GURUPI

SEDUC

Professores dos 139 municípios e técnicos da rede estadual participam de Formação Continuada da Educação Profissional em Palmas

Publicado em

Com o objetivo de transformar a educação profissional na rede estadual de ensino, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), promove nos dias 4 e 5 de setembro, a Formação Continuada da Educação Profissional, na Escola Estadual Professora Elizângela Glória, em Palmas. O encontro tem como tema “Impulsionando a Educação Profissional Técnica no Tocantins”.

A capacitação, com carga horária de 20 horas, reúne professores das escolas estaduais dos 139 municípios, além de coordenadores, inspetores e técnicos das Superintendências Regionais de Educação (SREs).

A ação integra o programa Profissão Estudante, que possibilita aos jovens concluir o ensino médio com uma formação técnica, ampliando suas oportunidades de inserção no mundo do trabalho. A iniciativa também contribui diretamente para o cumprimento das metas 9, 15 e 20 do Plano Estadual de Educação do Tocantins (PEE/TO 2015-2025), voltadas à expansão da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), à formação de jovens e adultos e à qualificação permanente dos educadores.

“O Estado tem a missão de alavancar a educação profissional e o desenvolvimento do Tocantins por meio da formação técnica para os nossos jovens. A EPT é essa porta de possibilidades para o estudante, podendo se profissionalizar para trabalhar durante o ensino médio. Essa é a realidade da maioria dos nossos jovens da educação pública, que precisam trabalhar. Nós, enquanto rede de educação, temos o papel de auxiliar os estudantes para que possam trilhar esses caminhos ajudando os alunos a reconhecerem, dentro dos contextos sociais que eles vivem, essas oportunidades”, destacou a superintendente de Educação Básica da Seduc, Celestina Maria de Souza.

Leia Também:  Prêmio Arte na Escola Cidadã oferece R$ 10 mil em prêmios para professores

 

Programação

Com uma metodologia que articula teoria e prática, a formação incentiva a troca de experiências e o desenvolvimento de estratégias pedagógicas e de gestão adequadas às diferentes realidades educacionais e produtivas do Estado.

Durante os dois dias, são discutidos temas como: integração do Ensino Médio com a Educação Profissional; legislação vigente e documentos orientadores; implantação de cursos técnicos articulados a arranjos produtivos locais e parcerias; integração curricular; práticas pedagógicas inovadoras; desenvolvimento de projetos integradores e articulação com o mercado de trabalho.

Participante do encontro, o professor Wendel Bezerra, do curso técnico em agroecologia da Escola Família Agrícola Padre Josimo, em Esperantina, região do Bico do Papagaio, avalia a importância da iniciativa.

“A educação profissional é um modelo de educação muito mais completo, porque proporciona uma formação integral do estudante e prepara também para o mercado de trabalho, para a vida. Todo esse investimento que o Estado está fazendo para a EPT na criação dessa política pública de educação profissional e tecnológica trará muitos benefícios para os nossos jovens”, relatou.

O  professor Arliton Martins, do curso técnico em agronegócio do Colégio Estadual Vereador Pedro Xavier Teixeira, de Nova Rosalândia, reforça que momentos formativos fortalecem a prática docente.

“Essa capacitação nos dá esse suporte para a melhoria do processo educativo dentro da unidade de ensino. Acredito que esses investimentos na política da EPT vêm no momento exato em que a educação profissional no Tocantins e no Brasil está em expansão”, frisou.

Leia Também:  Estudantes com deficiência visual e autistas terão atendimento diferenciado no Encceja 2023

Parcerias

Para consolidar a política de educação profissional, o programa Profissão Estudante conta com parcerias estratégicas, como a Fundação Itaú Educação e Trabalho, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai)  e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Durante o evento, o consultor da Fundação Itaú Educação e Trabalho, Paulo Cunha, ressaltou que o Brasil vive um momento de expansão da EPT e que o Tocantins acompanha essa tendência, priorizando a formação técnica como caminho para a empregabilidade.

“Estamos vivenciando o impacto que a oferta da educação profissional tem na vida dos estudantes, mas também nos processos de transformação social. Precisamos pensar nos processos educativos nos mais diferentes contextos e o Itaú Educação e Trabalho tem como foco apoiar as redes de ensino para estruturar a EPT de acordo com as demandas locais”, enfatizou.

A gerente de Educação Profissional da Seduc, Aurimar Batista da Cruz, reforçou que o Estado vive um momento estratégico na construção coletiva de uma educação transformadora por meio da EPT:

“Estamos diante de novos desafios e é fundamental preparar nossos profissionais para uma atuação cada vez mais técnica, contextualizada e comprometida com os territórios. Essa formação é um passo decisivo na valorização dos nossos educadores e na ampliação da Educação Profissional com qualidade no Tocantins. É um momento de compartilharmos experiências e de trabalharmos o desenvolvimento de competências e habilidades pedagógicas, para que cada um possa voltar para seus municípios fazendo diferença na vida dos nossos estudantes”, frisou.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

EDUCAÇÃO

Estudantes-atletas do Tocantins chegam a Brasília para participar dos Jogos da Juventude 2025

Published

on

Entre os dias 9 e 25 de setembro, 165 estudantes-atletas do Tocantins participarão dos Jogos da Juventude 2025, realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), em Brasília, Distrito Federal. Além dos estudantes, a delegação tocantinense conta com 10 dirigentes e 28 técnicos. Os estudantes-atletas foram classificados na fase estadual dos Jogos Estudantis do Tocantins (JETs) categoria de 15 a 17 anos.

A competição será dividida em três blocos, contemplando diversas modalidades esportivas. O primeiro bloco é voltado para o atletismo, natação, ciclismo e tênis de mesa. Os atletas dessas modalidades saíram de Palmas nessa segunda-feira, 8.

O segundo bloco com os estudantes-atletas de wrestling, triathlon, águas abertas, vôlei de praia, futsal e basquete, segue para Brasília no sábado, 13, enquanto o último bloco, com os competidores de badminton, ginástica rítmica, judô, taekwondo, handebol e voleibol, sai na sexta-feira, 19.

Otávio da Silva Sousa Santana, da Escola Paroquial Cristo Rei, de Tocantinópolis, vai competir na prova de 3 mil metros no atletismo. Ele fala da satisfação em participar da competição. “Estou sentindo muita emoção de ir para mais uma edição dos Jogos da Juventude. Estou com boas expectativas para trazer medalhas”, comentou.

Leia Também:  Escola Estadual Frederico Pedreira abre inscrições para curso técnico em Enfermagem

Ana Júlia Tranqueira Silva, estudante do Colégio Tocantins, de Miracema, participa na modalidade tênis de mesa. Ela também comentou. “É a primeira vez que participo dessa etapa. Espero voltar com medalha”, finalizou.

Jogos da Juventude 2025

Os Jogos da Juventude são a maior competição esportiva para jovens do Brasil, organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e considerada uma porta de entrada para talentos rumo ao alto rendimento. Reúnem atletas de todas as 27 Unidades da Federação em 20 modalidades, com estrutura semelhante a grandes eventos como os Jogos Pan-Americanos e Olímpicos. Além das disputas esportivas, contam com ações culturais, educativas e de sustentabilidade, transmissões multiplataforma e participação de embaixadores olímpicos que inspiram os jovens atletas.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA