GURUPI

Globo Rural

Escola estadual do Povoado Mumbuca é destaque no programa Globo Rural

Publicado em

A Escola Estadual Silvério Ribeiro Matos, localizada no Povoado Mumbuca, no município de Mateiros, foi reconhecida nacionalmente no último domingo, 15, ao ser destaque no programa Globo Rural. A reportagem evidenciou a excelência na gestão da unidade, o cuidado com a infraestrutura e o impacto positivo da educação na vida do povoado, que é uma Comunidade Quilombola.

A unidade escolar, que foi reformada pelo Governo do Tocantins em 2022, também teve sua infraestrutura elogiada no programa. “É um alento ver que o prédio mais bonito e mais bem cuidado da comunidade é uma escola. O zelo que se vê aqui com certeza faria inveja a muita escola de bairros ricos de muitas cidades grandes Brasil afora”, ressaltou o jornalista Nelson Araújo, que conduziu a reportagem.

A escola, que atende cerca de 70 estudantes do 1º ao 9º ano, tem se destacado, segundo a reportagem, não apenas pela qualidade do ensino regular, mas também por iniciativas que fortalecem a identidade local e promovem a leitura, a cultura e o senso de pertencimento.

Leia Também:  Governo do Tocantins dá início às oficinas do Programa Jurisdicional de REDD+ do Tocantins nesta quinta-feira em Pedro Afonso

Exemplos concretos do impacto transformador da escola foram relatados pelos membros da comunidade escolar, como a professora Railane Ribeiro, que conquistou o ingresso na faculdade e atribuiu essas conquistas às oportunidades proporcionadas pela educação e por políticas afirmativas.

Ela comenta a respeito de comentários que ouvia durante a trajetória de estudos. “Que existia um povo pobre e isolado, que onde chegava era chamado de mendigo, jalapoeira do pé rachado, pessoas incapazes. Atualmente as pessoas têm orgulho de serem jalapoeiros e têm um papel importantíssimo dentro desse país”, pontua.

Os estudantes também compartilham suas expectativas para o futuro, como a Iasmim Oliveira, que planeja trabalhar com games, e Roberto Barros Filho, que aspira a uma carreira em marketing digital.

Além do povoado do Mumbuca, a escola atende também outras comunidades do Jalapão, como Ambrósio, Formiga, Carrapato e Fazenda Nova.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

EDUCAÇÃO

Estudantes da rede estadual comemoram as boas notas na redação do Enem

Published

on

Muitos estudantes estão comemorando as suas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujo resultado foi divulgado nesta sexta-feira, 16, pelo Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. O Governo do Estado por meio da Secretaria da Educação desenvolve o programa #TonoEnem, que todos os anos, fornece materiais de estudo, promove aulões específicos e videoaulas. E por meio do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe), as escolas priorizam atividades de redação.

João Gabriel Pereira dos Santos Cavalcante, 18 anos, que concluiu o ensino médio na Escola Estadual Professora Elizângela Cardoso, de Palmas, alcançou a nota 860 na redação do Enem. Ele tem um dom de compreender com facilidade os conteúdos. E entre as suas conquistas, está a nota de 920 no Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantis (Exato), promovido pela Universidade Federal do Tocantins. Gabriel já foi aprovado no curso de Direito e está no processo de escolha das opções de faculdades. “A Escola Elizângela é uma boa unidade de ensino devido aos excelentes professores. A professora Patrícia Marinho, de Português e redação, me ajudou muito”, frisou.

Do Centro de Ensino Médio Paulo Freire, de Araguaína, o estudnate Itallo Kauan Correia Silva,

comemora a sua nota 940 na redação do Enem e a aluna Thayná Ribeiro Feitosa, 17 anos, conquistou a nota 920 na redação do Enem.

“No Cem Paulo Freire, eu já tinha uma direção nos estudos para o Enem, tanto nas áreas de linguagens, ciências humana/natureza, exatas e principalmente na redação, com o professor Júnior Araújo. Eu fazia em média de duas a três redações no mês, estudava nas aulas vagas e também nos intervalos do almoço.Fiz bastante simulados voltados para o Enem, tanto por iniciativa própria quanto pela ajuda da escola, como eu já disse a escola dava bastante suporte no quesito Enem”, contou a  Thayná.

Leia Também:  Parque Estadual do Lajeado celebra 23 anos com programação destinada a observação de aves

De Paranã

A estudante Esther Gonçalves Soares, 18 anos, do Colégio Estadual Desembargador Virgílio de Melo Franco, de Paranã, alcançou a nota 900 na redação do Enem, em dois anos consecutivos. Ela concluiu o ensino médio em 2025. Esther pretende ingressar nos cursos de odontologia ou fonoaudiologia e vai se inscrever no Sistema de Seleção Unificada.

“Eu estou iniciando uma nova etapa da minha vida e eu espero que dê tudo certo. O Colégio Desembargador é a melhor escola que já estudei, tenho um carinho enorme por todos os professores, coordenadores e todo o corpo docente do colégio”, contou a estudante. Esther contou que se destacou nos Jogos Estudantins do Tocantins (JETs), aproveitou as competições para aprimorar a comunicação e a disciplina.

A estudante Glenda Lorrane da Cruz, 17 anos, também do Colégio Estadual Desembargador Virgílio de Melo Franco, tirou a nota 920 na redação no Enem, e no ano passado, ela tinha alcançado a nota 940. Para Glenda, concluir o ensino médio e ir conquistar espaços no ensino superior é um desafio.

“Eu estou animada e também com um certo receio, porque vamos  iniciar um novo ciclo. O Colégio Estadual Desembargador Virgílio de Melo Franco é uma escola excepcional, com professores, coordenadores e profissionais maravilhosos e acolhedores. Que nos ensinam os conteúdos  escolares e nos preparam para a vida”, ressaltou.

A estudante Maristela Mariano, 18 anos, do Colégio Estadual Desembargador Virgílio de Melo Franco, é conhecida na escola por ter conquistado medalhas em várias olimpíadas escolares e participou do programa Futuras Cientistas. Maristela alcançou a nota 860 na redação do Enem. “No Colégio Desembargador, encontrei mestres que foram muito além de simplesmente ensinar uma matéria; eles foram guias fundamentais. A experiência escolar foi marcante justamente por causa desse apoio. Em momentos em que as coisas pareciam difíceis, tive professores que estenderam a mão, que ouviram e que acreditaram no meu potencial. Eles transformaram o ambiente de ensino em um lugar de acolhimento e crescimento pessoal”, afirmou. Maristela também irá se inscrever no Sisu e tentar uma vaga no curso de odontologia.

Leia Também:  Governo do Tocantins impulsiona educação de Araguaína com destaque para o início das obras do novo Colégio Militar

A professora Rosiane Pereira Miranda que leciona Língua Portuguesa e Redação, em Paranã, destacou o ensino de qualidade. “Eu sinto um imenso orgulho ao ver nossos alunos do interior do Tocantins, alcançando notas de destaque na redação do ENEM. Esse resultado é fruto de dedicação, prática constante de escrita, reescritas orientadas e, principalmente, da confiança dos alunos no processo de aprendizagem. Essas conquistas mostram que a educação de qualidade transforma vidas. Para os alunos e para a escola, essas notas representam superação e a certeza que sonhos se tornam possíveis e caminhos se abrem por meio da educação”, explicou.

Sisu

Os estudantes vão utilizar as notas do Enem e se inscrever no Sisu, cujas inscrições se iniciam na próxima segunda-feira, 19.  A nota do Enem também vale bolsas de estudos no Programa Universidade para Todos (Prouni), cujas inscrições serão de 26 a 29 de janeiro. E também financiar, a mensalidade da educação superior por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fieis).

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA