) e presidente da Comissão de Comunicação e Direito Digital. É conhecido pelo seu forte municipalismo, com mais de R$ 2 bilhões destinados aos 139 municípios tocantinenses. Atualmente, preside o PL no estado e, agora, assume a 1ª Vice-Presidência do Senado Federal.

Advertisement

TOCANTINS

Casa Militar do Tocantins forma 1ª turma do Curso de Segurança e Proteção de Autoridades e homenageia personalidades com a Medalha Guardião do Araguaia

Published

on

A Casa Militar do Estado do Tocantins realizou na manhã desta terça-feira, 23, a solenidade de formatura do 1º Curso de Seguran e Proteção de Autoridades (CSPA/2026), e a outorga de Medalhas Guardião do Araguaia no auditório do Palácio Araguaia Gov. José Wilson Siqueira Campos, em Palmas. A cerimônia contou com a presença de autoridades civis e militares, representantes das forças de segurança e familiares dos formandos.

O CSPA/2026 é uma capacitação inédita voltada ao aperfeiçoamento técnico e operacional dos profissionais responsáveis pela segurança institucional e pela proteção de autoridades. Promovido pela Casa Militar, o curso teve como objetivo desenvolver competências específicas para o planejamento, coordenação e execução de ações de segurança aproximada, proteção de dignitários, gerenciamento de riscos e atuação em situações críticas.

A capacitação reuniu profissionais de diferentes instituições do Tocantins como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Guarda Metropolitana, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Casa Militar do Governador da Bahia e Gabinete Militar da Governadoria do Piauí.

Leia Também:  Governador Wanderlei Barbosa inaugura obras de revitalização asfáltica com investimento de R$ 2 milhões em Guaraí

Ao longo da formação, os participantes passaram por atividades teóricas e práticas, abrangendo disciplinas relacionadas à segurança de autoridades, inteligência, direção defensiva e evasiva, atendimento pré-hospitalar tático, gerenciamento de crises, armamento e tiro, entre outros conteúdos essenciais para o exercício da função de segurança e proteção de autoridades.
Durante a cerimônia, foi realizada também a outorga da Medalha Guardião do Araguaia, instituída pela Lei nº 4.144, de 12 de abril de 2023, que simboliza o apreço por homens e mulheres que, por meio de suas ações e dedicação ao serviço público, deixam contribuições relevantes para a construção de um Tocantins mais seguro, forte e comprometido com o bem comum.

Autoridades civis e militares receberam a distinção honorífica que busca valorizar exemplos de liderança, profissionalismo e dedicação ao serviço público, evidenciando o papel desempenhado pelos homenageados no fortalecimento das políticas públicas e das ações estratégicas desenvolvidas em benefício do Estado.

Para o secretário-chefe da Casa Militar, Coronel Francinaldo Machado Bó, a iniciativa representa um importante avanço na qualificação dos profissionais que atuam diretamente na proteção de autoridades e instalações estratégicas do Estado. “Hoje celebramos dois momentos de grande significado para a Casa Militar e para o Estado do Tocantins. A formatura do 1º Curso de Segurança e Proteção de Autoridades representa um marco histórico na qualificação dos profissionais responsáveis pela segurança institucional, fortalecendo a capacidade técnica, a integração entre as instituições e a excelência dos serviços prestados à sociedade.

Leia Também:  Governador Wanderlei Barbosa autoriza realização da 23º edição da Agrotins

E completou, “Da mesma forma, a entrega da Medalha Guardião do Araguaia simboliza o reconhecimento do Governo do Tocantins àqueles que, por sua dedicação, compromisso e relevantes serviços prestados, contribuíram para o fortalecimento das instituições públicas e para o desenvolvimento do nosso Estado. Ao homenagearmos essas personalidades, reafirmamos valores como liderança, espírito público, profissionalismo e cooperação, fundamentais para a construção de um Tocantins cada vez mais seguro, forte e preparado para os desafios do presente e do futuro”, destacou o Secretário-Chefe.

Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA