GURUPI

Governo do Tocantins

Hospital Regional de Arraias inicia oferta de registro civil para bebês recém-nascidos

Publicado em

A pequena Maitê Silva Santana, já saiu do Hospital Regional de Arraias (HRARR) na quarta-feira, 05, registrada civilmente, reconhecida como cidadã e apta para usufruir direitos fundamentais. Ela foi a primeira bebê registrada na unidade hospitalar, que agora conta com o serviço de Registro Civil, disponibilizado gratuitamente pelo convênio entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) e o Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de Arraias.

A Caroline Silva é mãe da Maitê, primeira bebê registrada no hospital, e contou que “eu e meu esposo ficamos muito felizes com essa facilidade em registrar e garantir os direitos da nossa filha já ali mesmo no Hospital Regional de Arraias. Foi um processo muito rápido e fácil sem burocracia e que garantiu a cidadania da nossa filha no mesmo dia em que ela nasceu. Ficamos muito satisfeitos”.

Com a certidão de casamento ou documentos pessoais dos pais (caso forem solteiros) e a declaração de nascido vivo emitido pelo médico, o Registro Civil pode ser emitido no hospital logo após o nascimento. O atendimento conveniado entre o cartório e a SES-TO é realizado de segunda a sexta-feira. A ação é uma iniciativa trabalhada nacionalmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), buscando diminuir o índice de sub-registros civis de nascimento no país.

Leia Também:  Governador Wanderlei Barbosa autoriza a contratação de mais 20 leitos hospitalares em Palmas

O diretor-geral do HRARR, Hugo Junio Ferreira de Sousa, celebrou o novo atendimento. “O serviço de registro civil ofertado dentro da unidade, é uma importante iniciativa, pois garante o acesso imediato à formalização de documentos essenciais, como o registro de nascimento, diretamente no ambiente hospitalar. Isso facilita o processo para as famílias, especialmente em momentos de vulnerabilidade, evitando que os pais precisem se deslocar até um cartório após a alta hospitalar”.

“Além disso, promove a inclusão social ao assegurar que a criança tenha seus direitos reconhecidos desde o nascimento, o que é fundamental para o exercício pleno da cidadania. Esse tipo de serviço demonstra um cuidado com a humanização do atendimento e com a simplificação de procedimentos burocráticos”, acrescentou o diretor-geral.

Segundo a Planilha e Indicadores e Estatística do HRARR, nasceram no hospital em 2023, 191 bebês, sendo (94) nascidos pelo parto pélvico; e (97) por parto cesáreo. Já ano passado, em 2024 nasceram 194 bebês, sendo (71) por parto pélvico; e (123) nascidos por parto cesáreo.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

SAÚDE

Governo do Tocantins entrega mais 300 novos mobiliários aos hospitais estaduais

Published

on

O Governo do Tocantins enviou na quinta-feira, 27, mais uma remessa de novos mobiliários aos hospitais geridos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO). São cerca de 300 itens, que levarão mais modernidade, conforto e bem-estar à população acolhida e aos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS). O investimento é de quase R$ 400 mil.

Segundo o titular da SES-TO, Carlos Felinto, “a modernização dos equipamentos e mobiliários das nossas unidades hospitalares é uma determinação do governador Wanderlei Barbosa, que preza pelo conforto da população acolhida no SUS. É um cuidado que também chega aos servidores da saúde, que contam com melhores equipamentos para trabalhar e com espaços mais adequados às suas funções”.

O Hospital Geral de Palmas (HGP) e o Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR) foram os primeiros a receberem os itens.  “Ficamos felizes em receber os mobiliários, pois temos uma demanda e com certeza esses itens irão proporcionar melhorias aos nossos serviços e garantir que a população seja melhor acolhida”, afirmou o diretor-geral do HGP, Iatagan Barbosa.

Leia Também:  SES-TO informa ampliação do atendimento no Hemocentro de Porto Nacional

Quem ainda aguarda a entrega do mobiliário fala da expectativa. “Graças aos esforços do governador Wanderlei Barbosa e de nossos secretários Carlos e Luciano, esses novos mobiliários certamente irão contribuir para o melhor funcionamento do hospital. Vai garantir melhor comodidade aos pacientes atendidos, como também irá proporcionar melhor área de trabalho para os profissionais”, disse o diretor-geral do Hospital Regional de Alvorada, Sidoman Ribeiro, celebrou a entrega.

Unidades beneficiadas 

Além do HGP e HMDR, os hospitais regionais de Gurupi, Alvorada, Arraias, Paraíso do Tocantins, Dianópolis e Araguaçu receberão os itens. São camas infantis, armários, camas beliches, poltronas, roupeiros, escadas, macas e consultórios oftalmológicos, distribuídos conforme a necessidade e o porte do hospital.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA