GURUPI

SECRETARIA DE ESPORTES

Tocantins finaliza primeira etapa das Paralimpíadas Escolares com 62 medalhas e três recordes nacionais

Publicado em

Os estudantes do Tocantins encerraram a primeira etapa das Paralimpíadas Escolares 2025 com atuação de destaque: 62 medalhas conquistadas e três recordes nacionais. Foram 23 medalhas de ouro, 23 de prata e 16 de bronze. As provas de atletismo foram realizadas de 18 a 21 de novembro, no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.

Os 22 paratletas que representam o Estado têm idades entre 11 e 17 anos e mostraram muita garra na maior competição mundial voltada para pessoas com deficiência em idade escolar. A delegação tocantinense, coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e composta por 82 integrantes entre atletas e equipe técnica, apresentou elevado nível técnico ao longo do primeiro bloco do evento e ficou na 8ª colocação geral.

Recordes nacionais

Os três recordes nacionais ilustram o talento e a dedicação dos atletas tocantinenses. Diego Ribeiro Costa, do Centro de Ensino Médio Antônio Póvoa (Dianópolis), estabeleceu novo recorde nos 400 m (T44 – Sub18) com a marca de 00:57.37. No arremesso de peso, Edivan Sousa Pinheiro, da Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros (Palmas), conquistou a marca de 6,64 m na categoria F35 – Sub14, enquanto João Pedro Gomes Cavalcante, do Colégio Militar Santa Terezinha (Miracema), registrou 8,19 m na F14 – Sub18.

Estreantes e novas promessas

A etapa também serviu de vitrine para estreantes que já mostraram potencial para futuras edições. Uenzo Fernandes, da Apae de Araguaína, e Eloá Gomes de Carvalho, da Escola Elesbão Lima (Dueré), subiram ao pódio em sua primeira participação nacional e celebraram as conquistas com planos de aperfeiçoamento para o próximo ano.

“Ganhei uma medalha de prata e estou muito feliz. Quero voltar no ano que vem”, disse Uenzo. “Tinha muita vontade de vir aqui e gostei bastante. Consegui uma medalha de prata e uma de bronze. Ano que vem vou treinar mais pra conquistar o ouro”, revelou Eloá.

Parajets e Esporte na Escola

O caminho até São Paulo passa pelos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets), promovidos pelo Governo do Tocantins por meio da Seduc. Além disso, os estudantes das unidades estaduais contam com o apoio do programa Esporte na Escola, que garante carga horária específica para treinamento e repasse de recursos financeiros, fortalecendo modalidades como atletismo, bocha, judô, natação, tênis de mesa e parabadminton.

Leia Também:  Governo do Tocantins promove abertura da regional de Gurupi dos Jogos dos Servidores nesta sexta-feira, 30

Conforme a chefe da delegação, Thaís Gabrielle Matos, o resultado confirma a relevância dos investimentos do Governo do Estado no paradesporto e o impacto das políticas públicas de inclusão. “O paradesporto escolar promove inclusão, autoestima e oportunidade para estes estudantes. O Tocantins tem trabalhado para ampliar o acesso ao desporto e apoiar as escolas para que cada vez mais jovens possam trilhar caminhos de superação por meio do esporte”, enfatizou.

Próxima etapa

Com o primeiro bloco concluído, o Tocantins mantém a delegação integrada para disputar novas medalhas e ampliar os resultados. Os atletas de natação, parabadminton, tênis de mesa e bocha chegam a São Paulo na próxima semana para as competições do segundo bloco, que acontecem de 26 a 28 de novembro.

 Confira o quadro de medalhas

Ouro – 23 medalhas
Marcos Alexandre Barbosa — Arremesso de peso (Sub14 F20)
Marcos Paulo Martins Carvalho Ribeiro — Lançamento de pelota (Sub14 F21)
Uenzo Fernandes Oliveira — Lançamento de pelota (Sub14 F13)
Marcos Felipe Rochas Rodrigues — Lançamento de club (Sub18 F31)
Diego Ribeiro Costa — Prova de velocidade (Sub18 T44)
Ramon Gonçalves da Silva — Lançamento de dardo (Sub18 F37)
João Pedro Gomes Cavalcante — Lançamento de pelota (Sub18 F13)
Edivaneide Silva dos Santos — 200m (Sub16 T44)
Edivan Sousa Pinheiro — Lançamento de pelota (Sub14 F35)
Pietro Cabral — Lançamento de pelota (Sub14 F36)
Geovanny Henrique Neres — Lançamento de disco (Sub18 F44)
Diego Ribeiro Costa — Arremesso de peso (Sub18 F33)
Isabella Christyna Miranda Costa — 100m (Sub18 T20)
Edivaneide Silva dos Santos — 100m (Sub16 T44)
Islane de Sousa Soares — Lançamento de dardo (Sub18 F37)
Evelly Vitória Ribeiro — 100m (Sub16 F36)
Edivaneide Silva dos Santos — Salto em distância (Sub16 T44)
Abner Ribeiro Andrade — 100m (Sub16 T37)
Diego Ribeiro Costa — 400m ouro e recorde (Sub18 T44)
João Pedro Gomes Cavalcante — Arremesso de peso ouro e recorde (Sub16 F13)
Edivan Sousa Pinheiro — Arremesso de peso ouro e recorde (Sub14 F35)
João Pedro Gomes Cavalcante — 100m (Sub18 T13)
João Pedro Alves Dias — Arremesso de peso (Sub16 F44)

Prata: 23 medalhas
Davi Asaf da Mata Cavalcante — Lançamento de pelota (Sub14 F37)
Sarah de Sousa Lima — 200m (Sub13 T35)
João Pedro Alves Dias — Salto em distância (Sub16 T44)
Davi Asaf da Mata Cavalcante — Salto em distância (Sub14 F37)
Erik da Silva Vasconcelos Luz — Arremesso de peso (Sub16 F37)
Prova de lançamento de dardo masculino (Sub18 F13)
Ramon Gonçalves da Silva — 1.500m (Sub18 T37)
Sarah de Sousa Lima — Salto em distância (Sub16 T35)
Sarah de Sousa Lima — 100m (Sub16 T35)
Eduarda Gabryelle Luz da Silva — Salto em distância (Sub14 F20)
Eduarda Gabryelle Luz da Silva — Arremesso de peso (Sub14 F20)
Yasmim Lopes Reis — Arremesso de dardo (Sub16 F41)
Evelly Vitória Ribeiro — Arremesso de peso (Sub16 F36)
Islane de Sousa Soares — Arremesso de peso (Sub18 F37)
Evelyn de Sousa Alves — Lançamento de dardo (Sub16 F35)
Pietro Cabral — 100m (Sub14 T36)
Erik da Silva Vasconcelos Luz — 100m (Sub16 T37)
Abner Ribeiro Andrade — Lançamento de dardo (Sub16 F37)
Yasmim Lopes Reis — Arremesso de peso (Sub16 F41)
Evelyn de Sousa Alves — Lançamento de disco (Sub16 F35)
Marcos Paulo Martins Carvalho Ribeiro — Arremesso de peso (Sub14 F21)
Brenno Campelo Glória — Salto em distância (Sub16 T20)
Geovanny Henrique Neres Lima — Arremesso de peso (Sub16 F44)

Leia Também:  Deputado Gutierres Torquato apresenta PL para criação do Dia Estadual da Juventude no calendário cultural do Tocantins

 

Bronze: 17 medalhas

Evelly Vitória Ribeiro — 200m (Sub16 T36)
Ramon Gonçalves da Silva — 800m (Sub18 F37)
João Pedro Alves Dias — 100m (Sub16 T44)
Jakeline Pereira Silveira — Arremesso de peso (Sub18 F33)
Ana Vitória Sousa de Oliveira — 100m (Sub14 T38)
Marcos Paulo Martins Carvalho Ribeiro — Salto em distância (Sub14 T21)
Ana Vitória Sousa de Oliveira — 60m (Sub14 T38)
Eduarda Gabryelle Luz da Silva — 60m (Sub14 T20)
Eloá Gomes de Carvalho — Arremesso de peso (Sub14 F46)
Marcos Alexandre Barbosa — Salto em distância (Sub14 T20)
Jesionita Dias Pereira Apinajé — 400m (Sub18 T20)
Isabella Christyna Miranda Costa — 400m (Sub18 T20)
Pietro Cabral — 60m (Sub14 T36)
Davi Asaf da Mata Cavalcante — 60m (Sub14 T37)
Erik da Silva Vasconcelos Luz — Salto em distância (Sub16 T37)
Geovanny Henrique Neres Lima — Lançamento de dardo (Sub16 F44)

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Esportes

​Com apoio do Governo do Tocantins, fórum impulsiona políticas públicas para o esporte e reúne campeões mundiais e medalhistas olímpicos

Published

on

O fortalecimento da formação esportiva ganhou destaque nesta quinta-feira, 11, durante o Fórum Estadual de Formação Esportiva, realizado no auditório do Colégio Militar Senador Antônio Luiz Maya, em Palmas. Apoiado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria dos Esportes e Juventude (Seju), o evento é promovido pelo Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), com a presença de campeões mundiais, medalhistas olímpicos, estudantes, associações e federações para debater políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do esporte no Estado.

Na ocasião, o superintendente da Secretaria dos Esportes e Juventude, Raul Cayres, destacou a importância do fórum para o fortalecimento das políticas esportivas. “Participaram gestores de vários municípios e modalidades em busca de conhecimento para levar adiante. O fórum também é uma oportunidade para jovens que desejam o alto rendimento, além de fomentar o esporte e a juventude. É um momento de troca de experiências e aprendizado com grandes atletas, que são referências. Queremos fortalecer o esporte e apoiar atletas e associações, porque o esporte abre caminhos e cria oportunidades”, pontuou o superintendente.

Fórum Estadual de Formação Esportiva do Tocantins integra uma série de eventos promovidos pelo Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que já percorreu 23 estados. A programação promove o intercâmbio entre gestores de clubes, atletas e técnicos, reforçando o diálogo e a formação esportiva por meio de palestras com referências do esporte brasileiro e embaixadores do CBC, como André Heller (vôlei) e Magic Paula (basquete), que compartilham suas trajetórias e estratégias para o desenvolvimento de talentos de alto rendimento.

Leia Também:  Deputado Gutierres Torquato apresenta PL para criação do Dia Estadual da Juventude no calendário cultural do Tocantins

O gerente de Esportes e Relações Institucionais do Comitê Brasileiro de Clubes, Emerson Luiz Appel, assegurou que o propósito é integrar inspiração e conteúdo técnico para fortalecer a gestão esportiva no país, além de apresentar o Programa de Formação de Atletas. “O evento concilia a emoção e a história de grandes campeões com informação qualificada. Suas trajetórias, desafios e conquistas ajudam a contextualizar o que há de mais atual em legislação esportiva e nas possibilidades de acesso a recursos. As histórias de atletas como a Paula e o André inspiram, mas também abrem espaço para debatermos políticas, financiamentos e práticas de gestão. Nosso objetivo é transformar informação em conhecimento e conhecimento em melhoria efetiva na administração de clubes, associações e secretarias municipais”, afirmou.

O presidente da Federação Tocantinense de Beach Tennis, Luís Carlos dos Anjos Oliveira, aproveitou o evento para expandir conhecimento. “Minha participação no fórum contribui significativamente para o trabalho e a motivação da Federação. Adquiri atualizações importantes, pude ouvir as experiências dos atletas e compreender como ampliar o conhecimento sobre o Comitê Brasileiro de Clubes. Neste ano, conseguimos aumentar o número de participantes do Campeonato Brasileiro Interclubes de Beach Tennis no Tocantins e iniciamos a temporada com o torneio na Praia da Graciosa. Além disso, uma equipe conquistou as primeiras medalhas do Estado na modalidade. Então, esse apoio é essencial para fomentar o treinamento de atletas”, pontuou.

Histórias que inspiram gerações

Durante o evento, as experiências compartilhadas por grandes nomes do esporte brasileiro e mundial evidenciaram como a formação esportiva é essencial para o desenvolvimento de atletas. Reconhecida como uma das maiores referências do basquete brasileiro, Magic Paula compartilhou que toda conquista é fruto de um caminho de esforço contínuo e aprendizado. “As pessoas veem o pódio, as medalhas e os títulos, mas tudo isso é resultado de um processo que exige muita paciência. Ninguém nasce campeão, é preciso muita disciplina, técnica e persistência. Nesse caminho, encontramos vários obstáculos e frustrações, mas o mais importante é não desistir. A educação, dentro desse processo, é fundamental não apenas para os atletas, mas também para os gestores e profissionais. É um conjunto de fatores e eu sempre digo também que nenhuma de minhas conquistas seria possível sem o apoio dos meus pais”, expressou Magic Paula.

Leia Também:  Governo do Tocantins promove abertura da regional de Gurupi dos Jogos dos Servidores nesta sexta-feira, 30

Para o campeão olímpico e mundial de vôlei, André Heller, a qualificação constante resulta em melhores condições de estrutura e treinamento para os atletas, além de mais conquistas para o esporte brasileiro. “O pilar fundamental para qualquer atleta é a capacitação continuada: o treino. Não é possível dissociar a formação esportiva, o desempenho e as medalhas da cultura e da mentalidade da aprendizagem. Os melhores atletas e equipes do mundo são aqueles que estão sempre dispostos a aprender. Os atletas, dos jovens aos profissionais, precisam entender que o aprimoramento contínuo é vantagem competitiva”, reforçou o atleta.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA