SECRETARIA DE ESPORTES
Tocantins finaliza primeira etapa das Paralimpíadas Escolares com 62 medalhas e três recordes nacionais
Publicado em
23 de novembro de 2025por
Redação
Os estudantes do Tocantins encerraram a primeira etapa das Paralimpíadas Escolares 2025 com atuação de destaque: 62 medalhas conquistadas e três recordes nacionais. Foram 23 medalhas de ouro, 23 de prata e 16 de bronze. As provas de atletismo foram realizadas de 18 a 21 de novembro, no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.
Os 22 paratletas que representam o Estado têm idades entre 11 e 17 anos e mostraram muita garra na maior competição mundial voltada para pessoas com deficiência em idade escolar. A delegação tocantinense, coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e composta por 82 integrantes entre atletas e equipe técnica, apresentou elevado nível técnico ao longo do primeiro bloco do evento e ficou na 8ª colocação geral.
Recordes nacionais
Os três recordes nacionais ilustram o talento e a dedicação dos atletas tocantinenses. Diego Ribeiro Costa, do Centro de Ensino Médio Antônio Póvoa (Dianópolis), estabeleceu novo recorde nos 400 m (T44 – Sub18) com a marca de 00:57.37. No arremesso de peso, Edivan Sousa Pinheiro, da Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros (Palmas), conquistou a marca de 6,64 m na categoria F35 – Sub14, enquanto João Pedro Gomes Cavalcante, do Colégio Militar Santa Terezinha (Miracema), registrou 8,19 m na F14 – Sub18.
Estreantes e novas promessas
A etapa também serviu de vitrine para estreantes que já mostraram potencial para futuras edições. Uenzo Fernandes, da Apae de Araguaína, e Eloá Gomes de Carvalho, da Escola Elesbão Lima (Dueré), subiram ao pódio em sua primeira participação nacional e celebraram as conquistas com planos de aperfeiçoamento para o próximo ano.
“Ganhei uma medalha de prata e estou muito feliz. Quero voltar no ano que vem”, disse Uenzo. “Tinha muita vontade de vir aqui e gostei bastante. Consegui uma medalha de prata e uma de bronze. Ano que vem vou treinar mais pra conquistar o ouro”, revelou Eloá.
Parajets e Esporte na Escola
O caminho até São Paulo passa pelos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets), promovidos pelo Governo do Tocantins por meio da Seduc. Além disso, os estudantes das unidades estaduais contam com o apoio do programa Esporte na Escola, que garante carga horária específica para treinamento e repasse de recursos financeiros, fortalecendo modalidades como atletismo, bocha, judô, natação, tênis de mesa e parabadminton.
Conforme a chefe da delegação, Thaís Gabrielle Matos, o resultado confirma a relevância dos investimentos do Governo do Estado no paradesporto e o impacto das políticas públicas de inclusão. “O paradesporto escolar promove inclusão, autoestima e oportunidade para estes estudantes. O Tocantins tem trabalhado para ampliar o acesso ao desporto e apoiar as escolas para que cada vez mais jovens possam trilhar caminhos de superação por meio do esporte”, enfatizou.
Próxima etapa
Com o primeiro bloco concluído, o Tocantins mantém a delegação integrada para disputar novas medalhas e ampliar os resultados. Os atletas de natação, parabadminton, tênis de mesa e bocha chegam a São Paulo na próxima semana para as competições do segundo bloco, que acontecem de 26 a 28 de novembro.
Confira o quadro de medalhas
Ouro – 23 medalhas
Marcos Alexandre Barbosa — Arremesso de peso (Sub14 F20)
Marcos Paulo Martins Carvalho Ribeiro — Lançamento de pelota (Sub14 F21)
Uenzo Fernandes Oliveira — Lançamento de pelota (Sub14 F13)
Marcos Felipe Rochas Rodrigues — Lançamento de club (Sub18 F31)
Diego Ribeiro Costa — Prova de velocidade (Sub18 T44)
Ramon Gonçalves da Silva — Lançamento de dardo (Sub18 F37)
João Pedro Gomes Cavalcante — Lançamento de pelota (Sub18 F13)
Edivaneide Silva dos Santos — 200m (Sub16 T44)
Edivan Sousa Pinheiro — Lançamento de pelota (Sub14 F35)
Pietro Cabral — Lançamento de pelota (Sub14 F36)
Geovanny Henrique Neres — Lançamento de disco (Sub18 F44)
Diego Ribeiro Costa — Arremesso de peso (Sub18 F33)
Isabella Christyna Miranda Costa — 100m (Sub18 T20)
Edivaneide Silva dos Santos — 100m (Sub16 T44)
Islane de Sousa Soares — Lançamento de dardo (Sub18 F37)
Evelly Vitória Ribeiro — 100m (Sub16 F36)
Edivaneide Silva dos Santos — Salto em distância (Sub16 T44)
Abner Ribeiro Andrade — 100m (Sub16 T37)
Diego Ribeiro Costa — 400m ouro e recorde (Sub18 T44)
João Pedro Gomes Cavalcante — Arremesso de peso ouro e recorde (Sub16 F13)
Edivan Sousa Pinheiro — Arremesso de peso ouro e recorde (Sub14 F35)
João Pedro Gomes Cavalcante — 100m (Sub18 T13)
João Pedro Alves Dias — Arremesso de peso (Sub16 F44)
Prata: 23 medalhas
Davi Asaf da Mata Cavalcante — Lançamento de pelota (Sub14 F37)
Sarah de Sousa Lima — 200m (Sub13 T35)
João Pedro Alves Dias — Salto em distância (Sub16 T44)
Davi Asaf da Mata Cavalcante — Salto em distância (Sub14 F37)
Erik da Silva Vasconcelos Luz — Arremesso de peso (Sub16 F37)
Prova de lançamento de dardo masculino (Sub18 F13)
Ramon Gonçalves da Silva — 1.500m (Sub18 T37)
Sarah de Sousa Lima — Salto em distância (Sub16 T35)
Sarah de Sousa Lima — 100m (Sub16 T35)
Eduarda Gabryelle Luz da Silva — Salto em distância (Sub14 F20)
Eduarda Gabryelle Luz da Silva — Arremesso de peso (Sub14 F20)
Yasmim Lopes Reis — Arremesso de dardo (Sub16 F41)
Evelly Vitória Ribeiro — Arremesso de peso (Sub16 F36)
Islane de Sousa Soares — Arremesso de peso (Sub18 F37)
Evelyn de Sousa Alves — Lançamento de dardo (Sub16 F35)
Pietro Cabral — 100m (Sub14 T36)
Erik da Silva Vasconcelos Luz — 100m (Sub16 T37)
Abner Ribeiro Andrade — Lançamento de dardo (Sub16 F37)
Yasmim Lopes Reis — Arremesso de peso (Sub16 F41)
Evelyn de Sousa Alves — Lançamento de disco (Sub16 F35)
Marcos Paulo Martins Carvalho Ribeiro — Arremesso de peso (Sub14 F21)
Brenno Campelo Glória — Salto em distância (Sub16 T20)
Geovanny Henrique Neres Lima — Arremesso de peso (Sub16 F44)
Bronze: 17 medalhas
Evelly Vitória Ribeiro — 200m (Sub16 T36)
Ramon Gonçalves da Silva — 800m (Sub18 F37)
João Pedro Alves Dias — 100m (Sub16 T44)
Jakeline Pereira Silveira — Arremesso de peso (Sub18 F33)
Ana Vitória Sousa de Oliveira — 100m (Sub14 T38)
Marcos Paulo Martins Carvalho Ribeiro — Salto em distância (Sub14 T21)
Ana Vitória Sousa de Oliveira — 60m (Sub14 T38)
Eduarda Gabryelle Luz da Silva — 60m (Sub14 T20)
Eloá Gomes de Carvalho — Arremesso de peso (Sub14 F46)
Marcos Alexandre Barbosa — Salto em distância (Sub14 T20)
Jesionita Dias Pereira Apinajé — 400m (Sub18 T20)
Isabella Christyna Miranda Costa — 400m (Sub18 T20)
Pietro Cabral — 60m (Sub14 T36)
Davi Asaf da Mata Cavalcante — 60m (Sub14 T37)
Erik da Silva Vasconcelos Luz — Salto em distância (Sub16 T37)
Geovanny Henrique Neres Lima — Lançamento de dardo (Sub16 F44)
Esportes
Com apoio do Governo do Tocantins, fórum impulsiona políticas públicas para o esporte e reúne campeões mundiais e medalhistas olímpicos
Published
1 mês atráson
12 de dezembro de 2025By
Redação
O fortalecimento da formação esportiva ganhou destaque nesta quinta-feira, 11, durante o Fórum Estadual de Formação Esportiva, realizado no auditório do Colégio Militar Senador Antônio Luiz Maya, em Palmas. Apoiado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria dos Esportes e Juventude (Seju), o evento é promovido pelo Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), com a presença de campeões mundiais, medalhistas olímpicos, estudantes, associações e federações para debater políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do esporte no Estado.
Na ocasião, o superintendente da Secretaria dos Esportes e Juventude, Raul Cayres, destacou a importância do fórum para o fortalecimento das políticas esportivas. “Participaram gestores de vários municípios e modalidades em busca de conhecimento para levar adiante. O fórum também é uma oportunidade para jovens que desejam o alto rendimento, além de fomentar o esporte e a juventude. É um momento de troca de experiências e aprendizado com grandes atletas, que são referências. Queremos fortalecer o esporte e apoiar atletas e associações, porque o esporte abre caminhos e cria oportunidades”, pontuou o superintendente.
O Fórum Estadual de Formação Esportiva do Tocantins integra uma série de eventos promovidos pelo Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que já percorreu 23 estados. A programação promove o intercâmbio entre gestores de clubes, atletas e técnicos, reforçando o diálogo e a formação esportiva por meio de palestras com referências do esporte brasileiro e embaixadores do CBC, como André Heller (vôlei) e Magic Paula (basquete), que compartilham suas trajetórias e estratégias para o desenvolvimento de talentos de alto rendimento.
O gerente de Esportes e Relações Institucionais do Comitê Brasileiro de Clubes, Emerson Luiz Appel, assegurou que o propósito é integrar inspiração e conteúdo técnico para fortalecer a gestão esportiva no país, além de apresentar o Programa de Formação de Atletas. “O evento concilia a emoção e a história de grandes campeões com informação qualificada. Suas trajetórias, desafios e conquistas ajudam a contextualizar o que há de mais atual em legislação esportiva e nas possibilidades de acesso a recursos. As histórias de atletas como a Paula e o André inspiram, mas também abrem espaço para debatermos políticas, financiamentos e práticas de gestão. Nosso objetivo é transformar informação em conhecimento e conhecimento em melhoria efetiva na administração de clubes, associações e secretarias municipais”, afirmou.
O presidente da Federação Tocantinense de Beach Tennis, Luís Carlos dos Anjos Oliveira, aproveitou o evento para expandir conhecimento. “Minha participação no fórum contribui significativamente para o trabalho e a motivação da Federação. Adquiri atualizações importantes, pude ouvir as experiências dos atletas e compreender como ampliar o conhecimento sobre o Comitê Brasileiro de Clubes. Neste ano, conseguimos aumentar o número de participantes do Campeonato Brasileiro Interclubes de Beach Tennis no Tocantins e iniciamos a temporada com o torneio na Praia da Graciosa. Além disso, uma equipe conquistou as primeiras medalhas do Estado na modalidade. Então, esse apoio é essencial para fomentar o treinamento de atletas”, pontuou.
Histórias que inspiram gerações
Durante o evento, as experiências compartilhadas por grandes nomes do esporte brasileiro e mundial evidenciaram como a formação esportiva é essencial para o desenvolvimento de atletas. Reconhecida como uma das maiores referências do basquete brasileiro, Magic Paula compartilhou que toda conquista é fruto de um caminho de esforço contínuo e aprendizado. “As pessoas veem o pódio, as medalhas e os títulos, mas tudo isso é resultado de um processo que exige muita paciência. Ninguém nasce campeão, é preciso muita disciplina, técnica e persistência. Nesse caminho, encontramos vários obstáculos e frustrações, mas o mais importante é não desistir. A educação, dentro desse processo, é fundamental não apenas para os atletas, mas também para os gestores e profissionais. É um conjunto de fatores e eu sempre digo também que nenhuma de minhas conquistas seria possível sem o apoio dos meus pais”, expressou Magic Paula.
Para o campeão olímpico e mundial de vôlei, André Heller, a qualificação constante resulta em melhores condições de estrutura e treinamento para os atletas, além de mais conquistas para o esporte brasileiro. “O pilar fundamental para qualquer atleta é a capacitação continuada: o treino. Não é possível dissociar a formação esportiva, o desempenho e as medalhas da cultura e da mentalidade da aprendizagem. Os melhores atletas e equipes do mundo são aqueles que estão sempre dispostos a aprender. Os atletas, dos jovens aos profissionais, precisam entender que o aprimoramento contínuo é vantagem competitiva”, reforçou o atleta.
Com apoio do governo do Tocantins, a Sepot participa da Assembleia Eletiva da ArPIT no povo Apinajé
Hanseníase
Governador Wanderlei Barbosa entrega sementes do programa Mesa Farta a agricultores familiares de São Félix do Tocantins, no Jalapão
Comitiva do Fundo Nacional de Segurança Pública realiza visita técnica ao novo Complexo de Delegacias de Taquaralto
Governador Wanderlei Barbosa participa da passagem de comando do 13º BPM em São Félix do Tocantins e entrega R$ 3,5 milhões em investimentos para a unidade
GURUPI
Prefeitura de Gurupi abre inscrições online para processo classificatório da Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA
A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal da Educação, abre na próxima segunda-feira, 19 de janeiro, o prazo...
Prefeitura de Gurupi assina Plano Municipal de Assistência Social
A Prefeitura de Gurupi realizou na manhã desta sexta-feira, 16, a assinatura do Plano Municipal de Assistência Social, instrumento que...
Prefeitura de Gurupi convoca vendedores ambulantes para credenciamento do Carnaval 2026
A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, está convocando os vendedores ambulantes interessados em...
TOCANTINS
Com apoio do governo do Tocantins, a Sepot participa da Assembleia Eletiva da ArPIT no povo Apinajé
A Secretaria de Estado dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot) marcou presença nesta sexta-feira, 16, na abertura da Assembleia Eletiva...
Governador Wanderlei Barbosa entrega sementes do programa Mesa Farta a agricultores familiares de São Félix do Tocantins, no Jalapão
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, por meio do programa Mesa Farta, realizou nesta sexta-feira, 16, em São Félix do Tocantins,...
Comitiva do Fundo Nacional de Segurança Pública realiza visita técnica ao novo Complexo de Delegacias de Taquaralto
A Secretaria da Segurança Pública e a Polícia Civil do Tocantins receberam, na manhã desta sexta-feira, 16, uma comitiva do...
POLÍCIA
Forças de Segurança do Tocantins recebem visita técnica e oficinas de capacitação de comitiva do Fundo Nacional de Segurança Pública
A Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO) deu início, nesta quarta-feira, 14, à programação de oficinas técnicas promovidas pela...
Com quase R$36 milhões em investimentos, SSP/TO aumenta em mais de 100% a execução de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), alcançou em 2025 o maior volume...
Governo do Tocantins registra crescimento na aprovação do Encceja PPL e consolida educação no sistema penal
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), celebra o avanço nos índices...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
EDUCAÇÃO5 dias atrásEstudantes da rede estadual comemoram aprovações no ensino superior
-
GURUPI4 dias atrásSecretaria Municipal de Meio Ambiente autua proprietário de cachorro por maus tratos ao animal
-
TOCANTINS5 dias atrásGoverno do Tocantins impulsiona escoamento da produção da região da Garganta com a pavimentação de trecho da TO-110 e produtores agradecem
-
TOCANTINS5 dias atrásCom apoio do Governo do Tocantins, série em quadrinhos de autor tocantinense é lançada em Palmas