GURUPI

INSCRIÇÕES

Prorrogadas inscrições para eleição de membros do Conselho Superior da Polícia Civil biênio 2023-2025

Publicado em

A Comissão Especial Eleitoral do Conselho Superior da Polícia Civil (CSPC) prorrogou o prazo de inscrições para a eleição de conselheiros. Agora, os interessados têm até o próximo dia 22 de agosto para manifestarem vontade em compor o conselho. As inscrições podem ser feitas das 8 às 14 horas na sala da Secretaria do Conselho Superior de Polícia Civil, localizada na sede da Secretaria da Segurança Pública.

Será admitida, ainda, a inscrição por meio de envio do formulário, devidamente preenchido, assinado e digitalizado em formato de arquivo PDF, acompanhado dos documentos para o endereço eletrônico [email protected]. As inscrições somente poderão ser realizadas pelo próprio candidato ou mediante procuração.

As eleições acontecem no próximo dia 17 de setembro e o voto é obrigatório para todos os policiais civis, desde que estejam no efetivo exercício de suas funções. O voto é direto e secreto no âmbito das seguintes categorias: delegado de polícia civil de classe especial; delegado de polícia de 3ª Classe, agente de polícia, escrivão de polícia, perito oficial, papiloscopista e agente de necrotomia.

Leia Também:  Em Palmas, Divisão de Combate ao Crime Organizado da Polícia Civil divulga balanço de ações integradas e articuladas pela unidade em 2023

Os membros escolhidos terão mandato de dois anos, permitida uma reeleição. Não sendo possível o exercício do voto, deverá ser encaminhada justificativa à Comissão Especial Eleitoral através do e-mail: [email protected] no prazo de até dez dias seguintes à data da eleição. Não será admitido voto em trânsito.

Toda documentação referente ao pleito eleitoral, bem como resultados podem ser acompanhados na página do Conselho Superior de Polícia Civil.

Condições

São condições de elegibilidade: ser ocupante do cargo de carreira e classe correspondente ao da vaga de membro eleito disponível e integrar a categoria; estar no efetivo exercício de suas funções; não estar respondendo a procedimento administrativo disciplinar ou cumprindo sanção disciplinar ou, ainda, não estar respondendo a processo criminal por crime doloso; ter cumprido o estágio probatório.

Eleições

As eleições serão realizadas na Secretaria da Segurança Pública, em Palmas, bem como no interior do Estado, nas Delegacias Regionais de Polícia Civil, das 8 às 17 horas do dia 17 de setembro.  Os eleitores deverão comparecer ao local de votação portando documento original de identificação funcional e assinarão lista de comparecimento.

Leia Também:  Nova edição do Integra PC vai aperfeiçoar mais de 250 agentes de segurança no Tocantins

O eleitor somente poderá votar em um candidato de sua respectiva categoria, salvo os Delegados de Polícia que poderão votar em dois candidatos, sendo um de 3ª Classe e outro de Classe Especial, já que existem duas vagas a serem preenchidas pelos membros desta carreira.

Haverá uma urna em cada local de votação para depósito das cédulas. É eleito o membro mais votado pela respectiva categoria, sendo o segundo mais votado o suplente deste.

Resultado e posse

O resultado final da eleição será publicado no Boletim Interno da SSP e no Diário Oficial do Estado do Tocantins no dia 1º de outubro. Já a posse dos eleitos está prevista para a reunião ordinária do dia 20 de novembro de 2023.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

1ª Semana do Registro Civil na Unidade Penal de Arraias garante documentação e casamento coletivo para custodiados

Published

on

A emissão de documentação civil garante aos cidadãos o acesso a uma série de direitos, como o reconhecimento legal e o exercício pleno da cidadania. Com essa finalidade, a Unidade Penal Regional de Arraias promoveu, em parceria com o Cartório de Registro Civil, a 1ª Semana do Registro Civil. Entre os dias 2 e 6 de junho, foram realizadas diversas ações voltadas ao atendimento prioritário das pessoas privadas de liberdade e de seus familiares.

Entre os serviços ofertados pelo Cartório de Registro Civil e de Pessoas Naturais de Arraias estiveram a emissão de segunda via de certidões de nascimento e casamento, formalização de união estável, reconhecimento de paternidade e até a realização de casamento coletivo. Conforme o chefe da Unidade, Fernando Fernandes, garantir que toda pessoa privada de liberdade tenha acesso e posse de documentos civis é uma questão de organização, além de uma forma de assegurar justiça, inclusão e respeito aos direitos humanos. “É também uma medida concreta para diminuir a reincidência e promover uma verdadeira reinserção na sociedade”, ressaltou.

Leia Também:  Policiais e agentes analistas da Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota realizam ação social em alusão ao Dia das Crianças em Araguaína

Ações

A abertura ocorreu na segunda-feira, 2, no auditório da Universidade Federal do Tocantins. O evento contou com a presença de autoridades acadêmicas, servidores da Unidade, oficiais registradores, líderes religiosos, profissionais da área jurídica e membros da comunidade local, marcando o início de uma semana dedicada à cidadania, à inclusão social e ao direito ao registro civil para todos. Um dos destaques foi a palestra do professor Dr. Fábio Roque Araújo, que abordou o tema “O papel do registrador civil na ressocialização do detento”, com reflexões profundas sobre a importância do registro civil como instrumento de dignidade e cidadania.

Durante as ações de emissão de documentação, houve a coordenação da assistente social da Unidade, Akeib Evangelista, e colaboração de acadêmicos do curso de Direito da UFT, sob orientação da professora Rebeca Vieira. Eles realizaram a triagem dos reeducandos, ofereceram orientação, mobilizaram os participantes e divulgaram o evento, com acolhimento também às famílias.

A semana foi encerrada na sexta-feira, 6, com a realização de um casamento coletivo, que oficializou a união de 11 casais. A cerimônia foi realizada na própria unidade, em um momento de alegria e emoção para os custodiados, que deram mais um importante passo em busca da ressocialização e da consolidação familiar.

Leia Também:  Secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Filho, é homenageado pelo curso de Direito da UFT

Para quem teve a oportunidade de obter a certidão de casamento, a semana foi um marco e uma forma de garantir que a vida terá continuidade após o cumprimento da pena. “Eu me sinto muito agradecido por conseguir regularizar a minha situação, pois há muito tempo tinha esse desejo, mas não possuía condições de pagar. Sem contar que agora somos uma família perante a lei”, avaliou um dos custodiados.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA