Governo do Tocantins
Governo do Tocantins impulsiona políticas públicas e incentivo a prática esportiva entre a juventude
Publicado em
18 de dezembro de 2024por
Redação
A política de juventude é intersetorial e está presente em todos os órgãos e áreas dos setores públicos e, de alguma forma, atua direta ou indiretamente com a vida do cidadão jovem. Pensando nisso, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude (Seju), esteve presente de norte a sul do estado, em 2024, com projetos e iniciativas voltadas para a juventude. As ações fortaleceram diferentes áreas, como a promoção e a prevenção da saúde, a iniciação esportiva, educação, inclusão digital e o fortalecimento da participação social.
“O nosso futuro e o desenvolvimento do estado também estão nas mãos da nossa juventude. Por isso, em nossa gestão, buscamos proporcionar oportunidades e acesso aos direitos desse público, promovendo inclusão e ações que fortaleçam o desenvolvimento dos nossos jovens. Além disso, os eventos esportivos promoveram a valorização do desporto e da inclusão social. Esses momentos são muito importantes para a nossa juventude”, destaca o governador Wanderlei Barbosa.
O secretário de Estado dos Esportes e Juventude, Atos Gomes, explica que uma das missões do Governo do Tocantins é levar informações, programas, projetos e serviços para a juventude tocantinense. “O objetivo da Seju é criar ambientes propícios para o desenvolvimento da juventude. Durante o segundo semestre deste ano, de forma integrada com outras secretarias e instituições, desenvolvemos ações que geraram o fortalecimento das políticas públicas e a disseminação do conhecimento dos direitos que fazem parte da vida dos nossos jovens”, reforça.
Desenvolvida pelo Governo do Tocantins, a 2ª edição do projeto Conecta Jovem percorreu as cidades de Palmas, Dianópolis, Paraíso, Guaraí, Pedro Afonso, Tupirama e Araguatins e envolveu diretamente mais de 800 jovens. A ação itinerante criou espaços públicos acessíveis e inclusivos, levando as políticas públicas de juventude às instituições de ensino da rede estadual. Dessa forma, o projeto disseminou informações acerca de ações voltadas à juventude, por meio de palestras, mesa-redonda e oficinas relacionadas aos direitos da juventude; produção de vídeos para redes sociais; primeiros socorros e combate a incêndio; empregabilidade e futuro do mercado de trabalho; entre outras temáticas. A programação contou com a parceria do Corpo de Bombeiros Militar, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi).
As ações do Conecta Jovem têm fortalecido a participação social de estudantes como a Maria Eduarda Reis, do 1º ano do ensino médio do Colégio Militar Duque de Caxias, de Taquaruçu, distrito de Palmas. “O projeto aborda vários assuntos como comunicação, primeiros socorros e as políticas públicas da juventude. É muito interessante, porque os alunos ficam cientes dos seus direitos e podem divulgar essas informações fora do ambiente escolar”, reforça a jovem.
No mês de agosto, Palmas recebeu o diálogo regional do Youth20 (Y20), o grupo de engajamento da juventude do G20, que reúne os países com as maiores economias do mundo. A programação contou com plenárias e grupos de trabalho que discutiram temas como: inclusão e diversidade; e transição energética e desenvolvimento sustentável; além de inovação e do futuro do mundo do trabalho. O evento no Tocantins reuniu representantes nacionais do Y20, da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), da sociedade civil, das instituições de ensino federais e estaduais, lideranças jovens, estudantes e gestores municipais de juventude e esporte. O evento teve como objetivos promover o diálogo entre os jovens, contribuir para as discussões sobre a agenda prioritária da juventude e a formular políticas públicas.
Incentivo à prática esportiva
Durante o segundo semestre, o Governo do Tocantins desenvolveu competições esportivas com a participação da juventude. Foram desenvolvidas ações de fortalecimento de projetos de iniciação esportiva desenvolvidos pela Seju, como a Escolinha Nilton Santos, em Palmas e Araguaína, além da Escolinha de Karatê Formando Campeões, desenvolvida na Capital, que atende crianças e jovens de 5 a 17 anos.
Em dezembro, cerca de 1,2 mil competidores, entre crianças, jovens, adultos e idosos, participaram da 23ª edição da corrida de rua mais tradicional do Estado, a Meia Maratona do Tocantins. Também contou com a participação de mais de 300 pessoas envolvidas entre staffs, fisioterapeutas, técnicos das mais diversas áreas e forças de segurança como Polícia Militar do Tocantins (PM/TO), Departamento Estadual de Trânsito (Detran/TO), Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), Exército, Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), entre outras instituições.
A Meia Maratona reuniu competidores de estados como Tocantins, Maranhão, Amapá, Paraíba, Pará, Bahia e Goiás nas distâncias de 21 km, 10 km, 5 km e na corrida infantil. Além do incentivo à prática esportiva entre diferentes públicos, a realização das provas também tem como finalidade a preparação dos atletas tocantinenses para a Corrida Internacional de São Silvestre, realizada anualmente em São Paulo, no dia 31 de dezembro.
Em novembro, o Governo do Tocantins, em parceria com a Associação Handvida, fortaleceu a iniciação esportiva com a realização da Copa Palmas de Handebol. A competição impulsionou a modalidade entre crianças e jovens, de 12 a 21 anos, nas categorias infantil, cadete, juvenil e júnior. O torneio foi realizado no Colégio da Polícia Militar Unidade I e reuniu associações esportivas e instituições de ensino de Tocantínia, Augustinópolis e Palmas. O evento contou com premiações em dinheiro, além de troféus e medalhas.
No segundo semestre de 2024, a Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude, em parceria com o Instituto Agape (Associação Guaraiense de Apoio à Prática Esportiva), promoveu em Guaraí, Ponte Alta do Tocantins e Gurupi, a 1ª edição da Copa Cerrado de Futsal Estudantil. A competição teve como objetivos democratizar e incentivar a prática desportiva no estado entre o público jovem. Os campeões, vice-campeões e 3º colocados no feminino e masculino receberam troféus e medalhas.
O Governo do Tocantins realizou nos meses de julho e agosto, no ginásio Neblina, em Araguaína, a Copa do Trabalhador de Futsal. O evento reuniu atletas de todas as idades, de Araguaína, Angico, Darcinópolis, Guaraí, Piraquê, Barrolândia, Santa Fé, Wanderlândia, Barra do Ouro, Araguanã, Carmolândia, Muricilândia, Aragominas, Carmolândia e Carolina (MA), no masculino sub-9, sub-11, sub-13, sub-15, sub-17, sub-20, aberto, master 35 +, master 40 +, master 45 + e master 50 + e feminino, sub-15, sub-20, aberto e master 25 +.
A Copa do Trabalhador fomentou a economia local, com uma premiação de R$ 48 mil, além de troféus e medalhas. Também gerou a contratação direta de profissionais da comunicação que atuaram em mais de 185 horas de transmissões dos jogos pelo YouTube da Seju Tocantins, além de árbitros, mesários e serviços gerais. A competição, na região norte do Estado, fomentou o esporte e o lazer com a participação de mais de 200 equipes que disputaram 191 jogos e 1.363 gols, uma média de 7,1 gols por partida.
Em julho, o Governo do Tocantins desenvolveu a 2ª edição do projeto Esporte Verão. A ação itinerante da Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude, em parceria com as prefeituras municipais e a Federação Tocantinense de Futevôlei (FTFV), foi desenvolvida em Araguacema, Paranã, Tupiratins, Caseara, Luzimangues (Porto Nacional), Rio dos Bois e Filadélfia. As estruturas montadas às margens de rios e lagos tocantinenses receberam ainda competidores do Maranhão, de Goiás e do Distrito Federal nas disputas do futevôlei, beach soccer e vôlei de praia.
Para fortalecer as práticas desportivas e o lazer entre crianças e jovens, no mês de julho, o Governo do Tocantins promoveu, em Palmas, a 1ª edição da Copa Nilton Santos de Futebol de Base. A competição reuniu 120 equipes e mais de 1,9 mil atletas, de Palmas, Araguaína, Paraíso, Porto Nacional, Ponte Alta do Tocantins, Lagoa da Confusão, Santa Rita, Conceição e Novo Acordo. O evento envolveu os atletas no sub-7, sub-9, sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17 (masculino) e sub-15 e sub-18 (feminino).
A Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude transmitiu todas as partidas da Copa Nilton Santos pelo YouTube, com 5 jogos simultâneos. Ao final, foram 52.094 espectadores, em 174 minutos de transmissão. Além de fomentar os esportes, o evento fortaleceu a economia com a contratação direta de quase 70 profissionais (cinegrafistas, editores de imagem, narradores, repórteres de campo, árbitros, mesários, eletricistas, gândula, guarda-noturno, serviços gerais, marcador de campo e bombeiros civis).
Mais esportes
Para promover o lazer, o fomento aos esportes e os momentos de confraternização, o Governo do Tocantins, por meio da Seju, realizou, no 2º semestre deste ano, os Jogos dos Servidores. A competição reuniu profissionais de diferentes áreas nas disputas do futsal, do futebol society e do voleibol nas etapas regionais (Palmas, Araguaína e Gurupi) e na etapa final, além do vôlei de praia, futevôlei, xadrez, tênis de mesa e corrida de rua, na fase estadual.
Ainda no 2º semestre, o Estádio Pereirão, em Paraíso do Tocantins, tornou-se palco da decisão da maior competição de futebol amador já realizada no estado e uma das maiores do país. O Íbis Esporte Clube venceu a Seleção de Paranã e tornou-se o campeão da 3ª edição do Copão Tocantins de Futebol Amador. Com a participação de 180 equipes, de 121 municípios, o evento esportivo fortaleceu a economia, com investimentos de R$ 535.778,12, sendo R$ 184 mil em premiações e R$ 351.778,12 em despesas de arbitragem e logística. A fase estadual reuniu os campeões e os vice-campeões das oito regionais (Copão Sul, Copão Norte, Copão Sudeste, Copão do Vale, Copão Meio Norte, Copão Jalapão, Copão Centro e Copão Sudeste), que receberam R$ 10 mil e R$ 3 mil, respectivamente.
Apoios
No mês de setembro, com o apoio do Governo do Tocantins, o badminton de Porto Nacional foi destaque no Circuito Nacional Top 16, realizado em Cuiabá/MT. Durante o torneio, o estado conquistou o título na dupla masculina; 2º lugar no individual masculino e na dupla mista; e 3º lugar no individual masculino. Com esses resultados, o Tocantins garantiu três vagas para o Campeonato Sul-Americano, no Chile.
Em julho, com o apoio do Governo do Tocantins, a jovem ciclista de 27 anos, Helen Valentinne, foi destaque no Campeonato Brasileiro de Downhill, em Pomerode/SC. A atleta de Palmas consagrou-se vice-campeã brasileira na categoria Elite. “Foi uma experiência incrível. Como atleta, foi um sonho realizado e voltar para casa com a bandeira do nosso estado, levando o vice-campeonato, é uma experiência incrível. Tudo isso graças à Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude, que forneceu apoio durante a corrida. Foram 2.500 km, literalmente do Norte ao Sul, tudo por acreditarem no potencial que os atletas tocantinenses têm. Espero poder trazer muito mais resultados para o nosso estado, que tem atletas brilhantes em diversos esportes”, destacou a vice-campeã brasileira.
Pela primeira vez na história, em julho, o Tocantins recebeu o TMB Challenge Plus, etapa do Circuito Nacional de Tênis de Mesa. A competição promovida pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) e pela Federação do Tocantins de Tênis de Mesa (FTTM), contou com o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude (Seju). O evento reuniu 220 atletas de Santa Catarina, Goiás, São Paulo, Rio Grande do Norte, Bahia, Maranhão, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Rio de Janeiro, Tocantins e Distrito Federal.
Mais investimentos
O Governo do Tocantins vem mudando a realidade dos municípios, por meio de investimentos nas praças esportivas, seja com recursos próprios ou por meio do Programa de Fortalecimento da Economia e Geração de Emprego. O objetivo é criar ambientes modernos e adequados para as práticas esportivas em todo o estado.
Em setembro, com um investimento de R$ 2 milhões, o Governo do Tocantins reafirmou o compromisso com a juventude de Mateiros e entregou o Centro Poliesportivo Leide Pereira Nunes. A obra, executada por meio de convênio com a Prefeitura Municipal, oferece à comunidade novas oportunidades de lazer e inclusão social para crianças, adolescentes e jovens da região do Jalapão.
No mês de agosto, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, entregou para a população de Dianópolis o Ginásio Poliesportivo Sólon Póvoa Filho totalmente reformado. A praça esportiva administrada pela Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude passou por uma reestruturação que incluiu melhorias na acessibilidade, paisagismo, vestiários e banheiros, nivelamento do piso da quadra, adaptações nas arquibancadas, substituição da iluminação, drenagem externa, pintura, entre outras adequações. Com um investimento total de R$ 1.758.566,81, a obra é um resgate do Governo do Tocantins que beneficia a juventude e os desportistas. 
Esportes
4ª Etapa do Circuito Tocantinense de Pesca Esportiva (CTPE) bate recorde de inscritos
Published
2 meses atráson
8 de maio de 2026By
Redação
O Governo do Tocantins por meio da Secretaria de Pesca e Aquicultura (SEPEA), realiza neste final de semana (8,9 e 10) em Porto Nacional, a 4ª etapa do Circuito Tocantinense de Pesca Esportiva (CTPE).
O Torneio Tucuna Porto, que está em sua quarta edição, bateu todos os recordes de participantes inscritos até o momento. Com cerca de 270 equipes, e aproximadamente 810 competidores, o torneio é considerado como um dos maiores campeonatos de pesca esportiva do Tocantins.
Competidores dos estados de Goiás, Tocantins, Minas Gerais, Amazonas, Maranhão e Pará. O evento também conta com cobertura especializada da FISHTV, canal referência em pesca esportiva.
“Esse tipo de evento, com essa grandiosidade, fomenta não só a pesca esportiva em nosso estado, como também a economia e o turismo dos municípios que recebem nossas etapas. Estamos empenhados em tornar o Tocantins, um dos principais destinos da pesca esportiva do nosso país. Essa é a determinação do nosso governador Wanderlei Barbosa que temos a honra e o prazer de cumprir”, destaca o secretário executivo da SEPEA, Jefferson Zêra.
PROGRAMAÇÃO TUCUNA PORTO
Dia 08
18h Entrega dos kits
22h Encerramento da entrega dos kits
Dia 09
06h Entrega das réguas e café da manhã
07:00h Largada
17h Encerramento da competição
18:30h Encerramento da entrega das réguas
20h Premiação
23:00h Show Cleber e Cauan
Dia 10
05:00 – Entrega de kits
05:30 – Café da manhã
06:00 – Largada
14:59 – Limite envio de vídeos
15:00 – Encerramento
16:00 – Chegada (tolerância 15min)
17:00 – Premiação
18:00 – Pronunciamentos
18:15 – Encerramento

Durante mandato parlamentar, Eduardo Fortes reforça investimentos de R$ 7,37 milhões destinados a Gurupi
Gurupi prepara megaestrutura para o Arraiá da Amizade 2026 com três noites de cultura, competição e grandes shows
Governo do Tocantins inicia restauração das avenidas perimetrais de Taquaralto com investimento de R$ 9,3 milhões
Governo do Tocantins capacita policiais penais em curso de aperfeiçoamento policial
Detran/TO reforça fiscalização e combate a crimes de trânsito na região de Porto Nacional
GURUPI
Gurupi prepara megaestrutura para o Arraiá da Amizade 2026 com três noites de cultura, competição e grandes shows
A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizará nos dias 25, 26 e 27...
Vem Ver Gurupi realiza 12ª edição com mais de 300 consultas e 185 cirurgias oftalmológicas
A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nos dias 18 e 19 mais uma etapa...
Programa Contêiner Social: Prefeitura de Gurupi cria iniciativa para ampliar descarte correto de resíduos
A Prefeitura de Gurupi publicou decreto nesta sexta-feira, 18, que cria o Programa Contêiner Social, iniciativa voltada ao fortalecimento da...
TOCANTINS
Durante mandato parlamentar, Eduardo Fortes reforça investimentos de R$ 7,37 milhões destinados a Gurupi
Com atuação voltada à busca de investimentos para Gurupi, na região sul do Tocantins, o deputado estadual Eduardo Fortes (Republicanos)...
Governo do Tocantins inicia restauração das avenidas perimetrais de Taquaralto com investimento de R$ 9,3 milhões
O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), iniciou nesta segunda-feira, 22, as obras...
Governo do Tocantins capacita policiais penais em curso de aperfeiçoamento policial
O Governo do Tocantins, por meio da Escola Superior de Gestão Penitenciária e Prisional (Esgepen), vinculada à Secretaria de Estado...
POLÍCIA
Polícia Civil leva palestra sobre combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes à zona rural de Arraias
Em continuidade às ações educativas do Maio Laranja, a Polícia Civil do Tocantins, por meio da 11ª Delegacia Especializada de...
SSP/TO realiza aula magna do mestrado em Gestão de Políticas Públicas em parceria com a UFT, em Palmas
A Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO) realizou, nesta terça-feira, 19, a aula magna do mestrado profissional em Gestão...
Caminhada do Faça Bonito mobiliza rede de proteção em Dianópolis no Maio Laranja
A Polícia Civil do Tocantins, por meio da 10ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Vulneráveis (10ª DEAMV –...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
TOCANTINS7 dias atrásNo mês de conscientização, primeira-dama Karynne Sotero reforça compromisso com a proteção e a dignidade da pessoa idosa
-
GURUPI7 dias atrásPrefeitura de Gurupi inicia implantação do Cidade Inteligente e avança rumo à transformação digital, segurança e inclusão tecnológica
-
GURUPI7 dias atrásLuana Nunes reúne lideranças femininas em Gurupi para debater autonomia econômica e saúde da mulher
-
GURUPI7 dias atrásSonho antigo de Gurupi vira realidade: Publicada licitação para cobertura do Resendão após articulação de Eduardo Fortes
