GURUPI

SETEMBRO VERDE

Treinão Setembro Verde reúne comunidade em Palmas e Gurupi e reforça conscientização sobre doação de órgãos

Publicado em

O sábado, 27, foi marcado por energia, solidariedade e conscientização em duas das principais cidades do Tocantins. Em Palmas e Gurupi, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realizou o Treinão Setembro Verde, iniciativa coordenada pela Central Estadual de Transplantes (CETTO), que uniu esporte, lazer e informação sobre a importância da doação de órgãos e tecidos.

A programação foi pensada para envolver toda a comunidade. Houve alongamentos coletivos, corrida, caminhada, aulas de dança e sorteios de brindes, reunindo famílias, atletas amadores, profissionais de saúde e apoiadores da causa. O objetivo foi fortalecer a cultura da doação, lembrando que a decisão em vida e o diálogo com familiares são fundamentais para salvar vidas.

Em Palmas, o evento aconteceu na Praça dos Girassóis, em frente à SES-TO, e reuniu centenas de pessoas em uma manhã de interação e incentivo à prática esportiva. Além das atividades físicas, equipes da saúde levaram informações sobre transplantes, destacando que atualmente 285 pacientes aguardam por uma córnea no Tocantins.

“Esta mobilização é de extrema importância, pois reforça a conscientização das pessoas para o ato de doação de múltiplos órgãos. Sabemos das demandas existentes no Tocantins e com o sim das famílias, que mesmo no momento de dor, conseguem autorizar a doação, é possível salvar vidas de quem aguarda na fila, por um transplante”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Vânio Rodrigues.

Leia Também:  Porto Nacional e Araguatins recebem programações esportivas com a parceria do Governo do Tocantins

Segundo a coordenadora da CETTO, Tatiana Oliveira, “este é o primeiro treinão de muitos que pretendemos realizar. Agradecemos a participação da comunidade que veio e, principalmente, dos parceiros que acreditaram em nosso projeto e nos ajudaram a tornar este evento possível. É um momento de conscientização para a doação de órgãos, um ato de amor que salva vidas”.

Já em Gurupi, o ponto de encontro foi o Parque Mutuca, onde grupos esportivos locais, famílias e parceiros se uniram à ação. A atmosfera foi de entusiasmo e engajamento, com ampla participação popular e apoio de voluntários. “O Hospital Regional de Gurupi é uma das unidades que realizam a captação de órgãos no Tocantins e participar deste evento é, sem dúvida, muito importante, pela causa que ele defende, que é a doação. Tenho certeza que os participantes saíram conscientes sobre como ser um doador de órgãos e poderão ser multiplicadores desta informação”, afirmou o diretor-geral do HRG, Fernando Mota.

Para Luzimeire Marinho Costa, esposa de um transplantado de fígado ainda na infância, falar sobre a doação é uma missão de vida. “Meu marido recebeu um fígado aos sete anos e, por isso, falar sobre doação de órgãos é muito importante. Não é um tema para ser lembrado só em datas especiais, mas todos os dias, porque todos os dias a fila de transplantes cresce. Esperar por um órgão é angustiante, às vezes é questão de poucos dias de vida, e tudo depende de uma família dizer ‘sim’. Graças a esse ‘sim’, hoje minha família está completa”, contou emocionada.

Leia Também:  Governo do Tocantins celebra Termo de Colaboração para realização de evento nacional de tênis de mesa em Palmas

Empresas parceiras também marcaram presença. Para Tani Postal, representante da Pizza Ultra Leve, a iniciativa foi inspiradora. “É muito gratificante a gente participar desse evento de conscientização. Nossa empresa tem tudo a ver, porque temos um produto que leva mais saúde. Ficamos muito felizes em poder contribuir”, destacou.

O público em geral aprovou a iniciativa. Em Palmas, Raimunda Souza participou com amigos e ressaltou a alegria de estar no movimento. “Muito legal, foi muito divertido. Já pratico corrida regularmente e fiz questão de vir com as uma galera para participar”.

                             

Advertisement

Esportes

4ª Etapa do Circuito Tocantinense de Pesca Esportiva (CTPE) bate recorde de inscritos

Published

on

O Governo do Tocantins por meio da Secretaria de Pesca e Aquicultura (SEPEA), realiza neste final de semana (8,9 e 10) em Porto Nacional, a 4ª etapa do Circuito Tocantinense de Pesca Esportiva (CTPE).

O Torneio Tucuna Porto, que está em sua quarta edição, bateu todos os recordes de participantes inscritos até o momento. Com cerca de 270 equipes, e aproximadamente 810 competidores, o torneio é considerado como um dos maiores campeonatos de pesca esportiva do Tocantins.

Competidores dos estados de Goiás, Tocantins, Minas Gerais, Amazonas, Maranhão e Pará. O evento também conta com cobertura especializada da FISHTV, canal referência em pesca esportiva.

“Esse tipo de evento, com essa grandiosidade, fomenta não só a pesca esportiva em nosso estado, como também a economia e o turismo dos municípios que recebem nossas etapas. Estamos empenhados em tornar o Tocantins, um dos principais destinos da pesca esportiva do nosso país. Essa é a determinação do nosso governador Wanderlei Barbosa que temos a honra e o prazer de cumprir”, destaca o secretário executivo da SEPEA, Jefferson Zêra.

Leia Também:  Governo do Tocantins celebra Termo de Colaboração para realização de evento nacional de tênis de mesa em Palmas

PROGRAMAÇÃO TUCUNA PORTO

Dia 08

18h Entrega dos kits

22h Encerramento da entrega dos kits

Dia 09

06h Entrega das réguas e café da manhã

07:00h Largada

17h Encerramento da competição

18:30h Encerramento da entrega das réguas

20h Premiação

23:00h Show Cleber e Cauan

Dia 10

05:00 – Entrega de kits

05:30 – Café da manhã

06:00 – Largada

14:59 – Limite envio de vídeos

15:00 – Encerramento

16:00 – Chegada (tolerância 15min)

17:00 – Premiação

18:00 – Pronunciamentos

18:15 – Encerramento

Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA