GURUPI

SEDUC

Seduc leva ações do PROFE nos Municípios ao primeiro encontro da Aliança pela Primeira Infância

Publicado em

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) participou, neste sábado, 30 de agosto, do primeiro encontro regional do Programa TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância, realizado no Colégio Estadual Tocantins, em Miracema do Tocantins. A iniciativa, coordenada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-TO) em parceria com 17 instituições, incluindo a pasta da educação, tem como objetivo fortalecer políticas públicas voltadas para crianças de 0 a 6 anos.
O evento reuniu representantes de 13 municípios da região, marcando o início de uma série de encontros que ocorreram em Guaraí, Dianópolis, Gurupi, Araguatins e Araguaína.
O conselheiro do TCE-TO e coordenador do encontro, Severiano Costa Andrade, ressaltou que os resultados refletem o esforço conjunto de todos os parceiros.“Este programa simboliza a união em prol das nossas crianças. A Seduc tem realizado um trabalho exemplar, fortalecendo políticas públicas e contribuindo para o desenvolvimento da educação e da população,” destacou.
Durante o encontro, a Seduc realizou atendimento a prefeitos, secretários municipais e representantes da comunidade, apresentando dados e indicadores de cada município. Na ocasião, também foram detalhadas as ações do PROFE nos Municípios, eixo do Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE), que contempla apoio pedagógico e socioemocional, distribuição de material didático, assessoria técnica, acompanhamento e repasses financeiros por meio do ICMS Educacional.

O secretário da Educação, Fábio Vaz, ressaltou que o programa PROFE nos Municípios reafirma o compromisso do Estado com a educação infantil e com o fortalecimento das redes municipais, assegurando ensino de qualidade desde os primeiros anos.

Leia Também:  Seduc reforça importância da autodeclaração étnico-racial dos estudantes no Saeb

“A alfabetização e a atenção à primeira infância são prioridades da nossa gestão. O programa Alfabetiza Mais Tocantins, integrado ao PROFE, fez a taxa de crianças alfabetizadas no 2º ano saltar de 14% em 2021 para 50,7% em 2025, consolidando o Tocantins como o estado que mais avançou nesse indicador em todo o país,” afirmou.

Outro destaque foi o Alfabetiza Mais Tocantins, também integrado ao PROFE, que reforça a importância da alfabetização na idade certa, alinhando-se diretamente aos objetivos da Aliança pela Primeira Infância.

A gerente de Educação Infantil da Seduc, Sâmia Maria Carvalho de Macedo, destacou que a participação da secretaria no encontro reforça o compromisso de atender todos os municípios envolvidos. “Essas ações têm como propósito assegurar o direito das crianças de aprender, fortalecendo a qualidade da educação desde a base,” frisou.

A prefeita de Miracema, Camila Fernandes, falou sobre a importância da parceria entre Estado e municípios, frisando que o encontro foi um momento ímpar para debater assuntos relevantes da educação municipal. “Valorizamos esses encontros, pois acreditamos que a união de forças é fundamental para garantir uma educação cada vez melhor para nosso município e para todo o Tocantins”, disse.

Leia Também:  Educação e UFT lançam edital do Mestrado Profissional em Governança e Transformação Digital

A secretária municipal de educação de Lajeado, Alzirene Sousa, acrescentou que a presença da Seduc contribui para aproximar as redes municipais e ampliar as possibilidades de parceria. “Trabalhar a educação em uma perspectiva territorial é essencial, e estou confiante de que 2025 será um ano de grandes conquistas a partir dessa colaboração”, revelou.

Já a diretora do Colégio CEM Dona Filomena de Miracema, Janaína Ferreira, falou da relevância da ação promovida pela Seduc e que a iniciativa abriu espaço para avanços imediatos. “Foi uma oportunidade de diálogo aberto. Hoje conseguimos avançar em pautas importantes e já obtivemos respostas positivas para demandas pendentes”, destacou.

Advertisement

EDUCAÇÃO

Governo do Tocantins amplia educação em tempo integral e registra aumento de 148% no número de unidades de ensino

Published

on

O Governo do Tocantins registra aumento de 148% no número de escolas estaduais de tempo integral, entre 2022 e 2026, passando de 48 para 119 unidades, ampliando o acesso dos estudantes a uma formação que integra ensino, esporte, cultura e desenvolvimento integral.
A expansão da modalidade ocorreu tanto pela construção de novas unidades quanto pela adequação de estruturas já existentes. Entre 2022 e 2026, foram inauguradas dez escolas de tempo integral nos municípios de Palmas, Araguaína, Araguatins, Itaguatins, Alvorada, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso e Ananás, criando 5.343 novas vagas para estudantes da rede estadual. No mesmo período, outras 64 unidades foram transformadas para o modelo de tempo integral, ampliando a presença da modalidade em todas as regiões do estado. O processo de expansão continua com a construção de cinco novas escolas em Luzimangues, Palmas, Gurupi e Guaraí, que deverão ofertar mais 2.380 vagas após a conclusão das obras.

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, destaca que a educação tem sido uma das prioridades da gestão estadual. “Investimentos em novas escolas, reformas, ampliação do ensino em tempo integral e melhoria da estrutura das unidades mostram o compromisso do nosso governo com os estudantes, professores e toda a comunidade escolar”.

Leia Também:  Seduc realiza formação para cumprimento da nova Lei de Licitações e Contratos

Infraestrutura em todas as regiões

A ampliação da educação integral foi acompanhada por um amplo programa de modernização da rede estadual. Nos últimos quatro anos, o Governo do Tocantins concluiu 201 obras em 150 unidades de ensino distribuídas por 73 municípios, totalizando investimentos superiores a R$ 243,4 milhões.

As intervenções contemplaram construção de novas escolas, e somam mais de 300 unidades escolares com reformas gerais, além de ampliações, adequações estruturais, modernização das instalações elétricas, implantação de refeitórios, laboratórios, bibliotecas, quadras esportivas, ambientes administrativos e melhorias voltadas à acessibilidade e segurança. Os investimentos alcançaram todas as Diretorias Regionais de Educação do estado.

A secretária de Estado da Educação, Celestina Maria de Souza, ressalta que a melhoria da infraestrutura tem contribuído diretamente para o fortalecimento do ensino e para a ampliação da permanência dos estudantes na escola. “A expansão da educação em tempo integral e os investimentos em infraestrutura fazem parte de uma política permanente de fortalecimento da rede estadual. Estamos ampliando o acesso, qualificando os ambientes de ensino e criando condições cada vez mais favoráveis para o desenvolvimento educacional dos estudantes tocantinenses”, enfatiza a secretária.

Leia Também:  Estudantes da rede estadual são aprovados em faculdades públicas e privadas

Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA