GURUPI

Prefeitura de Gurupi

Prefeitura de Gurupi passa a ofertar medicamentos de prevenção ao HIV

Publicado em

A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) sob demanda está disponível em Gurupi! Desde o mês de setembro, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, passou a ofertar na rede pública de saúde medicamentos para a prevenção do HIV. A PrEP é indicada para pessoas que estão em maior risco de exposição ao vírus, sendo uma medida essencial de prevenção.

A PrEP sob demanda consiste no uso planejado de antirretrovirais (ARV) conforme o esquema 2 + 1 + 1. Isso significa que a pessoa deve tomar uma dose dupla (dois comprimidos) entre 2 e 24 horas antes da exposição de risco, seguida de um comprimido 24 horas após a dose dupla inicial, e outro comprimido 48 horas após a primeira dose.

Para ter acesso aos medicamentos, é necessário que os interessados façam um cadastro no município. O foco da demanda está em grupos populacionais mais vulneráveis à infecção, como gays e outros homens que fazem sexo com homens, pessoas trans e profissionais do sexo.

Leia Também:  Prefeitura de Gurupi intensifica obras da nova travessia da Avenida Guaporé sobre o córrego Mutuca

O atendimento inicial, a dispensação dos medicamentos e o acompanhamento da PrEP estão disponíveis no Serviço de Assistência Especializada (SAE), localizado na Policlínica. Para receber o medicamento, os interessados devem procurar o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), também na Policlínica, e apresentar documento de identificação e cartão SUS.

“Será realizada uma análise para confirmar se a pessoa se enquadra nos critérios estabelecidos pelo SUS. Após isso, a pessoa passará por exames como testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C, além de exames para avaliar a função renal e verificar a necessidade de vacinas, como a da hepatite B. Estando tudo certo, o cadastro é feito e o paciente poderá receber os medicamentos”, explicou a enfermeira responsável pelo programa em Gurupi, Luiza Vargens. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

A secretária de Saúde de Gurupi, Luana Nunes, destacou a importância da medida como uma nova ferramenta para prevenção ao HIV no município. “A implementação da PrEP sob demanda em Gurupi é um passo significativo para ampliarmos as estratégias de prevenção ao HIV, principalmente entre as populações mais vulneráveis. Com essa iniciativa, estamos reforçando nosso compromisso em oferecer uma saúde pública de qualidade, que protege e previne. Além de garantir mais segurança para os pacientes, a disponibilização desses medicamentos também reflete diretamente no cuidado e atenção que nossos servidores podem oferecer à população.”

Leia Também:  Prefeitura de Gurupi promove ação educativa sobre mudanças climáticas e sustentabilidade com estudantes

Advertisement

GURUPI

25ª edição do Arraiá da Amizade abre com sucesso de público, grandes shows e celebração da cultura nordestina em Gurupi

Published

on

A abertura da 25ª edição do Arraiá da Amizade foi marcada por uma verdadeira celebração da cultura nordestina, reunindo um grande público no pátio do Shopping Araguaia, em Gurupi, na noite desta quinta-feira, 25. A primeira noite do evento contou com apresentações culturais, concursos juninos e grandes shows musicais que animaram o público até a madrugada.

Subiram ao palco artistas locais e regionais como Encontro dos Sanfoneiros, Rick Souza, Igor Cunha, Robinho Estilizado e Projeto 1+1, além do aguardado show nacional de Solange Almeida, que animou o público ao interpretar grandes sucessos de sua carreira e clássicos do forró.

 A prefeita Josi Nunes destacou a grandiosidade da festa e comemorou a forte participação popular já na abertura do evento. “É uma alegria muito grande ver o Arraiá da Amizade chegando à sua 25ª edição com essa força, essa energia e esse grande público. Preparamos uma estrutura excelente, uma programação diversificada e tudo com muito carinho para nossa população. O mais importante é ver as famílias participando, valorizando nossa cultura e celebrando juntas esse momento tão especial para Gurupi”, afirmou a prefeita.

 A secretária Municipal de Cultura e Turismo, Liliane Pagliriani, ressaltou o empenho da gestão municipal na organização do evento e destacou a importância cultural do Arraiá. “Estamos trabalhando com muito empenho para entregar uma festa à altura do que os gurupienses merecem. O Arraiá da Amizade é tradição, é valorização da cultura nordestina, incentivo aos artistas locais e também promoção de entretenimento de qualidade para nossa população. Chegar à vigésima quinta edição mostra o quanto esse evento cresce e se fortalece a cada ano, incentivando novas gerações apaixonadas pela cultura junina”, destacou.

Apresentações encantaram o público

 Abrindo a programação cultural, o público acompanhou a apresentação da Junina da APAE, seguida pelo grupo da Melhor Idade da Secretaria Municipal de Cultura.

 Na sequência começaram as competições individuais das juninas. A disputa iniciou com as Rainhas Mirins Helena Costa dos Santos, da Junina Império Nordestina, e Echely Teixeira Guedes, da Junina Filhos do Cerrado.

 O público também acompanhou a competição dos Casais Cangaço com  Crislayne Gomes Reis e Luiz Felipe Lopes Campos, da Junina Império Nordestina, e Ana Clara Abreu Barbosa e Naynara Martins da Silva, da Junina Cabroeira do Norte.

Leia Também:  Prefeitura de Gurupi intensifica obras da nova travessia da Avenida Guaporé sobre o córrego Mutuca

 A noite contou ainda com a disputa da Rainha da Diversidade entre Yara Martins, da Tradição Matuta e Irys Vitória, da Império Nordestina.

 Na competição de Casal de Noivos participaram: Vitória Alves da Luz Santos e Douglas Freitas – Império Nordestina; Maria Eduarda Rocha Santos e Riquelme Pereira Araújo Buarque – Tradição Matuta; Isabella Borges Martins e Pyetro Reis Araújo – Fogo de Pimenta; Rayane Pinheiro dos Santos e Lucas F. de Castro – Cabroeira do Norte.

 Já na disputa das Rainhas se apresentaram:  Jheniffer Lourrayne – Tradição Matuta; Sarah Alves – Fogo de Pimenta; Jéssica Alves – Império Nordestina;  e Dielly Feitosa – Cabroeira do Norte.

 Após as apresentações e apuração dos jurados, foram divulgados os seguintes resultados:

Rainha Mirim

1º lugar – Echely Teixeira Guedes – Filhos do Cerrado

Rainha da Diversidade

1º lugar – Irys Vitória – Império Nordestina

2º lugar – Yara Martins – Tradição Matuta

Casal de Noivos

1º lugar – Vitória Alves da Luz Santos e Douglas Freitas – Império Nordestina

2º lugar – Isabella Borges Martins e Pyetro Reis Araújo – Fogo de Pimenta

3º lugar – Rayane Pinheiro dos Santos e Lucas F. de Castro – Cabroeira do Norte

5º lugar – Maria Eduarda Rocha Santos e Riquelme Pereira Araújo Buarque – Tradição Matuta

Casal Cangaço

1º lugar – Crislayne Gomes Reis e Luiz Felipe Lopes Campos – Império Nordestina

2º lugar – Ana Clara Abreu Barbosa e Naynara Martins da Silva – Cabroeira do Norte

O resultado da categoria Rainha do Arraiá será divulgado nesta sexta-feira, 26, mesma data em que acontecerá a premiação oficial.

Premiação

 O Arraiá da Amizade 2026 distribuirá um total de R$ 68.082,00 em premiações, fortalecendo o incentivo à cultura junina e valorizando os grupos participantes.

Rainha do Arraiá da Amizade: Troféu + R$ 3.242,00

Marcador: Troféu + R$ 3.242,00

Casal de Noivos: Troféu + R$ 3.242,00

Rainha Mirim: Troféu + R$ 3.242,00

Casal de Cangaço: Troféu + R$ 3.242,00

Rainha G: Troféu + R$ 3.242,00

 Grupo “A” – Quadrilhas Estilizadas

1º Lugar: Troféu + R$ 16.210,00

2º Lugar: Troféu + R$ 9.726,00

Leia Também:  Secretário de Desenvolvimento Urbano de Gurupi realiza visita técnica ao secretário de Estado das Cidades e Habitação para alinhar parcerias

3º Lugar: Troféu + R$ 6.484,00

 Grupo “B” – Quadrilhas Comunidade ou Grupo de Acesso

1º Lugar: Troféu + R$ 8.105,00

2º Lugar: Troféu + R$ 4.863,00

3º Lugar: Troféu + R$ 3.242,00

Público aprova evento

 Quem participou da primeira noite fez questão de elogiar a estrutura, organização e programação do evento.

 A empreendedora Maria Luiza Maia destacou o ambiente familiar e a beleza das apresentações. “Está tudo muito bonito, organizado e com apresentações emocionantes. É uma festa que valoriza nossa cultura e reúne as famílias”, afirmou.

 O vendedor Caciano Ribeiro aprovou a programação de shows e parabenizou a gestão municipal pela realização do evento. “A programação ficou excelente. Gurupi merece uma festa desse tamanho e está tudo muito bem organizado”, comentou.

 Já a servidora pública Fernanda Souza ressaltou a grandiosidade da estrutura e garantiu presença nas próximas noites. “Parabéns à Prefeitura por promover um evento tão grandioso. Está lindo e eu com certeza voltarei nas próximas noites”, disse.

 Presenças

 Além da prefeita Josi Nunes e do vice-prefeito Adailton Fonseca, prestigiaram o evento secretários municipais, o senador Eduardo Gomes, o deputado federal Carlos Gaguim, os deputados estaduais Eduardo Fortes, Eduardo Gomes e Gutierres Torquato, o vice-governador Laurez Moreira, o ex-governador Sandoval Cardoso, o ex-vice-governador João Oliveira, além dos vereadores Ivanilson Marinho, Jair Souza, Ronaldo Lira, Leda Perini e Colemar da Saborelle.

 Programação segue nesta sexta-feira, 26

 A segunda noite do Arraiá da Amizade será dedicada ao Concurso do Grupo de Acesso, com a participação de três juninas, além de shows de artistas locais e da Companhia do Calypso.

 Shows

Luciana Batidão

Nalberth e Murilo

Kaçula Mil Voltz

Skema do Brasil

Rafael Barbosa

Chico Chokolate e Manuel Cerqueira

Show nacional: Companhia do Calypso

 Encerramento no dia 27 de junho

A terceira noite será reservada ao Concurso do Grupo Estilizado, também com a participação de três juninas, além de atrações musicais que prometem encerrar o evento em clima de muita animação.

 Shows

Deusa Pinheiro

Barbosa na Pisada

Joan Alessandro

Dayana

Mistura Nativa

Hariely Santos

Will Oliveira

                                       

Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA