GURUPI

SEGURAÇA PÚBLICA

Segurança Pública recebe Mensagem de Reconhecimento pelos serviços prestados na Romaria do Senhor do Bonfim

Publicado em

A Secretaria de Segurança Pública do Tocantins recebeu uma mensagem de reconhecimento e gratidão pelos serviços prestados durante a Romaria do Senhor do Bonfim, que reuniu milhares de pessoas na maior peregrinação religiosa do Tocantins entre os dias 6 e 17 de agosto. A mensagem foi entregue pessoalmente pelo  bispo diocesano de Porto Nacional, José Moreira da Silva, ao secretário da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Mota Oliveira, nesta segunda-feira, 21.

“Viemos pessoalmente fazer um agradecimento à Segurança Pública do Tocantins pelo apoio na Romaria do Bonfim. Tivemos uma romaria tranquila porque a Segurança Pública também foi eficiente e louvo a Deus por todos aqueles que atuaram neste grande evento. Tivemos uma multidão de gente, todos na paz. Em nome da Igreja, gratidão é o que queremos externar a toda a equipe”, disse bispo.

O secretário Wlademir Mota Oliveira falou da alegria em receber a autoridade eclesiástica e agradeceu o reconhecimento. “Ter o trabalho de todos os profissionais da Segurança reconhecido é motivo de muita alegria e nos estimula a trabalhar cada vez mais e melhor. Estamos muito felizes com o sucesso da romaria. O Tocantins é, sem dúvidas, um Estado abençoado”, comemorou o secretário.

Leia Também:  Polícia Civil elucida crime de furto cometido por ex-funcionário contra casal de médicos em Palmas

Na ocasião, além da mensagem, o bispo também entregou exemplares do acordo entre o Brasil e a Santa Sé. “Esse acordo não leva em consideração a Igreja, mas o Estado. A fé é uma coisa, já o Estado leva em conta a questão jurídica. O Vaticano é um país, a diocese é um estado e a paróquia é um município. Este é o entendimento”, explicou.

Além do secretário, participaram do encontro e receberam lembrança da igreja a superintendente de Segurança Integrada, Fátima Holanda, e o diretor do  Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), major Major Gustavo Bolentini. Também receberam exemplares do acordo entre o Brasil e a Santa Sé o assessor de Gabinete Fernando Ubaldo e o diretor de Polícia Comunitária Carlos Magno Gomes da Costa. O bispo esteve acompanhado de seu assessor Silvio.

História da Romaria

Segundo os relatos históricos, a tradição da Romaria do Bonfim teve início em 1750, a partir de uma imagem de Cristo Crucificado encontrada por um vaqueiro em um tronco, na zona rural de Natividade, na região do povoado Bonfim. O sertanejo levou a imagem para sua casa e no dia seguinte, ela teria desaparecido, ressurgindo no mesmo lugar em que havia sido encontrada no dia anterior.

Leia Também:  Polícia Civil leva palestra sobre combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes à zona rural de Arraias

O retorno misterioso da imagem representou para muitos uma espécie de milagre. A partir disso, a comunidade passou a considerar a imagem sagrada e ergueu um santuário no mesmo local onde foi encontrada, construindo a primeira capela no povoado ainda em 1750. A fé reforçada pela figura recém-chegada no município de Natividade, atraiu devotos de todas as regiões do Tocantins, construindo nas redondezas do local um pequeno povoado, que carrega até hoje o nome de seu fundador: “Bonfim”.

Advertisement

POLÍCIA

Polícia Civil leva palestra sobre combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes à zona rural de Arraias

Published

on

Em continuidade às ações educativas do Maio Laranja, a Polícia Civil do Tocantins, por meio da 11ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Vulneráveis (DEAMV – Arraias), realizou, nesta quarta-feira, 27, uma palestra na Escola Estadual Zulmira Magalhães, localizada no distrito de Canabrava, zona rural de Arraias.

A atividade foi ministrada pela delegada de polícia Vanusa Regina de Carvalho Nunes e abordou o 18 de maio, data que remonta ao triste episódio de violência sexual ocorrido em 1973, vitimando uma criança. A ação contou com a participação de estudantes e professores da unidade escolar.

Durante o encontro, foram tratados temas relacionados à conscientização, prevenção e enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, eixo central da campanha Maio Laranja, além da importância da denúncia como ferramenta essencial no combate a esse tipo de crime.

A delegada titular da DEAMV – Arraias, Vanusa Regina de Carvalho Nunes, destacou a relevância da iniciativa. “Levar informação à comunidade escolar é fundamental para fortalecer a rede de proteção e garantir que crianças e adolescentes tenham seus direitos preservados”, afirma.

Leia Também:  Gestores da Polícia Civil debatem sobre assédio moral e suas implicações na saúde do trabalhador

Maio Laranja

O Maio Laranja é uma mobilização nacional que busca fortalecer ações de conscientização, prevenção e enfrentamento às violações de direitos de crianças e adolescentes, promovendo o engajamento das instituições públicas e da sociedade na proteção da infância e da adolescência.

Denúncias

As denúncias de violações de direitos contra crianças e adolescentes podem ser feitas pelos canais Disque 100 e 190, que seguem como principais meios de acionamento das forças de segurança e da rede de proteção. A participação da população é fundamental para o encaminhamento rápido das ocorrências e a atuação das equipes envolvidas.

Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA