GURUPI

POLÍCIA MILITAR

Polícia Militar promove II Torneio de Xadrez como parte das comemorações do Dia dos Pais em Palmas

Publicado em

Como parte das comemorações do Dia dos Pais 2024, a Polícia Militar do Tocantins (PMTO), por meio da Diretoria de Programas Sociais (DPS), em apoio à Associação dos Oficiais Militares do Tocantins (AOMETO) e a Federação Tocantinense de Xadrez, participou neste sábado, 10, do II Torneio de Xadrez para iniciantes em Palmas. O evento, que também contou com apoio da Fundação Pró-Tocantins e outras entidades, reuniu crianças, jovens e famílias em uma manhã repleta de atividades, incluindo oficinas de xadrez, apresentações culturais e exposições de parceiros institucionais.

A competição ocorreu na sede campestre do Clube dos Oficiais. Na abertura, o Chefe do Estado-Maior da PM, Coronel QOPM Cláudio Thomaz Coelho de Souza, destacou a importância do torneio para a integração social e o papel da instituição nas atividades que aproximam a comunidade da polícia. “Estamos felizes em ver esse evento crescendo. É uma oportunidade para reforçar os laços familiares e mostrar que a Polícia Militar está comprometida em apoiar ações que promovam o bem-estar da sociedade em todas as suas formas. A participação de todos aqui, desde os competidores até os parceiros, demonstra a força dessa união”, afirmou o Coronel Cláudio.

Leia Também:  Governador Wanderlei Barbosa comemora saldo positivo de mais de 50 mil empregos gerados no Tocantins

Ele também ressaltou o trabalho contínuo da DPS na organização de eventos que valorizam a família e a comunidade, e expressou o desejo de que o torneio se torne uma tradição anual. “A nossa participação nesse evento reflete nosso compromisso em fortalecer a integração social e manter uma presença constante junto à população. Queremos que essas ações sejam um marco contínuo no nosso calendário, sempre promovendo o desenvolvimento social e a união familiar”, completou.

Torneio de Xadrez

Aberto à comunidade, o torneio não só celebrou o Dia dos Pais, mas também reforçou a importância de atividades que promovem o desenvolvimento intelectual e social dos participantes, contribuindo para uma sociedade mais unida e consciente.

O evento contou com uma série de atrações especiais, incluindo a apresentação do Coral Infanto-Juvenil da PMTO e do sexteto do Corpo Musical da Banda da PMTO. Também houve a exposição de equipamentos de resgate pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO), que demonstrou recursos e técnicas utilizados em salvamentos. O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) ofereceu orientações sobre educação ambiental, enquanto o Grupo de Operações com Cães (GOC) do Batalhão de Choque (BPCHOQUE) realizou uma exposição de cães policiais, destacando o papel desses animais na segurança pública.

Leia Também:  Polícia Civil leva informação sobre tipos de violência contra a mulher para alunas do ensino médio na Capital

 

O xadrez, reconhecido como esporte pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), é um jogo que desenvolve habilidades como autoconhecimento, paciência, planejamento estratégico, melhora na tomada de decisões e contribui para a interação social.

                                             

Advertisement

POLÍCIA

Polícia Civil leva palestra sobre combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes à zona rural de Arraias

Published

on

Em continuidade às ações educativas do Maio Laranja, a Polícia Civil do Tocantins, por meio da 11ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Vulneráveis (DEAMV – Arraias), realizou, nesta quarta-feira, 27, uma palestra na Escola Estadual Zulmira Magalhães, localizada no distrito de Canabrava, zona rural de Arraias.

A atividade foi ministrada pela delegada de polícia Vanusa Regina de Carvalho Nunes e abordou o 18 de maio, data que remonta ao triste episódio de violência sexual ocorrido em 1973, vitimando uma criança. A ação contou com a participação de estudantes e professores da unidade escolar.

Durante o encontro, foram tratados temas relacionados à conscientização, prevenção e enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, eixo central da campanha Maio Laranja, além da importância da denúncia como ferramenta essencial no combate a esse tipo de crime.

A delegada titular da DEAMV – Arraias, Vanusa Regina de Carvalho Nunes, destacou a relevância da iniciativa. “Levar informação à comunidade escolar é fundamental para fortalecer a rede de proteção e garantir que crianças e adolescentes tenham seus direitos preservados”, afirma.

Leia Também:  Gurupi: 3º Batalhão de Bombeiros Militar vai realizar o 2º Corro Para Brincar

Maio Laranja

O Maio Laranja é uma mobilização nacional que busca fortalecer ações de conscientização, prevenção e enfrentamento às violações de direitos de crianças e adolescentes, promovendo o engajamento das instituições públicas e da sociedade na proteção da infância e da adolescência.

Denúncias

As denúncias de violações de direitos contra crianças e adolescentes podem ser feitas pelos canais Disque 100 e 190, que seguem como principais meios de acionamento das forças de segurança e da rede de proteção. A participação da população é fundamental para o encaminhamento rápido das ocorrências e a atuação das equipes envolvidas.

Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA