GURUPI

Governo do Tocantins

Estudantes beneficiados no Programa Jovem Trabalhador do Governo do Tocantins são homenageados em Barcelona

Publicado em

Em uma noite marcada por emoção e reconhecimento, os dez estudantes do Programa Jovem Trabalhador que estão em Barcelona, na Espanha, receberam na noite dessa quinta-feira, 20, um certificado que representa a conquista da vaga no Intercâmbio Cultural, em reconhecimento ao desempenho e ao desenvolvimento pessoal demonstrados durante a experiência. O evento reuniu, além dos jovens, a primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero; da secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Cleizenir Divina, e membros da equipe do Governo do Tocantins e do programa.

Para a primeira-dama e secretária Extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, a oportunidade proporcionada pelo Jovem Trabalhador reforça o compromisso do Governo do Tocantins com o futuro da juventude. “Ver a alegria desses jovens e saber que essa experiência fez a diferença na vida de cada um deles é muito gratificante. O Governo do Tocantins acredita na juventude e quer dar oportunidades reais para que eles cresçam e realizem seus sonhos. Esse intercâmbio não foi só uma viagem, foi um passo importante na história de cada um, e tenho certeza de que eles vão levar esse aprendizado para a vida toda”, ressaltou Karynne Sotero.

A secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Cleizenir dos Santos, destacou a parceria com a Secretaria Extraordinária de Participações Sociais para a da política social do Tocantins. “A Setas [Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social] sempre foi uma secretaria de acolhimento, com um poder muito grande de cuidar das pessoas. E a parceria com a primeira-dama e a Secretaria de Participações Sociais faz toda a diferença. Sonhamos juntos e nossas equipes correm para realizar. Essa união já está dando certo em vários projetos, como o Jovem Trabalhador e também o Mãos que Criam, que será ampliado a partir de abril. A gente tem buscado envolver os municípios, prefeitos, primeiras-damas e secretários. A ideia é garantir espaço para os jovens no mercado de trabalho, na escola e acolher não só eles, mas também suas famílias. Esse é o nosso compromisso com o Tocantins”, destacou.

Leia Também:  Semarh e UFT assinam convênio para operacionalização de Centro de Inteligência para monitoramento ambiental

Patrícia Lucena, gerente regional da Região Norte da Demà Jovem by Renapsi, ressaltou o impacto do intercâmbio na trajetória dos participantes e o papel transformador dessa experiência internacional. “Estamos falando da realização de sonhos. Jovens que nunca tinham saído de seus municípios, muitos que sequer conheciam Palmas, tiveram a oportunidade de viver uma experiência única em outro país. Esse intercâmbio não impactou apenas eles, mas também suas famílias. E essa parceria entre o Governo do Tocantins é uma parceria de transformação, porque estamos transformando vidas e criando oportunidades reais para um futuro melhor”, afirmou.

Aprendizado e novas oportunidades

A viagem a Barcelona representou um marco na trajetória dos dez jovens selecionados. Durante o intercâmbio, eles participaram de atividades culturais e tiveram contato com diferentes perspectivas.

Andressa Barreira, de 19 anos, da cidade de Centenário, agradeceu a oportunidade de vivenciar algo tão grandioso. “Quero agradecer ao Governo do Tocantins, à Setas e à Renapsi [Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração] por essa experiência única que estou vivenciando. É uma oportunidade maravilhosa estar aqui, representando não apenas os 3 mil jovens do Tocantins, mas também os quase 50 mil de todo o Brasil”, afirmou.

Leia Também:  Estudante da educação especial do Colégio São José é aprovado no curso de Engenharia de Alimentos da UFT

Já Verônica Rezende, outra integrante do grupo, destacou como o intercâmbio ampliou sua visão de futuro e fortaleceu sua determinação para enfrentar novos desafios. “Está sendo tudo incrível, estou vivendo coisas que eu nunca imaginei viver. Conhecer novas culturas, lugares tão diferentes, sair de onde eu moro. É uma experiência única. Moro sozinha na cidade, minha mãe vive na fazenda e, sempre que posso, estou ajudando ela. Trabalho na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e faço faculdade de Fisioterapia, mas meu sonho é seguir na área da Estética”, relatou, completando ainda que “estou muito feliz e vou voltar para casa contando tudo o que vivi aqui. Foi uma experiência que vou levar para a vida”.

Programa Jovem Trabalhador

Promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), em parceria com a Demà Jovem by Renapsi, o Programa Jovem Trabalhador tem como objetivo preparar jovens para o mercado de trabalho, oferecendo capacitação, experiências práticas e oportunidades que ampliam suas perspectivas profissionais e pessoais.

Desde sua implementação, a iniciativa tem beneficiado 3 mil jovens dos 139 municípios do estado, conectando-os a órgãos públicos e empresas, e proporcionando vivências que fortalecem seu crescimento profissional e social.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

EDUCAÇÃO

Inscrições para o Encceja 2025 já estão abertas

Published

on

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que o período de inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2025 estão abertas até o dia 2 de maio. O prazo também vale para as solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social.

O exame é uma oportunidade para quem busca a certificação do ensino fundamental e médio, além de oferecer uma avaliação mais precisa para fins de correção do fluxo escolar e melhoria da qualidade na oferta da modalidade.

Podem se inscrever jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino, desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e, no mínimo, 18 anos completos para o ensino médio. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do Sistema Inep.

Será oferecido atendimento especializado para participantes com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, TEA, discalculia e diabetes. Podem ser contempladas, ainda, gestantes, lactantes, idosos ou pessoas com outras condições específicas.

Leia Também:  Seduc divulga vencedor da primeira edição do concurso Estudante Influencer

As provas serão aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no dia 3 de agosto.

Cronograma

Inscrição no Encceja 2025 – 21 de abril a 2 de maio

Pagamento do ressarcimento – 21 de abril a 7 de maio

Pedido para tratamento pelo nome social – 21 de abril a 5 de maio

Solicitação de atendimento especializado – 21 de abril a 2 de maio

Resultado – 12 de maio

Recurso – 12 a 16 de maio

Resultado do recurso – 20 de maio

Aplicação – 3 de agosto

Confira o edital completo aqui.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA