GURUPI

SEGURAÇA PÚBLICA

Comitiva do Fundo Nacional de Segurança Pública realiza visita técnica ao novo Complexo de Delegacias de Taquaralto

Publicado em

A Secretaria da Segurança Pública e a Polícia Civil do Tocantins receberam, na manhã desta sexta-feira, 16, uma comitiva do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) para uma visita técnica ao novo Complexo de Delegacias de Taquaralto, em Palmas. A agenda fez parte do acompanhamento dos investimentos do fundo no Estado.

Durante a visita, os técnicos conheceram a nova estrutura, que concentrará a 2ª Central de Atendimento da Polícia Civil, atualmente já instalada e em funcionamento, e outras cinco delegacias que devem se mudar para o prédio nas próximas semanas.

O complexo terá duas delegacias circunscricionais, a 4ª e 5ª DPs, que atuam na investigação das ocorrências dos bairros da região sul de Palmas. Terá ainda três unidades especializadas: 2ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), responsável pelo atendimento e investigação de crimes de violência doméstica e familiar contra mulheres; 2ª Delegacia Especializada em Infrações de Menor Potencial Ofensivo (DEIMPO), que atua na apuração de delitos de menor gravidade; e a nova Delegacia de Repressão a Roubos (DRR) de Palmas.

Leia Também:  Naturatins realiza mapeamento da baunilha do Cerrado na região do Cantão

A instalação da DRR representa o atendimento a uma demanda antiga da população do Sul de Palmas por uma unidade dedicada ao combate a crimes de roubo. O modelo, que já demonstra resultados expressivos em Araguaína, passa agora a ser expandido para a Capital.

Com quase 1,8 mil metros quadrados de área construída, o novo prédio foi integralmente mobiliado com recursos do FNSP. Durante a agenda, a comitiva conheceu as viaturas, armas, munições, coletes balísticos e equipamentos eletrônicos adquiridos para equipar a unidade.

Quando estiver plenamente funcional, o complexo contará com 46 servidores atuando diariamente, incluindo sete delegados lotados nas unidades vinculadas e um delegado plantonista responsável pelos atendimentos da 2ª Central.

“Investimentos como esse ampliam a capacidade operacional da nossa Polícia Civil e transformam o atendimento ao cidadão. O Sul de Palmas ganha uma estrutura moderna, integrada e alinhada às necessidades da comunidade”, destacou o secretário da Segurança Pública, Bruno Azevedo.

Além da inspeção ao complexo, a comitiva do FNSP participou ainda das oficinas de capacitação realizadas ao longo da semana e realizou visitas técnicas às demais forças de segurança do Tocantins, fortalecendo a integração federativa e o monitoramento do uso dos recursos.

Leia Também:  HGP inicia programação alusiva ao Dia do Servidor Público

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

TOCANTINS

Com apoio do governo do Tocantins, a Sepot participa da Assembleia Eletiva da ArPIT no povo Apinajé

Published

on

A Secretaria de Estado dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot) marcou presença nesta sexta-feira, 16, na abertura da Assembleia Eletiva da Articulação dos Povos Indígenas do Tocantins (ArPIT), realizada na Aldeia São José, do povo Apinajé, no município de Tocantinópolis.

O secretário de Estado, Ercivaldo Xerente, representou a Pasta no espaço máximo de deliberação, fortalecimento organizativo e exercício democrático do movimento indígena regional.

O evento, que segue até o dia 18 de janeiro, reúne lideranças de diversas regiões do Tocantins para discutir pautas estratégicas de interesse dos povos indígenas, além de conduzir o processo de eleição da nova coordenação da ArPIT.

 A assembleia reafirma os princípios da representatividade, da participação coletiva e do protagonismo indígena na construção das decisões que impactam o fortalecimento das comunidades.

Para o secretário Ercivaldo Xerente, a participação da Sepot é fundamental para assegurar o diálogo institucional e reforçar o compromisso do Governo do Tocantins com as organizações indígenas. “A ArPIT cumpre um papel essencial na articulação regional e na defesa dos direitos dos povos indígenas. Estar presente nesse momento significa reconhecer e respeitar a autonomia das lideranças e fortalecer nossa parceria com cada organização de base”, destacou.

Leia Também:  Pronunciamento - Presidente da Aleto parabeniza Tocantins pelos 35 anos de oportunidades e desenvolvimento

A ArPIT ressaltou, no convite oficial, a importância da participação da Secretaria, para ampliar a legitimidade do processo eletivo e fortalecer a unidade entre as organizações.

A assembleia também abre espaço para encaminhamentos sobre políticas públicas, desafios emergentes e prioridades definidas coletivamente pelas lideranças.

A Sepot reafirma seu compromisso em atuar lado a lado com as organizações indígenas, promovendo articulação, diálogo contínuo e apoio institucional às iniciativas que fortalecem os povos originários e tradicionais do Tocantins.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA