GURUPI

CAPACITAÇÃO

Capacitação no DF reforça formação técnica e estratégica de militares da Casa Militar do Tocantins

Publicado em

Com o objetivo de fortalecer a qualificação dos agentes que atuam diretamente na proteção de autoridades, que os militares da Casa Militar do Estado do Tocantins participaram da 7ª edição do Curso de Segurança e Proteção de Autoridades (CSPA), promovido pela Força Nacional. A formação foi realizada de 23 de abril a 03 de junho no Batalhão Escola de Pronto Emprego (BEPE), no Gama – DF.

Com carga horária de 325 horas-aula, o curso abordou disciplinas fundamentais para a atuação na segurança de autoridades como planejamento estratégico, salvamento aquático, Atendimento Pré-Hospitalar (APH) tático, técnicas e táticas de proteção de autoridades, direção veicular, detecção de ameaças, varredura, defesa pessoal e educação física.

A cerimônia de encerramento que ocorreu na manhã desta terça-feira, 03, contou com a presença do Secretário-Chefe da Casa Militar, Coronel PM Wander Araujo Vieira, que destacou a importância do investimento na capacitação dos militares. Para o Secretário-Chefe, a qualificação continuada é fundamental para garantir um serviço público de excelência, com mais preparo técnico e estratégico.

Leia Também:  Em Palmas, Polícia Civil participa de caminhada de conscientização pelo fim da violência contra a mulher

A fala do tenente Elson Nunes, um dos alunos do CSPA, reforçou o alto nível da formação. “Esta experiência elevou nosso preparo a outro patamar. Cada módulo exigiu o máximo de nossa capacidade física, técnica e emocional, refletindo o grau de comprometimento necessário para atuar na segurança de autoridades em qualquer cenário”, disse.

O CSPA reuniu 23 alunos de diversos estados brasileiros como Tocantins, Maranhão, Goiás, Bahia, Amazonas, Ceará, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Sergipe, Paraná, Rio Grande do Sul, Alagoas e Rio de Janeiro. Essa diversidade regional proporcionou um rico intercâmbio de experiências, ampliando a visão sobre as diferentes realidades do país.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

Polícia Penal realiza nova fase da Operação Mute em Araguaína para reforçar segurança nas unidades prisionais

Published

on

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Polícia Penal, realizou, na última terça-feira, 2 e quarta-feira, 3, a oitava fase da Operação Mute, ação estratégica voltada ao reforço da fiscalização e controle nas unidades prisionais do Estado. A operação foi realizada na Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota, em Araguaína, e ocorreu em conjunto com a direção da unidade, o Núcleo de Operações com Cães (NOC) e o Grupo de Operações Penitenciárias Especiais (Gope).

Coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Operação Mute é considerada uma das maiores iniciativas de combate ao crime organizado dentro do sistema penitenciário brasileiro. A ação envolve policiais penais federais e estaduais em diversas unidades prisionais do país.

Para o superintendente do Sistema Penitenciário e Prisional do Tocantins, Paulo Freitas, a ação tem impacto direto na segurança interna das unidades. “A Operação Mute contribui com a manutenção da ordem e segurança das unidades penais, melhorando as condições de implementação das assistências à educação e ao trabalho ao preso, em detrimento das ações de organizações criminosas frente à população carcerária”, destacou.

Leia Também:  17 policiais penais se formam no curso de Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo


Edições anteriores

No Tocantins, edições anteriores da Operação Mute já ocorreram nas unidades de Palmas, Paraíso, Cariri do Tocantins, Porto Nacional, Colmeia, Guaraí, Colinas, Gurupi e Miracema, sem registros de apreensão de celulares ou outros ilícitos. A exemplo dessas ações, a etapa em Araguaína também contou com revistas minuciosas, inspeções detalhadas e ações de inteligência.

Ao final da operação, será elaborado um relatório técnico com os resultados, estratégias empregadas e sugestões para aprimoramento da segurança nas unidades penais do estado. O documento será encaminhado à Senappen como parte do monitoramento contínuo das ações.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA