GURUPI

CONFERÊNCIA

Conferência Estadual debate saúde do trabalhador e da trabalhadora como direito humano

Publicado em

A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) em parceria com o Conselho Estadual de Saúde (CES-TO) iniciou na terça-feira, 10, a etapa estadual da 4ª Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (4ª CESTT-TO). A solenidade de abertura ocorreu no Auditório do Colégio Militar Senador Antônio Luiz Maya – Unidade II, em Palmas.

Com o tema ‘A Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano’, a conferência avalia e propõe diretrizes para a Política Nacional de Saúde do Trabalhador (PNSTT) e fortalece a participação da sociedade civil na construção de políticas públicas de saúde e segurança no trabalho. A programação é aberta a trabalhadores de diversos setores e representantes da sociedade civil organizada.

Durante a cerimônia, o coordenador-geral de Vigilância em Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde (CGSAT/MS), Luís Henrique da Costa Leão, destacou a importância da articulação entre os entes federativos para garantir ambientes laborais seguros e saudáveis. Foram conduzidos debates estruturados em três eixos temáticos: Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; Novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador e da trabalhadora e Participação popular na saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras para o controle social.

A etapa estadual consolida as propostas levantadas nas conferências macrorregionais realizadas entre abril e maio nos municípios de Augustinópolis, Araguaína, Gurupi, Dianópolis e Paraíso do Tocantins, onde trabalhadores, gestores, sindicatos e entidades civis discutiram realidades locais e apresentaram sugestões que agora são analisadas em âmbito estadual.

Leia Também:  Pacientes da ala de saúde mental do HRA recebem dia especial de autocuidado

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto falou da importância de ouvir os trabalhadores para o aprimoramento das políticas públicas. “É por meio do diálogo e da escuta qualificada que construímos um sistema de saúde mais justo e eficiente. A saúde do trabalhador deve ser vista como prioridade, pois é ele quem movimenta os setores que sustentam o desenvolvimento do Estado. Nosso compromisso, sob a liderança do governador Wanderlei Barbosa, é garantir ações concretas que promovam ambientes de trabalho dignos e valorização dos nossos servidores”.

O gerente de Saúde do Trabalhador da SES-TO, Evesson Farias de Oliveira, também reforçou que esta etapa representa a culminância do trabalho desenvolvido nas regiões, onde foram colhidas propostas diretamente da população trabalhadora. Segundo ele, “as diretrizes priorizadas pelos delegados eleitos serão levadas à conferência nacional, em agosto, representando as demandas do Tocantins. Esse processo democrático, previsto na Constituição e no SUS, fortalece a participação social na definição das políticas públicas”.

Representando os usuários do SUS, a trabalhadora rural e quebradeira de coco Maria Edinalva Ribeiro reforçou a importância da conferência como espaço de escuta e construção coletiva. “Para mim, é muito importante participar da 4ª Conferência Estadual de Saúde. A presença da gente aqui é essencial, porque é nesse espaço que conseguimos apresentar nossas propostas diretamente da base, como trabalhadora rural e quebradeira de coco. A saúde é um direito, e nós precisamos de um atendimento de qualidade, principalmente com atenção às necessidades das mulheres”, afirmou.

Leia Também:  Governo do Tocantins transforma vidas com entrega cadeiras de rodas

Para o presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES-TO), Raimundo Morais, “a conferência é muito salutar, pois nos permite colher informações de diversas regiões — desde a quebradeira de coco, ao trabalhador que é contra o uso de agrotóxicos, passando pela opinião do servidor público. Esta conferência é inclusiva e, neste momento, estamos construindo e debatendo propostas que nos permitam criar um ambiente de trabalho seguro. Isso nos dá uma ideia clara do que precisamos propor quando estivermos em Brasília”.

A 4ª CESTT/TO prossegue na quarta-feira, 11, com plenárias, mesas-redondas e grupos de trabalho, culminando na elaboração de propostas que serão encaminhadas à etapa nacional.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

SAÚDE

Hospitais regionais de Augustinópolis e Araguaína realizam mutirões de cirurgias urológicas e ortopédicas

Published

on

Dentro das ações de descentralização os serviços de saúde, promovidas pelo Governo do Tocantins, os Hospitais regionais Augustinópolis (HRAug) e Araguaína (HRA) realizaram mutirões de cirurgias urológicas e ortopédicas, beneficiando 53 pacientes residentes na macrorregião norte do Tocantins. Os procedimentos ocorreram de 01 a 06 de julho e são resultados das estratégias da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) na busca por agilizar os atendimentos à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os procedimentos urológicos foram realizados de 04 a 06 de julho, nas duas unidades, por meio de técnicas minimamente invasivas, utilizando vídeo, o que proporciona aos pacientes uma recuperação mais rápida e menos desconforto. “A realização destes mutirões foi um grande passo para a saúde da nossa região. As cirurgias ocorreram por uma colaboração entre o Hospital Regional de Augustinópolis e o Hospital Regional de Araguaína, a qual demonstra nosso compromisso em oferecer acesso a tratamentos modernos e eficazes. Estamos felizes em poder atender a essa demanda e fazer a diferença na vida dos nossos pacientes”, afirmou a diretora-geral do HRA, Cristiane Uchôa.

Leia Também:  Pacientes da ala de saúde mental do HRA recebem dia especial de autocuidado

“Todos os pacientes atendidos já estão em processo de recuperação, seguindo as orientações médicas e estamos trabalhando para novas parcerias que possibilitaram iniciativas como esta, que resultam diretamente no bem-estar da comunidade”, pontuou a diretora-geral do HRAug, Vilma Jovino.

Morador de Xambioá, o paciente Miguel Arcanjo Alves de Araújo falou sobre o atendimento em urologia. “Esperei nove meses para realizar minha cirurgia e graças a Deus ela ocorreu. Fui muito bem atendido com uma equipe prestativa e estou feliz em poder me recuperar”.

Ortopedia

O HRA realizou de 01 a 04 de julho, um mutirão de cirurgias ortopédicas, beneficiando 23 pacientes que necessitavam de procedimentos de urgência. “Os procedimentos foram realizados no período noturno, para aumentar nossa capacidade de atendimento e responder rapidamente às necessidades urgentes da nossa comunidade. Nosso compromisso é garantir que todos tenham acesso a tratamentos de qualidade”, destacou a diretora-geral Cristiane Uchôa.

Dados

Desde outubro de 2021, o Governo do Tocantins já realizou mais de 55 mil cirurgias eletivas. Destas, quase oito mil foram este ano. Os procedimentos ocorrem em hospitais geridos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), em hospitais municipais conveniados e em hospitais privados contratados.

Leia Também:  Estado do Tocantins renova parceria com Hospital Dom Orione e amplia serviços ofertados

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA