GURUPI

SAÚDE PUBLICA

Hospital Regional de Augustinópolis capacita equipe para uso do traje antichoque

Publicado em

O Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG) realizou, na terça-feira, dia 13, um treinamento com a equipe de enfermeiros e técnicos de enfermagem da maternidade, voltado ao uso do traje antichoque não pneumático (TAN), equipamento fundamental no atendimento a emergências obstétricas, especialmente em casos de hemorragia pós-parto, uma das principais causas de mortalidade materna no Brasil. A unidade é referência para mais de 197 mil pessoas da região do Bico do Papagaio e realiza uma média de mais de 1.500 partos por ano.

A capacitação teve como foco fortalecer o preparo técnico da equipe e a resposta imediata diante de situações críticas. Durante a atividade, os profissionais participaram de simulações práticas, receberam orientações detalhadas sobre a correta utilização do equipamento e puderam esclarecer dúvidas relacionadas ao manejo seguro das pacientes, contribuindo para um atendimento mais ágil e eficaz.

O traje antichoque não pneumático é uma vestimenta confeccionada em neoprene que atua por meio da compressão dos membros inferiores e do abdômen. Esse mecanismo auxilia no redirecionamento do fluxo sanguíneo para órgãos vitais, como cérebro, coração e pulmões, reduzindo a perda de sangue em casos graves de hemorragia. De fácil aplicação e baixo custo, o equipamento permite a estabilização da paciente e garante tempo seguro até a realização do tratamento definitivo ou, quando necessário, o transporte para unidades de maior complexidade.

Leia Também:  Saúde abre inscrições para o 1° Seminário de Hanseníase do Tocantins

“O treinamento do traje antichoque não pneumático com a equipe da maternidade é de suma importância, pois a maior causa de mortalidade materna ocorre devido à hemorragia puerperal. Estando a equipe preparada com o uso do TAN, podemos evitar o óbito de uma paciente. Já vivenciamos duas situações em que ficou comprovado que o equipamento realmente salva vidas”, destacou a supervisora da maternidade, Ivy Karla Oliveira Soares.

A qualificação contínua também foi destacada pela equipe assistencial como um fator determinante para a segurança das pacientes atendidas na unidade. “Esta unidade hospitalar busca estar sempre à frente, oferecendo à população o que há de melhor. Sabemos do risco elevado de hemorragia no pós-parto e esse recurso amplia não apenas nosso olhar técnico, mas também as possibilidades de prevenção de complicações”, disse a enfermeira da maternidade, Hertammy Andrade de Melo.

“Treinamentos como esse fazem parte de uma política permanente de qualificação profissional, garantindo que as equipes estejam preparadas para atuar com rapidez, precisão e segurança no cuidado materno” afirmou a diretora-geral do HRAUG, Vilma Jovino.

Leia Também:  Governo do Tocantins abre inscrições para o evento “Todos pela Síndrome de Down”

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

SAÚDE

Hanseníase

Published

on

Em alusão à Campanha Janeiro Roxo, que promove o combate da hanseníase, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) promoverá nos dias 17 e 23 de janeiro, as ações “Dia D da Hanseníase” e a “1ª Corrida Nacional – Todos Contra a Hanseníase”, em Palmas e Porto Nacional.

 

Conduzidas pela Coordenação Estadual da Hanseníase da SES-TO, as ações estratégicas visam proporcionar à população, conscientização sobre a hanseníase, combate ao preconceito e o cuidado à saúde.

 

Em Palmas, o Dia D possibilitará o fortalecimento das atividades de prevenção, diagnóstico precoce, acompanhamento, avaliação e concessão de alta para pacientes. As atividades previstas são: realização de consultas com a equipe multiprofissional; avaliações clínicas; orientações em saúde; e encaminhamentos quando necessário.

 

Em Porto Nacional, a 1ª Corrida Nacional – Todos Contra a Hanseníase é solidária, realizada para reforçar a conscientização sobre a doença. Aberto para o público, os participantes devem levar 1 kg de alimento não perecível e comparecer vestidos de branco ou roxo, cores que simbolizam a luta contra a hanseníase.

Leia Também:  Em Araguaçu e Alvorada, secretários da Saúde ouvem demandas da população e servidores

 

Serviço

O que: Dia D da Hanseníase – Janeiro Roxo 2026

Quando: 17 de janeiro de 2026 (Sábado)

Hora: 08h às 18h

Público Alvo: Pessoas que tiveram contato com pacientes diagnosticados com hanseníase e pacientes que já finalizaram o tratamento, mas aguardam a avaliação para concessão de alta.

Local: Unidade de Saúde da Família (USF) Bela Vista, Palmas – TO.

 

Serviço

O que: 1ª Corrida Nacional – Todos Contra a Hanseníase

Quando: 23 de janeiro de 2026 (Sexta-feira)

Hora: 18h

Público Alvo: Aberto para toda a população

Local: Orla de Porto Nacional, Porto Nacional- TO.

Informações: O percurso será 3 km, haverá brindes e sorteios. Para participar, é preciso entregar 1 kg de alimento não perecível no dia do evento e ir com blusa branca ou roxa. Os interessados podem se inscrever previamente no link: https://viaesporte.com/evento/1-corrida-nacional-todos-contra-a-hanseniase ou Whatsapp (63) 99217-9684.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA