GURUPI

Metrologia

Agência de Metrologia verifica 13 radares de velocidade em Palmas

Publicado em

A Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM) realizou, na última semana de janeiro, a Verificação Anual Periódica e a Verificação Pós-Reparo de 13 radares de velocidade instalados em Palmas. A ação foi conduzida pela área de Instrumentos da Agência e segue o Regulamento Técnico Metrológico aprovado pela Portaria nº 544/2014 do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

De acordo com a normativa, os medidores de velocidade devem passar por verificação obrigatória no momento da instalação, anualmente ou sempre que forem submetidos a qualquer tipo de reparo técnico, garantindo a confiabilidade das medições realizadas nas vias públicas.

Para a execução dos ensaios, a equipe técnica da AEM contou com o apoio da Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade de Palmas (ATTM), responsável pelo suporte operacional e pelo isolamento do tráfego durante os testes. Cada verificação tem duração média de 40 minutos por ponto fiscalizado.

O presidente da AEM, Denner Martins, reforça a importância dos radares para a segurança viária. “Orientamos que os motoristas estejam sempre atentos aos instrumentos de medição de velocidade. Além de fiscalizadores, eles são equipamentos de segurança, pois indicam, com base em estudos técnicos, a velocidade máxima permitida em cada via”, destacou.

Leia Também:  Capacitações profissionalizantes reforçam a ressocialização de custodiados no Tocantins

Importância dos ensaios metrológicos

A aferição dos radares tem como objetivo verificar se a leitura da velocidade dos veículos automotores está correta e em conformidade com os limites estabelecidos para cada via, assegurando que os equipamentos estejam dentro dos padrões exigidos pelo Inmetro.

Durante os ensaios metrológicos, um veículo oficial da AEM percorre o trecho monitorado, em média, cinco vezes — no caso de equipamentos já em operação — portando um instrumento calibrado pelo Inmetro. As medições obtidas são comparadas com os registros do radar avaliado. Com base nessa comparação, o equipamento pode ser aprovado ou reprovado.

Quando ocorre a reprovação, o radar fica impedido de operar até que a empresa responsável realize os ajustes necessários. Após as correções, uma nova vistoria é obrigatória para confirmar que o equipamento atende aos parâmetros técnicos exigidos.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

TOCANTINS

Governador participa da assinatura da Ordem de Serviço do Centro de Educação Inclusiva Sarah Gomes

Published

on

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado da primeira-dama Karynne Sotero, participou nessa quinta-feira, 5, da assinatura da Ordem de Serviço para a construção do Centro de Educação Inclusiva (CEI) Sarah Gomes, obra da Prefeitura de Palmas. A autorização para o início imediato dos serviços ocorreu no próprio local onde o centro será instalado, ao lado da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, na Quadra 401 Sul, em Palmas.

O novo espaço tem como objetivo ampliar e fortalecer o atendimento a estudantes com necessidades educacionais específicas da rede municipal de ensino, oferecendo suporte especializado em diversas áreas para assegurar a plena inclusão de crianças e adolescentes.

Durante a solenidade, o governador Wanderlei Barbosa ressaltou a importância da obra. “Palmas é uma cidade que tem vocação para o seu crescimento econômico, é um polo de educação, é um polo de comércio, é um polo de saúde. Então, é isso que nós precisamos fazer: unir as nossas forças, perceber a vocação da cidade, perceber a vocação da sua gente, mas perceber que nessa cidade tem pessoas que carecem do nosso cuidado. Essa é uma obra para cuidar”, realçou.

Leia Também:  Governo do Tocantins lança Concurso Estande Sustentável para incentivar boas práticas ambientais na Agrotins 2024

O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, destacou o caráter inovador da construção. “Esta obra tem um aspecto importante, ela é construída na modalidade steel frame. É o que há de mais moderno. Ela é construída de maneira bastante inteligente, permitindo um clima melhor. É um prédio moderno”, explicou.

A secretária municipal da Educação de Palmas, Anice Moura, reforçou o impacto social do centro. “Tenho certeza de que as mães atípicas presentes jamais esquecerão dessa data, porque aqui será feito um trabalho de qualidade, de atendimento, de acolhimento com cada uma das nossas crianças neurodivergentes. Aqui estarão os melhores profissionais; será um centro não só de atendimento, mas também de formação para uma sociedade mais justa, igualitária e equânime em seus atendimentos”, frisou.

CEI

Com investimento de aproximadamente R$ R$ 5.534.784,58 milhões, o espaço será referência no atendimento educacional a pessoas neurodivergentes, que necessitam de assistência especializada, com psicopedagogo, pedagogos, psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, assistente social e orientador familiar.

Leia Também:  Governo do Tocantins alcança alto desempenho na execução do Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas

De acordo com a Prefeitura de Palmas, o espaço contará com 1.070,75 metros quadrados, com duas salas para 29 alunos, 11 salas para quatro alunos, sala multissensorial, de fisioterapia, de descompressão, planejamento, coworking para acompanhantes, fraldário, espaço para atividades da vida diária, pátio externo com piso emborrachado, ala administrativa, além de refeitório, cozinha, copa, área de serviço e sanitários adaptados.

A mãe de Sarah Gomes, que dá nome ao Centro, Arlinda Gomes, lembrou da trajetória da filha e da importância do CEI. “Esse centro, essa obra, vai ajudar muitas famílias. Isso é um sonho para todas as famílias aqui de Palmas e do Tocantins. A nossa filha Sarah hoje não está mais aqui, mas ela vai se eternizar através desse centro. Seu nome vai ser para sempre. Eu escrevi que o nome Sarah seja aqui um lembrete de permanência, de que toda criança especial merece respeito, acolhimento e oportunidade”, finalizou.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA